A INCRIVEL VIAGEM DO QUINTAL

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QUEM TEM MEDO DE VIRGINIA WOOLF?

Quem tem medo de Virginia Woolf ? 1 - DNG

Sinopse

Ministério da Cultura e Vivo

 Apresentam

Zezé Polessa, Daniel Dantas,

Ana Kutner e Erom Cordeiro

em

 QUEM TEM MEDO DE VIRGINIA WOOLF?

De Edward Albee

 Direção Victor Garcia Peralta

Em cartaz no Teatro Raul Cortez

 

Clássico do teatro contemporâneo em cartaz em São Paulo após temporada de grande sucesso de público e crítica no Rio de Janeiro

 

PRÊMIO CESGRANRIO:

GANHADORES MELHOR ATOR E ATRIZ – ZEZE POLESSA E DANIEL DANTAS

INDICAÇÃO CATEGORIA ESPECIAL TRADUÇÃO – JOÃO POLESSA DANTAS

PRÊMIO SHELL: INDICAÇÃO MELHOR ATRIZ E MELHOR ATOR – ZEZE POLESSA E DANIEL DANTAS

PREMIO APTR: INDICAÇÃO MELHOR ESPETÁCULO.

 

“Se existir uma história daqui a alguns anos e eu fizer parte dela, atrevo-me a dizer que Quem tem medo de Virginia Woolf? será a peça que melhor se identifica com o meu nome.” A frase do norte-americano Edward Albee, considerado um dos maiores dramaturgos do teatro moderno, contextualiza a importância da peça que ganha sua quarta montagem no Brasil, desta vez com Zezé Polessa, Daniel Dantas, Ana Kutner e Erom Cordeiro no elenco.

Zezé Polessa idealizava produzir Quem tem medo de Virgínia Woolf? desde 2011 quando o diretor Victor Garcia Peralta sugeriu que ela interpretasse a instigante personagem Marta, criada por Albee. Depois de três anos, e com tradução elogiada e indicada a prêmios de João Polessa Dantas, essa montagem consolida-se como um dos grandes sucessos dos palcos cariocas e, agora, chega ao Teatro Raul Cortez para temporada de três meses, com direção de Victor Garcia Peralta, direção de produção de Giuliano Ricca e atuações impecáveis de Zezé Polessa, Daniel Dantas, Ana Kutner e Erom Cordeiro.

O cenário criado por Gringo Cardia ambienta a casa de Jorge (Daniel Dantas) e Marta (Zezé Polessa), que recebem os jovens Nick (Erom Cordeiro) e Mel (Ana Kutner) para um drink após uma festa. São dois casais de diferentes idades, mas com questões em comum. Os anfitriões, casados há mais de 20 anos, vivem uma relação de amor e ódio, na qual um segredo parece unir e, ao mesmo tempo, transformar a vida de ambos em uma grande ilusão. Já os visitantes têm um relacionamento aparentemente perfeito, mas, quando envolvidos nos jogos mentais e sexuais do primeiro casal, deixam transparecer as mentiras que os cercam.

Marta surge como uma mulher debochada e perversa que tripudia sobre o marido, ressaltando suas fraquezas enquanto se insinua para Nick. As brigas começam a revelar o caráter dos personagens e a descortinar os segredos do casal mais jovem. A grande virada de Jorge se dá quando ele propõe aos visitantes uma sequência de jogos repletos de crueldade.

Nos textos de Albee nada é o que aparenta. Situações que começam aparentemente reais rapidamente entram na esfera da fantasia. Pela maestria com a qual Albee constrói seus personagens, a peça ganha dimensão universal, mesmo sendo ambientada no Campus de uma universidade americana, uma espécie de comunidade onde todos se conhecem.

Imortalizado no cinema por Elizabeth Taylor e Richard Burton em filme vencedor do Oscar em cinco categorias, o espetáculo mostra até onde podem ir as pessoas para manter seus relacionamentos, tornando o tema cada vez mais atual e de interesse do público.

Considerado um dos maiores autores do teatro moderno pela crítica mundial e pelo público que lota os teatros para aplaudir suas peças, Edward Albee escreveu um dos principais textos de sua carreira, Quem tem medo de Virginia Woolf?, em 1962. Hoje, 51 anos depois, tempo suficiente para se fazer história, pode-se dizer que a peça faz parte do patrimônio dramático internacional, falando a sucessivas gerações de espectadores bem distantes do tempo e contexto que lhe deram forma.

Albee, hoje com 86 anos, ainda permanece zeloso de sua menina dos olhos, submetendo nossa equipe de criação a rigorosos critérios de avaliação. Examinou individualmente os principais envolvidos, e suas propostas conceituais para esta produção: atores, diretor, cenógrafo, tradutor, iluminador, figurinista e produtores, participando inclusive na aprovação do esboço de seus trabalhos.

