canal teatro mf logo

O melhor do teatro está aqui

Search

Feira das Formas Animadas traz a magia da animação ao alcance de todos

Sinopse

Com ingressos gratuitos e atrações internacionais, terceira edição do evento quer mostrar ao público de todas as idades como o milenar teatro de bonecos chegou a uma diversidade impensável de técnicas e linguagens

Por Dib Carneiro Neto

Chamar de teatro de bonecos ficou insuficiente. Teatro de animação? Um pouco mais abrangente. Mas o jeito mesmo é passar a chamar de teatro de formas animadas, porque esse jeito de fazer teatro ficou tão amplo em suas técnicas e ambições estéticas que precisava mesmo de um nome melhor para lhe fazer jus. Sombras podem ser animadas, objetos da nossa cozinha, do nosso escritório, ganham novos significados nas mãos desses artistas, mamulengos, marionetes, luvas, varas, fantoches. Enfim, o espectro de atuação é grande. Você vai poder constatar tudo isso nos próximos dias, em São Paulo, de graça, na III Feira das Formas Animadas, entre 11 e 16 de outubro.

Uma idealização da companhia paulistana O Que De Que,  a mostra contará com oficinas, espetáculos e bate-papos com artistas do Brasil, Alemanha, Chile e Polônia. As atividades serão na Vila Itororó  (Bela Vista, dentro do C.R.F.A. – Centro de Referência das Formas Animadas) e nos teatros Arthur Azevedo (Mooca) e Sobrevento (Belenzinho).

Um trio de curadores de peso

Com curadoria de Sandra Vargas (Grupo Sobrevento), Fabio Supérbi (marionetista hoje radicado em Lisboa) e Rodrigo Andrade (O Que De Que), essa terceira edição da mostra está composta por nada menos do que 14 espetáculos para serem vistos em seis dias. “Com o passar do tempo, a curadoria da Feira foi virando uma grande troca entre amigos que tenho na vida”, diz Rodrigo. “Divido com Sandra e Fabio todas as questões de produção de uma mostra como essa. Pensamos juntos cada etapa.”

Cena do espetáculo 2 Mundos. Foto Diego Bresani

“É mesmo uma curadoria bem integrada”, completa Fabio Supérbi. “A gente não pensa só em nomes para trazer à grade de atrações, mas antes pensamos muito em conceitos, em tendências que queremos mostrar,  para desenhar uma edição diversa em técnicas, linguagens, temáticas e artistas. O panorama vai nascendo dessas conversas entre nós três. Diversidade atrelada a qualidade. Lançamos mão de grupos com boas trajetórias consolidades, mas também fazemos questão de companhias mais recentes, não tão consagradas, mas que já apontam caminhos que nos interessam muito, rumos próprios e diferenciados, trupes que buscam caminhos únicos, sejam quais forem as técnicas escolhidas de animação. Isso desperta novos olhares na plateia. Nem importa tanto a técnica, mas como eles desenvolvem essa técnica. O resultado é que teremos este ano um evento de afeto, muito coeso e coerente na programação, uma feira intensa, um mergulho bem embasado para quem acompanhar tudo.”

Um pouco sobre cada atração

As atrações nacionais: O Que de Que (SP), com o espetáculo Cadê Meu Nariz?; Mevitevendo (SP), com Theatro Misterioso; Valdeck de Garanhuns (PE), com Simão e os Protetores das Florestas; XPTO (SP), com Mar, Maru, maré e a Ilha que não é; Lumiato (DF), com 2 Mundos; Maracujá Laboratório de Artes (SP), com Nerina, a Ovelha Negra; Sobrevento (SP), com o espetáculo para bebês Meu Jardim; e Noz (SP), com Cocô de Passarinho.

Cena do espetáculo Mar, Maru, Maré e a Ilha que Não É, do XPTO. Foto divulgação

Já os convidados internacionais são Natalia Sakowicz (Polônia), com o trabalho Romance; Annafabuli (Alemanha), com os espetáculos Pedro e a Lua e O Príncipe Sapoe Viajeinmóvil (Chile), com a peça Frankesntein. Além dessa programação, durante todo o evento, o Museu de Bonecos do C.R.F.A. (Centro de Referência das Formas Animadas), na Vila Itororó, estará de portas abertas para visitantes; e, em comemoração ao Dia das Crianças, algumas das apresentações e atividades que acontecem na Vila Itororó terão algodão doce e pipoca de graça para todos os presentes.

Rodrigo Andrade, a nosso pedido, fala de algumas atrações internacionais: “Jaime Lorca, da cia. Viajeinmóvil, é uma grande referência no Chile, respeitado como propagador dessa linha de borrar os limites entre as linguagens, entre teatro de ator e de boneco. Esse trânsito entre as artes nos interessa muito como proposta. Anna-Maria Schlemmer, da Alemanha, é uma inspiração no mundo todo, porque viaja pelos quatro cantos fazendo as figuras de seus sonhos virarem espetáculos palpáveis, encantadores para todas as idades.  Natalia Sakowicz, da Polônia, já é uma grande amiga que fiz nas andanças de minha companhia pela Rússia. Ela tem um trabalho corporal importante, flerta com a dança no seu trato com os bonecos. Uma diversidade importante de estar presente na nossa Feira”.

O brilho dos convidados nacionais 

Sandra Vargas, do Sobrevento, nos destrincha as escolhas nacionais da Feira: “A Lumiato  (DF), por exemplo, trabalha com sombras e de um jeito diferente do que a maioria faz, revelando o jogo de projetores à vista do público, mostrando a tela de frente e de trás, enfim, riscos e experimentações. Mevitevendo (SP) tem 25 anos de trajetória, e trabalha com máscaras, mas também tem um cuidado plástico fortíssimo e de expressão corporal. O Valdeck de Garanhuns (PE) marca presença com seus mamulengos, pois é tão importante trazer essa vertente da cultura popular. O XPTO (SP) é contemporâneo, o tempo todo mudando, se renovando, agora cantando, tudo sempre moderno. A Maracujá e a Noz (SP) também honram a mostra com seus acertos criativos, muitas vezes sem uso de palavras. São dois grupos dirigidos por ex-integrantes do XPTO. Todas essas são companhias que persistem firmes em suas pesquisas de linguagem, sem medo de quebrar a tradição do manipulador ‘invisível’. Grupos que constantemente nos alegram com espetáculos que resultam de investigações. Isso é fundamental nessa área. Investigar sempre”. 

Serviço

III Feira das Formas Animadas

Quando: 11 a 16 de outubro de 2023

Abertura: quarta-feira, dia 11 de outubro, às 21h, com o espetáculo Cadê Meu Nariz?, da Cia O Que De Que, no Teatro Arthur Azevedo – Avenida Paes de Barros, 955, Alto da Mooca.

Outros locais da Feira:
C.R.F.A., na Vila Itororó – Rua Maestro Cardim, 60, Bela Vista

Teatro Sobrevento – Rua Cel. Albino Bairao, 42, Belenzinho

Quanto: grátis, com ingressos distribuídos 1h antes de cada apresentação. Livre para todas idades

Programação completa: https://www.feiradasformasanimadas.com.br/

[acf_release]
[acf_link_para_comprar]

Ficha Técnica

[acf_ficha_tecnica]

Serviço

[acf_servico]