canal teatro mf logo

O melhor do teatro está aqui

Search

“Os Últimos Cinco Anos” traz o multiverso para o palco

Sinopse

Musical com Eline Porto e Beto Sargentelli mostra o passado e o futuro de um relacionamento ao mesmo tempo

Por Ubiratan Brasil

O conceito de multiverso faz sucesso no cinema, especialmente em filmes de super heróis, por trazer tramas em que personagens convivem com realidades paralelas e tempos distintos. A estratégia, porém, já foi utilizada no teatro em 2001, quando estreou em Chicago o musical The Last Five Years que mostra de forma inovadora os dois lados da história de um relacionamento de 5 anos de um jovem casal.

“O rapaz, o escritor Jamie, conta a história do começo ao fim no sentido cronológico enquanto a moça, a atriz Cathy, conta a mesma história mas no sentido oposto, do fim para o começo”, conta o ator Beto Sargentelli, que vive Jamie em Os Últimos Cinco Anos, a versão nacional que está em cartaz no teatro Nair Bello, no shopping Frei Caneca.

Eline Porto vive a atriz Cathy em ‘Os Últimos Cinco Anos’. Foto Victor Miranda

Ele divide a cena com Eline Porto, sua companheira na vida e na arte – ambos são os produtores do espetáculo que, curiosamente, estreou em 2018, ou seja, há cinco anos. “É uma alegria revisitar essa história, essas músicas e essa personagem”, comenta Eline. “São só dois atores em cena para dar conta de uma história tão potente emocionalmente, pois aborda questões que todos já viveram em algum momento da vida – o fato de amar, ser amado e desse amor, um dia, terminar.”

Escrito pelo americano Jason Robert Brown, que se inspirou no fracasso do próprio casamento, o musical teve sua ação transferida para São Paulo, mas a teoria romântica da relatividade foi mantida. “O grande barato é ver quando as coisas se invertem e mostram os motivos de cada um sobre as mesmas situações”, conta Sargentelli, lembrando ainda da necessidade de o casal de intérpretes revelar sua versatilidade musical. “As canções contam perfeitamente a história, mas possuem ritmos e estilos que variam da música latina à música clássica.”

Antes de voltar a viver o casal, Beto Sargentelli e Eline Porto interpretaram papéis distintos de outros musicais, cujo desafio ajudou a aprimorar o entendimento da trama de Os Últimos Cinco Anos.

Beto Sargentelli é o escritor Jamie em ‘Os Últimos Cinco Anos’. Foto Victor Miranda

“Jamie será sempre um desafio homérico, com sua complexidade cênica e vocal, porém agora sinto uma tranquilidade maior por retomá-lo após grandes protagonistas de igual quilate e dificuldade que fiz nos últimos anos como Tony de West Side Story, Clyde de Bonnie e Clyde, e Tomás de Nautopia, além de Tony de Billy Elliot. O curioso é que esses protagonistas não têm nenhuma semelhança entre si”, comenta Sargentelli, cujas atuações tão diversas o colocam como um dos melhores atores do atual musical brasileiro.

Para Eline, também versátil (está em cartaz no musical Cássia), a nova temporada traz as marcas da passagem do tempo. “A maturidade cênica e o que vivenciamos ao longo desses últimos anos como pessoas e como casal certamente são percebidos no palco.”

Com direção de João Fonseca, o espetáculo traz a curiosidade de que os atores só vão se relacionar diretamente num determinado momento, quando a história que avança no tempo e a que recua se encontram em um exato segundo, justamente o do casamento.

Ao longo das apresentações – e do retorno trazido pelo público -, Eline e Beto notaram que muitos relacionamentos andam fadados ao fracasso devido ao receio de “perda de tempo” com a pessoa errada, ou a ansiedade de ascensão rápida na profissão.” Segundo o ator, o musical consegue retratar exatamente essas questões. “Jamie conquista o sucesso rápido demais como escritor e Cathy luta anos para conseguir uma grande oportunidade como atriz. Essa disparidade entre os ‘tempos’ ou momentos tão relativos nas vidas de cada um gera inúmeras discussões para o espectador.”

Serviço

Os Últimos Cinco Anos

Teatro Nair Bello – Shopping Frei Caneca. Rua Frei Caneca, 569, 3º Piso

Sábado, 21h. Domingo, 19h. R$ 120

Até 27 de agosto

[acf_release]
[acf_link_para_comprar]

Ficha Técnica

[acf_ficha_tecnica]

Serviço

[acf_servico]
Escanear o código