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“Ele, Ela, os Outros”, inspirada em Luis Fernando Verissimo, mostra idas e vindas de jovem casal

Sinopse

Comédia brasileira de costumes, peça traz Rodrigo Frampton e Amanda Mendes em um tour de force na troca de figurinos e de cenários

Por Sérgio Roveri

Se o célebre poema Quadrilha, de Carlos Drummond de Andrade, ganhasse uma releitura pelas mãos de Luis Fernando Verissimo, é possível que o resultado soasse mais ou menos assim: Jenice que amava Paulo que amava Matilde que amava Píndaro que amava Ercília…

Esses e alguns outros personagens, que passeiam por 13 contos do livro Histórias Brasileiras de Verão, lançado por Veríssimo em 1999, voltam para desfilar seus encontros e desencontros amorosos diante do público no espetáculo Ele, Ela, os Outros que entra em cartaz no dia 4 de outubro no Teatro UOL do Shopping Pátio Higienópolis, comemorando os dez anos da primeira temporada.

Num tour de force de troca de figurinos e cenários para dar conta de tantos tipos, somente dois atores em cena – Rodrigo Frampton e Amanda Mendes, que também responde pela adaptação do livro em parceria com o dramaturgo Leonardo Neto.

Amanda Mendes e Rodrigo Frampton em Ele, Ela, os Outros. Foto gaTú Filmes

“Eu definiria este livro do Verissimo como uma comédia brasileira de casais”, diz Amanda Mendes, para quem o escritor gaúcho, 87 anos recém completados, é um mestre em explorar a brasilidade dos personagens em seus contos. “Não tivemos dificuldade no processo de adaptação porque Verissimo nos entrega tudo de bandeja. Está tudo pronto ali, até o nome do espetáculo nós pegamos emprestado de um texto que ele escreveu na contracapa do livro.”

A atriz já havia trabalhado, em 2002, com Maria no Espelho, um dos contos do livro, em Baús, a Distância nos Iguala, espetáculo que, além do conto de Verissimo, trazia uma compilação de textos de Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade e Shakespeare, que fez temporada no teatro Ruth Escobar. Em 2008, decidida a criar um novo espetáculo que retratasse as idas e vindas de um jovem casal, pôs-se novamente a pesquisar a obra de Luis Fernando Verissimo.

“Eu não sabia em qual livro dele estava o conto Maria no Espelho, que escolhi como base daquele novo trabalho”, recorda a atriz. “Fui até o prédio da extinta Fnac, em Pinheiros, sentei no chão ao lado da prateleira com as obras do Verissimo e encontrei o conto já no primeiro livro que abri, o Histórias Brasileiras de Verão. Eu vi como um sinal de que toda a peça seria extraída deste único livro, parei a pesquisa ali mesmo.”

Embora Maria no Espelho tenha sido a porta de entrada para Eu, Ela, os Outros, é um outro conto presente no livro, Bandeira Branca, que sinaliza o rumo dos personagens e, por consequência, o encadeamento de toda a dramaturgia. No conto, um casal de crianças se encontra anualmente num baile de carnaval. No primeiro desses encontros, estão com quatro anos; no último, com 15. Depois, perdem-se de vista e só voltam a se esbarrar num saguão de aeroporto, ambos já com 30 anos.

“O conto não deixa claro o que aconteceu com eles neste hiato de 15 anos”, explica a atriz. “E é exatamente esta lacuna que o nosso espetáculo pretende preencher. Recolhemos dos outros contos do livro a matéria-prima para rechear estes 15 anos da vida deste casal. Por isso é impossível definir quem são este homem e esta mulher, pois cada um deles é a soma de diversos personagens do livro, daí o nome Ele, Ela, os Outros.”

Rodrigo Frampton e Amanda Mendes em Ele, Ela, os Outros. Foto gaTú Filmes

A atriz explica que o respeito à cronologia foi o principal cuidado que ela e Netto tomaram ao longo do processo de adaptação. “Fomos atrás de episódios vividos por outros personagens do livro que pudessem se encaixar cronologicamente na história do casal original.” Os esquetes da peça surgem agrupados em três eixos que estruturam a narrativa: Namoro e Cama, Caos e Frigidez e Ingenuidade e Romantismo.

Amanda diz que, caso fosse possível empregar cálculos matemáticos para auferir a autoria das frases ditas na peça, 98% do total iria para as mãos de Verissimo. “Os outros 2%, distribuídos entre mim, o Leonardo Netto e a diretora Andréa Bassitt, correspondem à necessidade de amarrar algumas passagens e contextualizar determinadas situações. Mas é uma interferência mínima. O que o público irá ver é Verissimo na veia.”

Serviço

Ele, Ela, os Outros

Teatro UOL, Shopping Pátio Higienópolis, Avenida Higienópolis, 618, tel. (11) 3823-2323

Quartas e quintas, 21h. R$ 30 a R$ 60

Até 26 de outubro

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Ficha Técnica

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Serviço

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