O projeto Mundo do Circo SP oferece intensa programação circense, sábado (29) e domingo (30), em tributo ao Dia do Circo (27 de março) e com a participação de cias. como La Mínima, Palombar, Cabelo de Maria e POIN
Por Dib Carneiro Neto
Você mora em São Paulo e ainda não conhece o Mundo do Circo SP? Não deixe essa arte carecer de público. O circo não morre nunca! Circo é alegria. Circo é arte. Dividido em três grandes lonas – Lona Picolino, Lona Multiuso e Lona Exposição -, o programa Mundo do Circo SP ocupa um espaço de mais de 10 mil m² no Parque da Juventude, na capital paulista. Sua programação é bem variada, com artistas nacionais e até internacionais, todos dignos representantes do universo circense, promovendo espetáculos regularmente para todos os públicos, além de exposições, performances e apresentações de rua.
Uma chance incrível de tomar contato com tudo isso, levando sua família, acontece neste fim de semana. Uma parte da extensa programação do que foi a Semana do Circo estará de volta, condensada em dois dias de muita atividade, sábado e domingo, 29 e 30 de março. A Semana foi criada para homenagear o Dia do Circo (27 de março).

A programação especial será comandada por ninguém menos que Fuska – o Belo, vencedor do Troféu Picadeiro de 2024 como melhor Mestre de Cerimônia/Locutor. Além de apresentador e locutor, ele é palhaço, acrobata e… um disputado Papai Noel nos eventos natalinos. Sua participação será recheada de gags e humor, provando mais uma vez que o prêmio que recebeu foi muito merecido.
Tudo vai começar às 11 horas da manhã de sábado, com um cortejo cênico musical, o Cortejo Margarida, um vibrante desfile de cores e sons, com performances envolventes, interação com a plateia, criando uma atmosfera de celebração. Acrobacias, malabares e números de magia pretendem abrir o fim de semana como estímulos à imaginação do público. O cortejo se repetirá no domingo, também às 11 horas.
Logo em seguida, no sábado, às 13 horas, um batalhão de bombeiros composto por palhaços corre para o salvamento de um gatinho que ficou preso em cima de um muro. Trata-se do carismático Esquadrão Bombelhaço, espetáculo de 2019, sem texto e inspirado em desenhos animados, com direção e coordenação geral de Adriano Mauriz, com produção geral do Grupo Circo Teatro Palombar. A tropa atrapalhada inicia seus procedimentos de salvamento entre trombadas, tropeços, saltos na pizza e bofetões.

Feitos os salvamentos, entre trancos e barrancos, entra em cena às 14 horas uma proposta de instalações interativas, a cargo da Cia. do Relativo, companhia de circo contemporâneo fundada por Otávio Fantinato e Tássio Foli. “Malabarismo Possível”, o nome da atração, oferece a crianças e adultos a possibilidade de experimentar jogos cooperativos criados a partir de conceitos do malabarismo. São disponibilizadas cinco instalações nas quais os artistas da companhia atuam como mediadores, facilitando a exploração de diferentes dinâmicas com os participantes. Dica ideal para quem quer experimentar novos estímulos criativos.
A tarde de sábado vai prosseguir com o Circo Charanga, às 16 horas, de ninguém menos do que a incrível veteraníssima Cia. La Mínima, formada atualmente por Fernando Sampaio, Fernando Paz e Filipe Bregantim. A direção do espetáculo é de Luiz Carlos Vasconcelos, o conhecido Palhaço Xuxu. Três palhaços erguem uma pequena lona no meio da rua e apresentam sua singela homenagem à palhaçaria de picadeiro e à tradição dos circos de lona. Completa a programação de sábado, Brincadeira, às 17 horas. Tudo começa com uma caixa de música que se transforma numa vila onde mora o sonho e a fantasia.
No domingão, após o cortejo das 11 horas, começa o Circo Rock Shorts, a partir das 13 horas. Trata-se de uma banda de rock formada por apenas dois integrantes: um guitarrista e um baterista… vestindo shorts. Essa é a King Rock Shorts, a única banda que só toca de shorts. Rock and roll para todas as idades, usando até manipulação de bonecos.

Móbile é um aclamado espetáculo da Cia Circo Delírio, um projeto artístico que, em 2023, celebrou os 20 anos de existência do grupo, fundado por Esteban Hetsch e Gonzalo Caraballo. Vai começar às 14 horas de domingo. Obra inspirada pela temática das migrações e mobilidade humanas, a peça tem três personagens criando relações e desafios por meio de jogos de manipulação, do equilíbrio, da construção de imagens e estruturas com objetos cenográficos. Um digníssimo representante do chamado do circo contemporâneo, mas tendo nos clássicos do Cinema Mudo uma marcante referência estética.
Momento aguardadíssimo do domingo será a participação da Cia. Cabelo de Maria, dos premiados Renata Mattar e Gustavo Finkler. Às 16 horas eles entram em cena com POIN & Circo, uma divertida alusão à política do Pão e Circo. A POIN – Pequena Orquestra Interativa – é um trabalho paralelo da Cia. Cabelo de Maria. Para encerrar o domingo, às 17 horas, teremos Fio Forte, em que apenas artistas negros mostram narrativas a partir dos próprios corpos. Os fios fortes inspiram desde a criação dos figurinos até um número inédito, em que os artistas se entrelaçam aos fios de uma cortina de cordas. O grupo foi formado em 2007, especializado em números de contorcionismo, acrobacia e aéreos.
Vamos prestigiar tudo?
Serviço
Seleção Semana do Circo
O Mundo do Circo SP: Av. Cruzeiro do Sul, 2630
Sábado, 29, e domingo, 30 de março. Das 11 às 18h. Grátis.