canal teatro mf logo

O melhor do teatro está aqui

Search

Elis, Belchior, Callas, Carmen Miranda: espetáculos exaltam ícones da música

Sinopse

Confira lista de peças que retratam momentos marcantes das carreiras e das trajetórias dos artistas

Por Fabiana Seragusa

Ir ao teatro também pode significar conhecer mais detalhes de grandes personagens da cultura mundial, como, por exemplo, de ícones da música. E é isso o que vários espetáculos em cartaz na capital paulista propõem. 

Para facilitar sua escolha, reunimos, abaixo, algumas dessas peças em cartaz atualmente, para que você monte sua programação e curta as atrações durante o feriado prolongado – ou até mesmo nas próximas semanas.

“Belchior – Ano Passado Eu Morri, Mas Esse Ano Eu Não Morro”

Bruno Suzano e Pablo Paleologo entram em cena ao lado de uma banda para celebrar o compositor cearense Antônio Carlos Belchior. O roteiro do musical, aprovado pela família do cantor, utiliza entrevistas do artista para apresentar momentos de sua juventude.

O público tem a oportunidade de conhecer alguns de seus pensamentos e revive apresentações de shows em diversas fases de sua carreira. O setlist inclui canções como “Alucinação”, “A Palo Seco”, “Como Nossos Pais” e “Apenas um Rapaz Latino-Americano”.

Com dramaturgia de Cláudia Pinto e Pedro Cadore, que também assina a direção, o espetáculo estreou em 2019 e já foi visto por mais de 20 mil pessoas pelo Brasil. Agora, fará duas apresentações neste sábado (14) e no domingo (15), no Teatro Bravos (Rua Coropé, 88 – Pinheiros, tel.: (11) 99008-4859).

Pablo Paleólogo como Belchior. Foto de Ivana Mascarenhas

“Carmen Miranda – Pra Você Gostar de Mim”

O espetáculo surge de um diálogo interior travado por Carmen Miranda após uma tristeza profunda, que surgiu com as vaias que a cantora recebeu no Brasil por supostamente ter se “vendido ao governo americano”. O caso aconteceu durante um show realizado no Cassino da Urca, quando a artista, já consagrada como uma das principais personalidades brasileiras nos Estados Unidos, foi recebida pela elite carioca integralista e ultranacionalista. 

O texto de Guilherme Gonzalez mostra como teria sido a reação de Carmen no camarim. Renata Ricci, atualmente indicada ao Prêmio Bibi Ferreira por outro espetáculo, “Ponto a Ponto”, é quem interpreta a artista, sob a direção de Celso Correia Lopes. O repertório traz clássicos como “O que É que a Baiana Tem?”, “Tico-Tico no Fubá” e “Disseram que Voltei Americanizada”. 

O espetáculo abre as comemorações dos 115 anos de Carmen Miranda, que acontece em 2024. A temporada segue no Teatro Itália Bandeirantes até 29 de outubro, com sessões aos domingos, às 16h (Av. Ipiranga 344 – República). 

Renata Ricci como Carmen Miranda. Foto Mark A. B.

“Elis, a Musical”

O musical volta a São Paulo para uma edição comemorativa de 10 anos de sua estreia, celebrando mais de 300 mil espectadores. Os autores Nelson Motta e Patrícia Andrade recriam momentos marcantes da carreira e da trajetória pessoal da cantora, a partir de mais de 50 obras que foram sucesso na voz de Elis. 

Com Laila Garin no papel principal e direção de Dennis Carvalho, o espetáculo acumula prêmios no setor teatral, como o de Melhor Atriz (nos prêmios Shell, Bibi Ferreira, Reverência, APCA, Quem, Cesgranrio e Botequim Cultural), Melhor Direção Musical (Prêmio Cesgranrio) e Melhor Espetáculo (Prêmio Reverência).

O público paulistano poderá aproveitar a nova temporada até 5 de novembro, no Teatro Sérgio Cardoso (Rua Rui Barbosa, 153)

Laila Garin como Elis Regina. Foto André Wanderley

“Parabéns, Sr. Presidente – In Concert”

Vannessa Gerbelli interpreta a cantora lírica Maria Callas nesta produção, que imagina um encontro mágico entre a artista e a atriz e cantora Marilyn Monroe, vivida por Ju Knust. O bate-papo aconteceria após a icônica noite de 19 de maio de 1962, no Madison Square Garden, em Nova York, na festa de comemoração dos 45 anos do então presidente John F. Kennedy.

Lá, Callas e Monroe se apresentaram – e foi quando aconteceu a famosa cena de Monroe cantando, aos sussurros, “Happy Birthday Mister President”. Escrita por Fernando Duarte e Rita Emôr, a peça apresenta as personalidades das duas estrelas e mergulha em diferentes temas, que também têm a ver com questões debatidas pelas mulheres atualmente. A direção é de Fernando Philbert.

A produção conta com trilha sonora de diferentes estilos, além de canções inéditas, interpretadas em forma de duetos e solos. A temporada acontece até 29 de outubro na sala Paschoal Carlos Magno do Teatro Sérgio Cardoso (Rua Rui Barbosa, 153).

Vannessa Gerbelli (Maria Callas) e Ju Knust (Marilyn Monroe) em Parabéns Sr. Presidente In Concert. Foto Edu Rodrigues
[acf_release]
[acf_link_para_comprar]

Ficha Técnica

[acf_ficha_tecnica]

Serviço

[acf_servico]
Escanear o código