Trama sensível e poética questiona o propósito da vida e a dificuldade de criar conexões autênticas em tempos de desencontros, além de expor a efemeridade da convivência no encontro improvável entre um homem e uma mulher
Por Redação Canal Teatro MF
O desenvolvimento científico e cibernético do mundo contemporâneo não deu conta de resolver as questões mais profundas da existência humana. Vivemos hoje uma constante dificuldade em criar conexões autênticas em tempos de excessivos desencontros. A expressão “amor líquido”, criada pelo filósofo e sociólogo polonês Zygmunt Bauman é bastante referendada para descrever as relações contemporâneas, onde parece que tudo escapa, nada se consolida e a ausência de vínculos é algo premente.
Nesse sentido, o teatro, lugar efêmero do encontro, talvez seja o meio expressivo mais autêntico para dar conta dessa constante impermanência das relações. É isso o que se propõe o espetáculo Pé na Estrada, que estreia no Teatro UOL.
Em um espaço-tempo suspenso, um encontro improvável entre um homem e uma mulher desencadeia diálogos repletos de contrapontos, nos quais reflexões sobre a jornada da vida emergem de forma profunda.
Por meio de um universo simbólico, a peça questiona se o tempo e a efemeridade de uma convivência podem revelar novas perspectivas cuja única certeza é a constante impermanência. A dramaturgia de Paula Autran constrói uma metáfora dos desafios contemporâneos, refletindo os anseios e expectativas do ser humano, que, apesar de suas certezas, navega em águas incertas, enfrentando fragilidades e inseguranças inerentes à condição de estar vivo.
Em tempos em que o diálogo autêntico e a profundidade emocional parecem relegados a segundo plano, a peça resgata a importância de tais elementos, oferecendo uma experiência cênica que transborda relevância. Com sua “fantasia dramática”, Pé na Estrada instiga o espectador a repensar suas próprias vivências, em um convite para mergulhar na tessitura do tempo e na essência daquilo que realmente importa.
O espetáculo estreou em 2022 no Teatro Viradalata e, depois de percorrer diversos CEUs da cidade, volta para sua segunda temporada.
Serviço
Pé na Estrada
Teatro UOL. Shopping Pátio Higienópolis. Avenida Higienópolis, 618
Quartas e quintas, 20h. R$ 40 / R$ 100
Até 30 de janeiro (estreia 8 de janeiro)