canal teatro mf logo

O melhor do teatro está aqui

Search

Miguel Falabella é a estrela de musical que ensina a amar o Natal

Sinopse

Ator protagoniza  “A Christmas Carol, um Conto de Natal”, sonho antigo agora novamente realizado pela diretora Fernanda Chamma, que conta detalhes em entrevista ao Canal MF

Por Dib Carneiro Neto

Há 15 anos, a diretora e dramaturga Fernanda Chamma viu em Nova York o musical clássico A Christmas Carol, um Conto de Natalbaseado no conto do romancista inglês Charles Dickens. Foi correndo ler o livro e se apaixonou arrebatadoramente pela história do velho rabugento e avarento que não acreditava em Natal muito menos na bondade humana. Dizem que até o Tio Patinhas foi inspirado nele, o Scrooge de Dickens. 

Fernanda não sossegou enquanto não realizou seu sonho de dirigir sua versão, o que aconteceu finalmente no ano passado, sempre com sessões lotadas, e, agora, ganha nova montagem. Um Conto de Natal faz curta temporada em São Paulo, no Teatro Procópio Ferreira, entre 8 e 17 de dezembro, com direção geral e coreografias de Fernanda Chamma; direção musical, de Vinícius Loyola; e videocenários de Richard Luiz. Em parceria com a Protótipo Filme, a montagem possui efeitos de projeções e efeitos visuais de última geração.

Miguel Falabella em A Christmas Carol, um Conto de Natal. Foto Adriano Doria

Fernanda Chamma – que tem uma brilhante carreira no teatro – bateu um papo delicioso e muito esclarecedor com o Canal MF sobre a jornada de transformação do velho Scrooge, interpretado por Miguel Falabella. 

CANAL MF – Fale um pouco sobre o resgate de valores que este musical nos proporciona.
FERNANDA CHAMMA –
Brilhante, Charles Dickens sempre foi além do seu tempo. Usava suas histórias para criticar as diferenças sociais e a sociedade em que vivia. Christmas Carol é mostra disso. Um conto que percorre o mundo, por gerações e gerações, resgata de forma tocante as relações, sentimentos e valores humanos. Desde o primeiro momento que assisti ao espetáculo (anos 90 em Londres ), me encantei pela história do “avarento Scrooge”. Desde então sonhava em adaptar a obra no Brasil. Sonho realizado.
.
CANAL MF – O que você fez questão de ressaltar na montagem, tanto esteticamente quanto no conteúdo temático?
FERNANDA CHAMMA –
Procurei manter a estética proposta pela obra (Londres, 1846 ) junto a um elenco composto de 80 integrantes. Com lindas canções, figurinos de época e projeções que nos levam a essa Londres, acredito que conseguimos adaptar o texto de Dickens a um “estilo Falabella” de ser. Possuo uma parceria de quase 20 anos com Miguel e “casamos bem” sonhos e realidade. Somos uma dupla que cria a quatro mãos. Isso me encanta, inspira e diverte, acima de tudo.
.
CANAL MF – O que esta época natalina produz em você, na sua rotina e no seu estado de espírito?
FERNANDA CHAMMA –
Adoro Natal! Adoro as músicas, as luzes, a energia, os “laçarotes”. É a época do ano em que mais trabalho e realizo sonhos. A cada espetáculo, recital, evento, procuro tornar minhas criações “festas” para toda família. Vejo a emoção e o brilho no olhar de plateias diversas por todo o País. Um presente!

Cena de A Christmas Carol – Um Conto de Natal, com Miguel Falabella. Foto Adriano Doria


CANAL MF – Aponte algo (ou mais)  na montagem que, a seu ver, o público não pode deixar de observar.
FERNANDA CHAMMA –
Cada detalhe é fundamental para que o público embarque nesse clássico natalino. A participação de 30 crianças que cantam, dançam e atuam representando a infância do “adorável avarento” faz parte de um dos momentos emocionantes do espetáculo. A aparição dos Fantasmas e as projeções mapeadas tornam o palco “especialmente lindo”. Outro momento que destaco é a cena do cemitério. Rodeado de velas e um coral de 40 vozes, Miguel dá um verdadeiro show de teatro musical e nos tira lágrimas dos olhos.

 Serviço

A Christmas Carol, Um Conto de Natal

Teatro Procópio Ferreira. Rua Augusta, 2.823. Telefone: (11) 3083.4475 

Sextas, 20h30. Sábados, 17h e 20h30. Domingos, 15h e 19h. R$ 100 / R$ 180

De 8 a 17 de dezembro

[acf_release]
[acf_link_para_comprar]

Ficha Técnica

[acf_ficha_tecnica]

Serviço

[acf_servico]