Até dezembro, o público paulistano poderá aplaudir mais uma superprodução musical natalina, gênero já tradicional no fim de ano – desta vez, a atração é “A Bela e A Fera – Um Especial de Natal“
Por Dib Carneiro Neto
Em uma cidade com seus circuitos teatrais bem estabelecidos, a “vocação”, por assim dizer, de cada sala de espetáculo não demora a se revelar para o público e para a crítica. Na lendária Rua Augusta, por exemplo, o Teatro Procópio Ferreira já deixou bem claro qual tipo de peça infantil gosta de programar para suas tardes. Elas têm sempre o mesmo perfil. Musicais, com elencos numerosos, produções vistosas e histórias conhecidas, contos clássicos, enredos fantasiosos em grande parte já explorados pela Disney. Sempre nessa linha. A ideia parece ser apostar no já testado e aprovado, para lotar a enorme sala de mais de 600 lugares com famílias paulistanas querendo se divertir com a qualidade e a segurança da forma mais tradicional possível de envolver as crianças com o teatro.
Pois que assim seja e que venha o próximo. A Bela e a Fera – Um Especial de Natal estreia neste fim de semana e fica até dezembro. É uma superprodução com 10 trocas de cenários, 60 figurinos, Papai Noel em voo de trenó por sobre a plateia e 17 artistas no palco, além de números circenses e efeitos especiais, como flocos de “neve”. Tudo de que o público do Teatro Procópio Ferreira mais gosta. O sucesso já está garantido, somando-se a isso a equipe qualificada e experiente. A direção geral é de Sandro Chaim, a direção de produção é de Miçairi Guimarães, a direção musical é assinada por Vinícius Loyola e a direção de cena, por Beto Marden, que conversou com o Canal Teatro MF, adiantando detalhes sobre seu trabalho e a opção da produção em usar a história conhecida para, além de amor e aceitação, falar também dos temas natalinos.
Ele explica o conceito: “Nesta adaptação especial escrita por Walter Jr., a pedido de Sandro Chaim, a maldição que o príncipe recebe e o transforma em Fera ocorre durante o período natalino, criando assim um contraste interessante. A Bela, com sua bondade e amor, ajuda a Fera a redescobrir a beleza interior das pessoas e a verdadeiro significado do Natal. É uma história de transformação e amor que se encaixa perfeitamente na época mais mágica do ano.”
Para Beto Marden, o melhor jeito de definir a montagem é “um espetáculo visual”. Ele explica: “O Chaim tem-se especializado nisso também. É um cara que adora tecnologia, ilusionismo, efeitos em geral e conhece bastante o tema. Seus espetáculos têm-se destacado inclusive pelos efeitos especiais. Os figurinos são um show à parte. A cenografia, os adereços e a iluminação criam um mundo encantado que transporta o público para a história. As coreografias da Jade Resende são dinâmicas e emocionantes. Tudo isso complementa nossa direção, permitindo que os atores brilhem e que recontem a história de uma forma única. Ou seja, uma vez levantadas as cenas e a dramaturgia da peça, os elementos que chegam só ajudam e agregam, de forma que o trabalho fica mais lindo e imponente. Mas a essência tem de estar ali para que tudo funcione.”
Beto conta como foi o seu cuidado na preparação dos atores para cada cena. O que mais ele dizia ao elenco durante os ensaios? A resposta: “Sempre lembro aos atores que ‘É teatro, gente!’ É importante ‘viver’ o momento ali no palco para se conectar com o público. O mais bacana de vivenciar essa oportunidade de dirigir este espetáculo está sendo reencontrar ‘figuras’ que são de um universo muito familiar para mim, pelo fato de eu ter feito ‘A Bela e a Fera – o Musical da Broadway’, primeira produção da Disney Theatrical no Brasil, há 22 anos. Assim, é incrível ver os personagens tomando vida e contando a história, ali na sala de ensaio, mesmo sem nenhum figurino, adereço ou cenário. A gente vê a essência deles ali na entrega de cada jovem ator que empresta seu talento e toda a sua juventude e vontade de acertar. Trabalhamos muito para que esses personagens tão clássicos e emblemáticos também fossem autênticos, criativos e que transmitissem a mensagem da história”.
E já que é uma peça conhecida, sempre é curioso saber qual a cena da montagem que mais orgulha justamente o diretor de cena. Com a palavra, Beto Marden: “Adoro a cena em que a Fera começa a se humanizar e a Bela mostra sinais de amor. É um momento mágico, cheio de emoção e verdade e dura quase 10 minutos, só os dois. Thiago (Darcia) e Bia (Beatriz Poza), o casal de protagonistas, são incríveis, e o elenco todo é muito talentoso e promissor.”
“Meu objetivo principal é criar uma experiência mágica que toque o coração das crianças e de suas famílias”, resume Marden. “Usando os recursos desta linguagem, penso em números musicais marcantes, efeitos visuais que impressionem e principalmente atuações memoráveis, que toquem. A ‘preocupação’ é encenar para transportar. Se divertir para alegrar. Quero que as crianças saiam do teatro com sorriso no rosto, com lembranças e sensações inesquecíveis.”
O teatro para crianças sempre foi uma paixão para Beto Marden, desde muito cedo. Ele atesta: “Lembro da primeira peça a que assisti, ‘Viva Feliz e Contente e Transforme Pedra em Gente’, nos anos 1980. Aquela experiência me marcou e despertou meu amor pelo teatro. Recordo do nome da peça principalmente pelo refrão da música. Como ator, fiz muito teatro infantil ao longo da minha carreira – e, há alguns anos, também como diretor. Posso dizer que é sempre um enorme prazer inspirar e encantar as novas gerações.”
Serviço
A Bela e a Fera – Um Especial de Natal
Teatro Procópio Ferreira. Rua Augusta, 2823.
Sábado, 16h30. Domingo, 15h. R$ 65 / R$ 130
Até 22 de dezembro (estreia 9 de novembro)