O melhor do teatro está aqui

A INCRIVEL VIAGEM DO QUINTAL

“A Cobradora” traz histórias do ônibus para palcos de São Paulo

Sinopse

Espetáculo da Zózima Trupe foi construído a partir de relatos reais contados por cobradoras de ônibus do Terminal Parque Dom Pedro II

Por Redação Canal Teatro MF

A Zózima Trupe é um coletivo teatral paulistano que, desde 2007, faz pesquisas sobre o ônibus urbano como espaço cênico. Dessa percepção, somada às muitas histórias ouvidas das cobradoras do Terminal Parque Dom Pedro, nasceu o espetáculo A Cobradora, o primeiro da companhia a ser realizado em um palco italiano em diversos espaços da cidade, com ingresso gratuito (veja lista com datas abaixo).

Sob direção de Anderson Maurício e dramaturgia de Cláudia Barral, a atriz Maria Alencar Rosa vive a personagem Maria das Dores, que se renomeia Dolores por não gostar de seu nome. E ela segue sendo Dolores, nome que traz em si a dor das mulheres que ela representa, encerra em si todas as Marias e outras mulheres que circulam por uma cidade árida, composta por empregos destinados a homens e outros a mulheres.

Maria Alencar Rosa na peça A Cobradora, da Zózima Trupe. Foto Christiane Forcinito

A dramaturgia traz para o palco todas essas “Marias” das histórias reais, trançadas umas às outras, permeadas pela violência, por mortes, pela sobrevivência diária em busca do sustento, da dignidade, vidas que se emaranham no amor, amizade, luta, tristeza, solidão, revolta, presentes em todas as mulheres. “Quando você abre a porta do ônibus é igual uma porta de uma igreja, qualquer um entra: o preto, o branco, o pobre, o rico, o ladrão, o estuprador, ou seja, você vê de tudo um pouco”, diz Dolores.

A pesquisa em A Cobradora vai além da trabalhadora das catracas, explorando a mulher que cobra direitos, percebe injustiças e exige igualdade, evocando a figura de “Lilith”, símbolo da insubmissão feminina e da luta contra opressões históricas. Paralelamente, surge a “Eva”, carregando a culpa atribuída pela destruição do Paraíso.

Serviço

A Cobradora

Ingressos gratuitos: Telefone e Whatsapp (11) 94872-5023

FEVEREIRO

  • 21 e 22/2 – sexta e sábado, às 20h, 23/2, domingo às 19h
  • Teatro Flávio Império – R. Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaíba, São Paulo – SP
  • 26 e 27/2 – quarta e quinta, às 20h
    Teatro Alfredo Mesquita – Av. Santos Dumont, 1770 – Santana, São Paulo – SP

MARÇO

  • 13 e 20/3 – quintas, às 20h30
    SP Escola de Teatro – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Bela Vista, São Paulo – SP
  • 22 e 23/3 – sábado, às 20h e domingo, às 19h
    Centro Cultural Santo Amaro – Av. João Dias, 822 – Santo Amaro, São Paulo -SP

[acf_release]
[acf_link_para_comprar]

Ficha Técnica

[acf_ficha_tecnica]

Serviço

[acf_servico]