canal teatro mf logo

O melhor do teatro está aqui

Search

Núcleo de Criação do Pequeno Ato faz desfile de carnaval em novo espetáculo imersivo

Sinopse

Coletivo celebra uma década de trabalho com o público jovem com a peça “Carnaval Futuro”, inspirada na origem da festa popular e nos desafios da emergência climática 

Por Redação Canal Teatro MF*

O Núcleo de Criação do Pequeno Ato comemora uma década de trabalho com o público jovem exibindo “Carnaval Futuro”, uma apresentação que imerge nas origens e matrizes do carnaval e nos desafios da emergência climática para projetar o futuro, tema que serviu de inspiração para a criação dramatúrgica. Com dramaturgia de Ana Herman e direção de Pedro Granato, a peça está em cartaz no Centro Cultural São Paulo.

Originando-se a partir de pesquisas sobre o início da formação da história do carnaval, desde as procissões religiosas até a repressão do samba, o grupo de artistas mergulha nas raízes culturais para projetar o futuro. O espetáculo em seu modelo apresenta-se em forma de um desfile carnavalesco, com elementos como carros alegóricos, alas e plateia disposta em corredor.

Cena de Carnaval Futuro, do Núcleo de Criação do Pequeno Ato. Foto Pedro Garcia de Moura

“Inspirados pelo afro-futurismo e o conceito de futuro ancestral, criamos novas experiências, exploramos formas de aproximar a essência imersiva e popular do carnaval à linguagem teatral“, conta Granato, em entrevista presente no material de divulgação para a imprensa.

A narrativa do conto se passa em um futuro de crise climática, em que um casal de escolhidos da elite parte para uma viagem espacial e força a população a trabalhar em busca dessa terra prometida para poucos. O espetáculo traz para a avenida a discussão social atual de bilionários que investem em viagens espaciais, mas apoiam políticos autoritários que negam a evidência do aquecimento global.

A montagem reúne uma equipe diversa. A luz é assinada por Benedito Beatriz, a produção musical é de Maia Caos, o figurino de Jota Silva e Kyra Reis, a coreografia é de Gabriela Gonzales e o cenário, que trará um carro alegórico, é de Diego Dac.

Outra cena de Carnaval Futuro, do Núcleo de Criação do Pequeno Ato. Foto Pedro Garcia de Moura

O Núcleo conseguiu o apoio da escola de samba Vai-Vai, que doou fantasias e materiais do seu último desfile, criado pelo carnavalesco Sidney França. “Estamos promovendo o encontro estético de alegorias de Brecht às alegorias de Joãozinho 30 e tantos mestres do nosso carnaval”, explica Granato.

Desde 2013, o Pequeno Ato é um teatro e centro de criação mantido de maneira independente, com uma programação ininterrupta pensando no contato com novos públicos e o teatro jovem, abrindo espaço para novos dramaturgos e diretores.

*Por Sofia Alves, estagiária sob supervisão de Ubiratan Brasil

Serviço

Carnaval Futuro

Centro Cultural São Paulo (CCSP) – Sala Ademar Guerra. Rua Vergueiro, 1000.

Terça a quinta, 21h. Grátis. A retirada de ingressos é liberada uma semana antes do dia do evento.

Até 23 de maio

[acf_release]
[acf_link_para_comprar]

Ficha Técnica

[acf_ficha_tecnica]

Serviço

[acf_servico]
Escanear o código