A partir da transformação do irmão do diretor Nelson Baskerville na travesti Gabriela, a nova temporada traz a atriz Fabia Mirassos como protagonista
Por Redação Canal Teatro MF
Durante o período da ditadura militar no Brasil o irmão do diretor Nelson Baskerville, que foi registrado em seu nascimento com o nome de Luis Antonio, decidiu enfrentar toda a opressão familiar e mudou-se para a Espanha para viver sua nova identidade de gênero, tornando-se, em pouco tempo, uma figura conhecida na noite europeia, a travesti Gabriela.
Se hoje os espetáculos são ricos em narrativas pessoais que se desdobram em teatralidade, em 2011, ano em que o diretor resolveu transformar esse acontecimento em um espetáculo, não se via nos palcos, com tanta frequência, as histórias particulares e autorreferentes, que atualmente estão bastante presentes nas encenações na cidade de São Paulo. Junta-se a isso o inusitado fato de a peça Luis Antonio Gabriela ser uma das primeiras em abordar esse assunto com sua demasiada qualidade artística, para justificar ela ser vista por milhares de pessoas em todo o Brasil e ter conquistado os principais prêmios. A peça volta em cartaz, agora no Complexo Cultural Funarte.

A trama percorre desde o nascimento de Luis Antonio, filho mais velho de cinco irmãos, em 1953, até a morte de Gabriela em 2006, na cidade espanhola de Bilbau, passando pela descoberta de sua homossexualidade aos oito anos e sua incessante busca pela construção de identidade de gênero.
A dramaturgia é construída por meio de um levantamento biográfico composto por fotografias, diários, cartas e entrevistas com familiares e amigos. São revelados diferentes pontos de vista, como do irmão caçula que foi abusado sexualmente; da irmã que sai pelo mundo em busca do corpo de Gabriela; da madrasta que o criou com mais 8 crianças; do pai que, em vida, não reconheceu a filha travesti e dos amigos e colegas de trabalho, que viam a figura da protagonista com uma mistura de admiração e estranhamento.
A encenação, que poderá ser vista novamente em São Paulo a partir do dia 9 de agosto com uma breve temporada até o dia 25, prova seu olhar atento ao tempo presente e traz a atriz trans Fabia Mirassos interpretando a protagonista Gabriela, que na estreia foi feita pelo ator Marcos Felipe. O espetáculo já fez mais de 400 apresentações e foi visto por mais de 60 mil pessoas.

O elenco conta também com Lilian de Lima, Lucas Bêda, Marcos Felipe, Pedro das Oliveiras, Sandra Modesto, Verônica Gentilin e Virginia Iglesias.
A Cia Mungunzá tem como uma de suas características principais fomentar o fazer artístico como prática social e política por meio de espetáculos polifônicos, carregados de hibridismo nas linguagens artísticas, onde a encenação é também dramaturgia e a atuação é um ato performático. Com essa reestreia, ela firma a qualidade de seus trabalhos que perduram ao longo do tempo antenados com os discursos contemporâneos.
Serviço
Luis Antonio Gabriela
Complexo Cultural Funarte SP. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos
Quintas e sextas, 20h. Sábados e domingos, 18h. Ingressos gratuitos
50% dos ingressos distribuídos 1h antes de cada sessão e 50% dos ingressos disponibilizados no Sympla – www.sympla.com.br/teatrodeconteiner
Até 25 de agosto