canal teatro mf logo

O melhor do teatro está aqui

Search

O teatro nunca acabará!

Pode parecer arrogante essa afirmação, mas de fato acredito muito ser uma constatação.
Já não é de hoje que escuto os murmúrios nos bastidores dos teatros sobre a diminuição do público nas plateias.
Será?
É fato que o mundo da era de Shakespeare já não é mais o mesmo faz muito tempo. Hoje é quase utópico pensar em temporadas como as de antigamente, de terça a domingo e ainda com duas sessões aos sábados e aos domingos.
E por que não?
Teorias são muitas e o fato é que, em um mundo que caminha cada vez mais com uma gama vasta de atrações que disputam arduamente pela atenção de seu público, realmente pode parecer que o teatro esteja com os dias contados.
Mas não é o que acredito e que constato no dia a dia.
A volta do público às atrações presenciais nos teatros desde o final de 2021 só vem aumentando. Talvez o medo da solidão? O desejo do contato com as outras pessoas fora das telas? Ainda não se tem uma resposta, só que o Teatro reatou o namoro com seu público.

Novas peças, reestreias, comédias, dramas, tragédias: o público está a cada dia se permitindo mais a colocar em prática uma campanha que iniciamos pouco antes da quarenta: #experimenteteatro.

Então concluo que nós, fomentadores da cultura, temos de oferecer ao público o que cative cada vez mais este desejo de voltar sempre às nossas plateias. Como também acredito muito que o público necessita manter acesa essa provocação interna e não desistir de seguir em busca de assistir a muitos espetáculos e, assim, expandir cada vez mais seu olhar para o mundo.

André Acioli
Curador e Gestor Artístico

Escanear o código