Baseada no livro “Novo Guia Completo dos Dinossauros do Brasil”, encenação se vale de uma característica marcante da Cia: o impacto visual provocado por seus infláveis gigantes.
Por Redação Canal Teatro MF
Muitas espécies atualmente no Brasil sofrem o perigo de serem extintas, várias delas devido às queimadas em regiões como a Floresta Amazônica e o Pantanal, assim como, há milhões de anos, viviam aqui dinossauros que hoje já não habitam mais o território brasileiro. O motivo mais defendido pela extinção desses répteis gigantes foi a colisão de um enorme meteoro com a esfera terrestre.
Mas não é só de extinção que o espetáculo Dinossauros do Brasil, da Companhia Pia Fraus, fala, mas sim de como surgiram, como viveram e quais seus descendentes aqui nas terras brasileiras, mais especificamente nas regiões dos Estados do Maranhão, Ceará, São Paulo, Minhas Gerais e Rio Grande do Sul.
Para isso tiveram como inspiração o livro Novo Guia Completo dos Dinossauros do Brasil, do professor do Instituto de Geociências da USP, Luiz E. Anelli, publicado em 2022 e que também auxiliou a Cia como paleontólogo consultor.
“Não pense que sua vida nada tem a ver com os dinossauros. Eles moldaram a evolução de seus ancestrais ao longo de milhões de anos, e por isso hoje você, e todos os outros mamíferos, gozam de uma vida sofisticada e diversa em todos os ecossistemas terrestres”, defende o autor.
A presença de um cientista nas pesquisas da Cia ajudou a elaborar o espetáculo, trazendo em sua marca muito do que esse coletivo, que comemora 40 anos, explora em suas criações. Utilizando-se de uma fusão de linguagens, com teatro, teatro de bonecos, dança, artes plásticas e infláveis de grandes dimensões, a Pia Fraus, com direção de Beto Andreeta e cinco atores/bailarinos em cena, propõe diversão, imersão e educação na temporada que segue no SESC Belenzinho até o dia 1º de setembro.
Se em um dos espetáculos anteriores, Bichos do Brasil, víamos a riqueza da fauna brasileira por meio de recursos plásticos, sonoros e coreográficos, em espécies como micos, maritacas, tucanos, galinhas d´angola, jacaré e peixes, agora é a vez de nomes como Amazonsaurus, Ubirajara Jubatus, Ibirania Parva, Megaraptora, Staurikossaurus, Saturnalia Tupiniquim, Sacissauro e muitos outros, ocuparem o palco do teatro. É por meio da trilha sonora original que o público acessa os Estados aos quais as espécies abordadas pertencem, fazendo um link entre a contemporaneidade das características e culturas dos povos de cada Estado, e seu passado pré-histórico.
Seguindo a tendência de montagens anteriores como Gigantes Modernistas, Gigantes do Ar e o já citado Bichos do Brasil, é pelo forte impacto visual que a Pia Fraus tem cativado o público em suas apresentações, com a presença marcante de seus infláveis gigantes.
Serviço
Dinossauros do Brasil
Sesc Belenzinho. Rua Padre Adelino, 1000. Telefone: (11) 2076-9700
Sábados e domingos, 12h. R$ 40. Crianças até 12 anos não pagam ingresso.
Até 1º de setembro