Espetáculos foram escolhidos os melhores de 2024 nas categorias Melhor Musical Infantil e Melhor Espetáculo pelos votantes da Associação Paulista de Críticos de Arte
Por Redação Canal Teatro MF
A Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) divulgou a lista de seus escolhidos como os melhores de 2024 em 11 categorias. A Incrível Viagem do Quintal foi escolhido como Melhor Musical Infantil enquanto o monólogo Todas as Coisas Maravilhosas ganhou como Melhor Espetáculo.
Com os mesmos personagens do programa de TV Quintal da Cultura, o musical, além de entretenimento, traz referências de todas as regiões do país. O público se encantou com os quatro amigos que brincam em um quintal e fazem uma viagem de descoberta pelas riquezas brasileiras, uma garotada que se tornou conhecida dos fãs: Ludovico, Doroteia, Ofélia e Osório. A peça vai retornar ao Teatro do Sesi-SP.
Já Todas as Coisas Maravilhosas emocionou o público ao falar sobre temas como depressão e suicídio com uma delicadeza sem fim, graça principalmente ao trabalho do ator Kiko Mascarenhas. Sozinho em cena, ele conseguiu em todas as sessões a participação da plateia para contar a história do menino que, aos seis anos de idade, descobre que sua mãe sofre de depressão e passa a deixar papeizinhos pela casa com listas de coisas maravilhosas existentes no mundo, para que ela recupere o ânimo e a vontade de viver.
“A APCA caminha para seus 70 anos em constante crescimento e celebrando as artes em 11 categorias, de forma completa e diversa. Neste ano, tivemos a volta da categoria de Música Erudita que, por muitos anos, fez parte da APCA e esteve ausente nas últimas premiações”, afirma a diretoria da entidade, presidida por Maria Fernanda Teixeira.
A 69ª cerimônia de premiação com a respectiva entrega dos troféus está prevista para o mês de abril, em data ainda a ser confirmada, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, numa parceria viabilizada pela Associação Paulista Amigos da Arte e Secretaria de Estado da Cultura. A APCA está em busca de apoios e patrocínios.
Veja a lista de ganhadores das categorias de Teatro e Teatro Infanto-juvenil:
TEATRO
Dramaturgia: Nanna de Castro (O Vazio na Mala)
Direção: Rodrigo Portella (Ray – Você não Me Conhece)
Ator: Beto Sargentelli (O Rei do Rock – O Musical)
Atriz: Débora Falabella (Prima Facie)
Espetáculo: Todas As Coisas Maravilhosas
Prêmio especial: Grupo Sobrevento pelas quatro décadas de trajetória no teatro de animação, bonecos e objetos e pelas atividades no entorno da sua sede na zona leste.
Grande prêmio da crítica: Nathalia Timberg pela longeva e brilhante história no teatro e protagonismo na peça “A Mulher da Van (2024)”
Votaram: Bob Sousa, Edgar Olimpio de Souza, Evaristo Martins de Azevedo, Ferdinando Martins (votou apenas nos indicados do primeiro e segundo semestre), Gabriela Melão (votou apenas nos indicados do primeiro e do segundo semestre), José Cetra, Kyra Piscitelli, Miguel Arcanjo Prado, e Vinicio Angelici
TEATRO INFANTO-JUVENIL
Espetáculo do Ano: Azul, da Cia. Artesanal
Melhor Espetáculo Adaptado: A História Sem Fim, com direção de Carla Candiotto
Melhor Musical Infantil: A Incrível Viagem do Quintal, de Morente Forte Produções Teatrais
Melhor Palhaçaria: Memorável – Histórias Notáveis, de Palhaços Sem Fronteiras
Melhor Uso de Técnica de Narração de Histórias: Joana e o Príncipe Silencioso, de As Meninas do Conto
Melhor Monólogo para Crianças: Sinta o Cheiro do Mar, de Borbolina Cia.
Melhor Peça com Bonecos: Acorda!, de Grupo Esparrama
Votaram: Dib Carneiro Neto, Gabriela Romeu, Julia Rodrigues, Marcio Tito e Monica Rodrigues da Costa