O figurino assinado por Marcelo Pies, somado ao visagismo de Fernando Torquatto, a iluminação de Maneco Quinderé e a trilha sonora de Marcelo Alonso Neves ambientam o espetáculo em uma atmosfera eletrizante. Quem tem medo de Virginia Woolf? é uma realização da MJC Polessa Produções Artísticas e da Ricca Produções Artísticas com patrocínio da Vivo, através do projeto Vivo EnCena, Porto Seguro e Finep. Após temporada de sucessos no Rio de Janeiro e participação do Festival de Curitiba, o espetáculo fica em cartaz até 27 de julho no Teatro Raul Cortez.

 

Sobre o Projeto Cultural Vivo EnCena

O Vivo EnCena é uma iniciativa da Vivo que estimula o intercâmbio de projetos de artes cênicas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do país e da sociedade como um todo. O teatro é pensado além do espetáculo, sendo estabelecida uma rede de ações de formação de plateia, inclusão cultural e desenvolvimento profissional, compartilhando histórias inspiradoras, conceitos inovadores e ideias transformadoras no âmbito da cultura. O Vivo EnCena é realizado há dez anos e está presente em 20 estados de todo o país, além de realizar ações próprias e a curadoria do Teatro Vivo, situado na capital paulista.

Biografias

Zezé Polessa tem mais de 50 peças, novelas, filmes e minisséries em seu currículo. Sua estreia no teatro aconteceu em 1973, com o espetáculo Drácula, de Bram Stocker. Já em 1978 a atriz ganhou o prêmio revelação da crítica carioca por sua atuação em Os Infortúnios de Mimi Boaventura, de Miguel Oniga. Em 1988 foi laureada com o Prêmio Mambembe pela sua participação em Delicadas Torturas, de Harry Kondoleon. No mesmo ano aconteceu sua estreia no cinema, com o filme Romance da Empregada, dirigido por Bruno Barreto. Em 1989, Zezé realizou seu primeiro trabalho na TV Globo, na novela Top Model. Entre seus trabalhos de maior destaque no teatro está a peça “Não Sou Feliz, Mas Tenho Marido“, baseada no livro de Viviana Thorpe. Recentemente esteve no elenco da novela Salve Jorge, de Glória Perez.

Daniel Dantas iniciou sua carreira no teatro, em 1975, como integrante do grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone, na montagem de O Inspetor Geral, de Nicolai Gogol. Cinco anos depois, em 1980, estreou na televisão como Tatá, de Chega Mais. Desde então acumula em seu currículo mais de 36 novelas, minisséries e participações em séries. No cinema, atuou na adaptação de Engraçadinha, de Nelson Rodrigues, em 1981, e esteve no elenco de outros 17 filmes. Em 1991 recebeu o Prêmio Molière de Melhor Ator por seu personagem no espetáculo Baile de Mascaras. Sua última novela foi Sangue Bom, da TV Globo.

Ana Kutner foi dirigida por importantes nomes do teatro nacional e tem em seu currículo peças como O Casamento, dirigida por Antônio Abujamra; Mostra de Teatro Cemitério dos Automóveis, com direção de Fernanda Dumbra e de Mário Bortolotto; e Nostalgia, dirigida por Felipe Hirsch. Foi assistente de direção nos espetáculos Um circo de rins e fígado, direção Gerald Thomas; Decamerão, com direção de Otávio Muller; e Renato Russo, dirigida por Mauro Mendonça Filho. Na TV fez parte do elenco de O Direito de Nascer (SBT), Agora é que são elas (TV Globo), Paixões Proibidas (Bandeirantes) e Quase Anônimos (Multishow). Em 2009 escreveu crítica de teatro para o jornal O Globo durante quatro meses.

Erom Cordeiro é ator de teatro, cinema e televisão. Desde sua estreia, como protagonista do espetáculo O Despertar Da Primavera em 1993, já atuou em quase 40 peças, filmes, novelas e séries. Em 1995, fez parte do elenco de Doidas Folias, que representou o Brasil na Biennale Theatre Jeunes Publics em Lyon/França em 1997. Seu primeiro trabalho no cinema foi em 2008, no longa Sexo com Amor?, dirigido por Wolf Maya. Já no ano seguinte esteve no Festival de Berlim, com longa estrangeiro Universalove, produção austríaca dirigida por Thomas Woschitz. Na TV, participou de novelas como América, Morde & Assopra e atualmente está no ar em Malhação.

