O melhor do teatro está aqui

A INCRIVEL VIAGEM DO QUINTAL

Claudia Raia protagoniza comédia musical sobre menopausa

Sinopse

Ao lado de Jarbas Homem de Mello, também diretor do espetáculo, e com texto escrito por Anna Toledo, atriz mostra um recomeço de vida em “Cenas da Menopausa”

Por Redação Canal Teatro MF (publicada em 11 de junho de 2025)

A menopausa acontece quando a mulher não tem menstruação por 12 meses consecutivos. É um evento fisiológico e normal que marca o fim da fase reprodutiva da mulher, geralmente ocorrendo entre os 45 e 55 anos. Apesar de esperada, é uma fase marcada geralmente por angústia e aumento da fragilidade. Mas também pode ser o ponto de partida para uma nova fase da vida. “A menopausa não é um fim, é um recomeço”, comenta a atriz e produtora Claudia Raia, protagonista do espetáculo Cenas da Menopausa, comédia musical que faz curta temporada em São Paulo, no Teatro Claro Mais SP, a partir do dia 12 de junho.

Também interpretada por Jarbas Homem de Mello – que dirige o espetáculo -, e com texto e versões musicais de Anna Toledo, a peça é sobre a mulher 50+, que retrata situações vividas no “segundo ato” da vida, através de cenas curtas e números com paródias musicais com personagens divertidas, honestas e, por vezes, dramáticas. As cenas refletem as inquietações, angústias, sonhos e desejos impactados pela maturidade e pela incontornável menopausa.

Claudia Raia na comédia musical Cenas da Menopausa . Foto Renam Christofoletti

A história acompanha Teresa (Claudia Raia), uma mulher de 49 anos, casada há 18, mãe de dois filhos e sobrecarregada no trabalho como corretora de imóveis. Entre as responsabilidades do dia a dia, ela se depara com algo inesperado: os primeiros sintomas da menopausa.

Ondas de calor, insônia, alterações de humor e uma enxurrada de dúvidas vão transformar sua rotina em uma jornada surreal e cheia de reviravoltas cômicas. A peça ainda se propõe a discutir situações práticas que vão desde como abordar o novo momento com o parceiro, Mario, para não se isolar emocionalmente, ou como lidar com as capacidades criativas e de vitalidade que se apresentam nesta fase.

“Na época em que a Claudia Raia me convidou para escrever, eu estava em pleno climatério, atordoada com o que estava descobrindo sobre essa fase para a qual nada havia me preparado. Foi chocante perceber o meu despreparo para algo que acontece, aconteceu e acontecerá com absolutamente todas nós”, afirma Anna.

A estrutura do espetáculo acompanha o que a autora chama de “fases do luto ovariano” – choque, negação, revolta, depressão, barganha e aceitação. Cada cena traz uma mulher diferente vivendo um momento-chave da menopausa, e há uma personagem, Teresa, que costura toda a dramaturgia e que atravessa todas essas fases.

Segundo Anna, o riso é uma chave essencial para quebrar o silêncio em torno do tema: “A menopausa é um grande perrengue, mas também rende histórias engraçadíssimas. E se todas nós ríssemos, juntas, com as nossas próprias histórias?”

Outro momento de Cenas da Menopausa, com Claudia Raia. Foto Renam Christofoletti

“Subo no palco para dar voz a essa revolução, com humor, verdade e emoção. Já falamos de tantos tabus, por que não esse? No palco, sou muitas; na plateia, somos milhões – e juntas, seguimos mais livres”, comenta Claudia.

“Quando a gente resolveu fazer esse espetáculo, logo decidimos que teria que ser uma comédia, pra falar com graça e leveza de um assunto que pode ser tão pesado. O processo criativo foi muito em cima das experiências da Claudia com a menopausa, da minha experiência como marido e também da autora Anna Toledo, que está passando por esse momento”, conta Jarbas.

Segundo ele, a opção foi ter esquetes com várias situações de mulheres diferentes, em contextos diversos, para abordar sintomas, perspectivas e pontos de vista. “No final, ainda tem um bate-papo com a plateia, que virou quase um momento de desabafo das mulheres, que percebem que não estão sozinhas.”

Outras personagens interpretadas por Claudia são Laurinha, mulher com mais de 50 anos, divorciada, sarada, jovial e em absoluta negação diante dos sintomas da menopausa; Gilda, mulher com mais de 60 anos, divorciada, hippie e desencanada, cujo marido a trocou por uma jovem de 20 e poucos; e Isabel, uma cinquentona super executiva, workaholic, sem tempo para cuidados pessoais e cliente de Vini Visage, (interpretado por Jarbas). Claudia interpreta ainda um mix de divas 50+ que aparecem na abertura do espetáculo.

Já os personagens vividos por Jarbas são Mario, marido de Teresa; Alberto, ex-marido de Gilda, 60 anos; um médico; um vidente que trabalha com realinhamento energético, joga tarô e búzios; uma vendedora; uma freira; a tia Judite, uma senhorinha rabugenta de 75 anos; a cantora Madonna; e, como mencionado, Vini Visage – cabeleireiro e influencer no YouTube.

O espetáculo traz intervenções musicais cômicas com paródias de músicas pop, usadas como vinhetas ou comentários das cenas. “Escolhi músicas bem conhecidas, que ficaram marcadas na voz de grandes divas. É mais uma camada feminina na linguagem do espetáculo”, completa a autora. O espetáculo revisita hits dos anos 1980 e 90, transformando-os em paródias. A abertura traz um mashup de Fever/Hot Stuff/Flashdance, e ainda há momentos icônicos como Total Eclipse of the Heart, Like a Virgin e I Will Survive.

Serviço

Cenas da Menopausa

Teatro Claro Mais SP – Shopping Vila Olímpia. Rua Olimpíadas, 360

Quinta a sábado, 20h. Domingo, 18h. R$ 25 / R$ 250.

Até 29 de junho (estreia 12 de junho)

[acf_release]
[acf_link_para_comprar]

Ficha Técnica

[acf_ficha_tecnica]

Serviço

[acf_servico]