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Renato Russo, o musical por Nelson de Sá

Bruce Gomlevsky está dez anos mais velho e alguns quilos mais pesado, mas mantém ou até acentua a entrega, a incorporação do cantor e letrista que encena ao longo de mais de duas horas, de volta a São Paulo.

“Renato Russo – O Musical” completou uma década ao reestrear no Rio, no final do ano passado, e segue assombroso pela representação do ator para Russo, que morreu em 1996, aos 36 anos.

Conhecido até então por peças experimentais, Gomlevsky abraçou a canção popular e o teatro musical sem resistência, pelo contrário, indo mais fundo que de costume no gênero biográfico.

Seus gestos, dança, a forma como toca o violão, o próprio timbre de voz: ele não busca copiar ou imitar Russo, mas evocá-lo, tornar presentes traços mais sutis e penetrantes da personalidade pública e de palco do ídolo pop.

E não pára aí, na encenação de Mauro Mendonça Filho. Como se fosse um celebrante ou corifeu, Gomlevsky busca e muitas vezes alcança uma espécie de comunhão com o público, tomado como coro.

Já é uma plateia também envelhecida —ainda que mesclada de pós-adolescentes, nesta era de ídolos que sobrevivem, que mesmo mortos seguem no mercado, vendendo discos e vídeos.

Não que o público se deixe confundir, mas a própria forma da apresentação, que remete seguidamente a um show, com banda que até lembra a Legião Urbana, estimula a evocação.

Esta resulta também do entrelaçamento entre as letras e a vida do cantor, que já vem dos originais e é enfatizado com inteligência pela dramaturgia de Daniela Pereira de Carvalho.

Um entrelaçamento que se estende à própria história política do país e de Brasília, cidade de Russo, levando espectadores a se manifestarem de ambos os lados, curiosamente e sem a costumeira agressividade.

Embora seja um monólogo, ator e personagem nunca estão sozinhos. A integração com a banda e com o diretor de cena, além da plateia e dos vídeos, cobrem o palco de solidariedade e compaixão —e, no caso da música, dinâmica.

Uma versão desta crítica circula na edição de 12 de agosto de 2017 com o título “Integração no palco faz a diferença em monólogos musicais”. Para ler crítica íntegra clique AQUI

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