Edward Albee – Vencedor dos Prêmios Pullitzer, Tony e Drama Desk Awards, Albee recebeu, em 2011, a Medalha Edward MacDowell pela carreira artística, tornando-se o terceiro dramaturgo a receber este prêmio anual desde a sua criação em 1960. Sua carreira teve inicio em 1958, com The Zoo Story. Em outubro de 1962 estreou na Broadway Who´s Afraid of Virginia Woolf?, sucesso de bilheteria que permaneceu em cartaz durante dois anos e foi adaptado para o cinema em 1966. A peça já teve três montagens no Brasil, com Cacilda Becker e Walmor Chagas (1966), Tônia Carrero e Raul Cortez (1978) e Marieta Severo e Marco Nanini (2000). Outros textos do autor também já foram adaptados para o teatro nacional: Três Mulheres Altas (Three Tall Women), em 1995; A Cabra, ou quem é Silvia? (The Goat, or Who is Sylvia?), em 2008; e A Peça do Casamento (Marriage Play), em 2012. Edward Albee tem em seu vasto currículo mais de 30 peças e adaptações.

Victor Garcia Peralta Formado pela Escola de Arte Dramática, no Piccolo Teatro di Milano (Itália), dirigiu diversos espetáculos na Argentina, sua terra natal. Por lá, trabalhou em parceria com Miguel Falabella nas peças Nosotras que Nos Queremos Tanto (A Partilha) e Como se Rellena un Bikini Selvaje (Como Encher um Biquíni Selvagem), Prêmio Estrella de Mar de Melhor Diretor, além de Las Lágrimas Amargas de Petra Von Kant, de R.W. Fassbinder que lhe rendeu o Prêmio Molière de Melhor Diretor; La Señora Klein, de N. Wright, Prêmio Maria Guerrero de Melhor Diretor; entre outros.

Já no Brasil, o diretor participou dos espetáculos O Marido Ideal, de Oscar Wilde; Doroteia Minha, de/com Beth Goulart; Quartett, de H. Müller, com Beth Goulart e Guilherme Leme; Alucinadas, de Bruno Mazzeo, entre outros. Seus mais recentes trabalhos são as peças Os Homens são de Marte e é pra lá que eu vou, com Mônica Martelli, que lhe rendeu o Prêmio Qualidade Brasil de Melhor Diretor; e Não sou feliz, mas tenho marido, com Zezé Polessa; Sexo, Drogas & Rock´n´Roll, com Bruno Mazzeo; e Também Queria Te Dizer, de Martha Medeiros com Emilio Orciollo Netto.

Direção de arte, cenografia e projetos gráficos: Gringo Cardia

Um dos maiores profissionais multimídia do país atua como artista gráfico, cenógrafo, diretor de arte, diretor de videoclipes, de teatro e desfiles de moda. Nos anos de 1990, ganhou fama como o precursor de uma linguagem cenográfica criativa e ousada. Seu currículo possui trabalhos com os mais consagrados nomes da música nacional, como Maria Bethânia, Reta Lee, Maria Rita, Titãs, Paralamas do Sucesso e Cássia Eller. Em 1990, realizou seu primeiro trabalho cenográfico na peça Fica comigo esta noite, com Débora Bloch e Luis Fernando Guimarães. Tem longa parceria com a Companhia de Dança Deborah Colker e já assinou mais de 50 videoclipes.

 

Ficha Técnica

Texto: Edward Albee

Tradução: João Polessa Dantas
Elenco: Zezé Polessa, Daniel Dantas, Erom Cordeiro e Ana Kutner
Direção: Victor Garcia Peralta
Direção de arte / cenografia / programação visual: Gringo Cardia
Iluminador: Maneco Quinderé
Figurinos: Marcelo Pies
Visagismo: Fernando Torquatto
Trilha Sonora: Marcelo Alonso Neves
Produção executiva: Carmem Oliveira
Direção de produção: Giuliano Ricca
Produtores Associados: Zezé Polessa / Giuliano Ricca
Realização: MJC Polessa Produções Artísticas / Ricca Produções Artísticas

Serviço

QUEM TEM MEDO DE VIRGINIA WOOLF?

Teatro Raul Cortez (512 lugares)

Rua Dr. Plínio Barreto 285 – Bela Vista

Informações: 3254.1631

Bilheteria: terça a quinta das 14h às 20h; sexta a domingo a partir das 14h. Aceita todos os cartões de débito e crédito. Não aceita cheque. Ar condicionado e acesso para deficientes. Estacionamento do teatro: R$ 19

Vendas: 4003.1212 – www.ingressorapido.com.br

 

Sextas 21h30 | Sábado às 21h | Domingos 18h

 Ingressos: Sextas R$ 60 | Sábados e Domingos R$ 90

Duração: 140 minutos

Recomendação: 14 anos

Gênero: drama

 

Estreou dia 25 de abril

 Temporada: até 27 de julho

A INCRIVEL VIAGEM DO QUINTAL