O melhor do teatro está aqui

TOPO_CANALMF_3033x375

Miacena ganha segunda edição para promover encontros entre arte e vida urbana

Sinopse

Evento, que começa no dia 22 de outubro, acontece em bares, praças, museus e outros locais não convencionais, além de teatros, e conta com 40 atrações

Por Redação Canal Teatro MF (publicada em 21 de outubro de 2025)

O sucesso da edição do ano passado inspira a 2ª Miacena – Mostra Internacional de Artes Cênicas em Espaços Não Convencionais e Alternativos, que começa na quarta-feira, dia 22, e se estende até 1º de novembro. Como em 2024, o evento acontece no centro histórico de São Paulo e em outros pontos da capital, sempre com ingresso gratuito.

Idealizada por André Acioli e Dani Angelotti, a mostra promove encontros entre arte e vida urbana, com ações formativas sobre Economia e Cultura Circular, e abre espaço para trabalhos em processo, incentivando a troca com o público. “A Miacena parte do princípio de que a cidade é também um palco e um espaço de convivência. Ao ocupar bares, praças, museus e outros locais não convencionais, convidamos o espectador a perceber a arquitetura, a memória e os fluxos cotidianos como parte ativa da cena”, destacam os organizadores.

A curadoria convidada, formada por Celso Curi, Federico Irazábal, Malu Barsanelli e Wesley Kawai, selecionou 40 atrações entre mais de 400 propostas inscritas, com espetáculos nacionais e internacionais em diálogo direto com ruas, praças, prédios e espaços alternativos.

A abertura será no dia 21 de outubro, às 19h30, com o Bloco Afro Ilú Obá De Min, no cruzamento da Rua Álvares Penteado com a Rua da Quitanda, marcando o encontro entre arte, memória e resistência feminina negra. No dia 22, às 18h, o CCBB SP recebe a leitura-apresentação Prefiro às Quartas, encontro poético de Clarice Niskier e Elias Andreato iniciado durante a pandemia. No mesmo dia, às 12h, no cruzamento da Rua Álvares Penteado com a Rua da Quitanda, acontece o espetáculo de dança Senhor Calvino, inspirado na obra de Ítalo Calvino. Às 20h, o Teatro Cultura Artística recebe o espetáculo português A Língua em Pedaços, de Juan Mayorga, que também será apresentado no Instituto Capobianco (23/10), no CCBB SP (24/10) e no CRD (26/10).

Elias Andreato e Clarice Niskier na leitura-apresentação Prefiro às Quartas Foto Erik Almeida

Entre os internacionais, haverá ainda a primeira exibição da obra em processo Sumergidos, da companhia argentina De La Mejor Manera, nos dias 24 e 25/10, às 21h, no iBT, que imagina uma Buenos Aires parcialmente submersa. Da França, chega Ela Perdeu o Controle, em parceria com o Brasil, que propõe uma experiência sonora imersiva sobre vigilância e controle, no dia 30/10, às 20h, no iBT.

Nos dias 25 e 26 de outubro, a Feira da Mia – Economia Sustentável reúne profissionais da Feira Preta e da economia criativa alinhados a práticas circulares e sedia o Sarau da Mia, palco aberto para todas as vozes. “Esses eixos paralelos fortalecem o tecido cultural, criando um espaço de encontro que vai além do entretenimento e atua como plataforma de desenvolvimento social, crítico, econômico e ambiental”, completa Dani Angelotti.

Informações detalhadas e a programação completa podem ser consultadas no site https://www.miacena.com/edi%C3%A7%C3%A3o25

[acf_release]
[acf_link_para_comprar]

Ficha Técnica

[acf_ficha_tecnica]

Serviço

[acf_servico]