O melhor do teatro está aqui

A INCRIVEL VIAGEM DO QUINTAL

“Amor por Anexins” diverte ao refletir sobre amor, dinheiro e casamento arranjado

Sinopse

Comédia escrita por Artur Azevedo usa jogos de palavras para contar a história de um velho solteirão que quer se casar com jovem viúva

Por Redação Canal MF

Anexins são ditados populares que, por meio de poesia e jogo de palavras, traduzem exatamente o que se passa em uma situação, muitas vezes usando o humor. Algo como “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, para demonstrar que nem tudo (ou todos) é indestrutível, ou “o bom cabrito não berra”, quando se fala de alguém que usa a prudência antes de falar.

Pois foi utilizando esse jogo de palavras que o dramaturgo e poeta Artur Azevedo (1855-1908) escreveu uma deliciosa comédia, Amor por Anexins, que volta em cartaz, agora no Giostri Teatro.

Mari Gallindo e Marcel Octavio em Amor por Anexins. Foto Erika Almeida

Trata-se de uma farsa em que o personagem Isaías, conhecido como o “Velho Solteirão” ( interpretado por Marcel Octavio), é obcecado por anexins e quer se casar com Inês (Mari Gallindo), uma jovem e pobre viúva que não se conforma em ser escolhida para ser a esposa desse solteirão. Cabe apenas a Inês aceitar a proposta de Isaías. 

O espetáculo é construído por meio de jogo de palavras e ditados populares e, embora escrito entre os séculos XIX e XX, promove uma reflexão atual e bem-humorada sobre o amor, o dinheiro e o casamento por conveniência. 

Mari Gallindo e Marcel Octavio em Amor por Anexins. Foto Erika Almeida

 “O autor tinha sincera vocação para a alegria e via na comédia de costumes o melhor caminho para a dramaturgia nacional”, observa o diretor do espetáculo, Elias Andreato. “Gostava de escrever algo que reproduzisse a verdade e a vida, que possuísse exposição, catástrofe e desenlace, que divertisse e ao mesmo tempo sensibilizasse. O texto trata com humor questões de interesses no amor, trazendo um inusitado jogo de linguagem e saberes coletivos dos anexins que são evocados a “toda prova” na construção da história.”

Os atores cantam o repertório popular brasileiro dos anos 1950 e são acompanhados pelo piano de Jonatan Harold, que assina a direção musical, e sopros de Bia Pacheco.

Serviço 

Amor por Anexins

Giostri Teatro. Rua Rui Barbosa 201 – Bela Vista

Segundas e terças, 20h. R$ 60

Até 31 de outubro

[acf_release]
[acf_link_para_comprar]

Ficha Técnica

[acf_ficha_tecnica]

Serviço

[acf_servico]