Espetáculo que chega ao Teatro Villa-Lobos traz 30 canções de parcerias brilhantes, como Vinicius de Moraes e João Gilberto, que contam o nascimento da Bossa Nova
Por Ubiratan Brasil
Entre tantos nomes da música brasileira que foram homenageados no teatro, faltava o do maestro e compositor Antônio Carlos Jobim (1927-1994), considerado com justiça um dos grandes expoentes do cancioneiro nacional. Sua rica trajetória inspirou Tom Jobim Musical, espetáculo que chega no Teatro Villa Lobos depois de uma temporada carioca.
Com texto de Nelson Motta e Pedro Brício, direção musical de Thiago Gimenes e direção de João Fonseca, a peça revive momentos marcantes da trajetória de Jobim, desde as parcerias famosas com Vinicius de Moraes e João Gilberto até a criação de canções como Garota de Ipanema, Desafinado, Corcovado, Águas de março e Wave. A trama começa na praia de Ipanema dos anos 1950 e segue até as conquistas internacionais do músico em Nova York, quando a Bossa Nova encantou o mundo.

“A parte mais difícil de transformar sua vida e obra em um musical de teatro foi lidar com a qualidade de suas músicas: como escolher apenas 30? O certo é que nenhum musical da Broadway teve, tem ou terá um score musical à altura do maestro soberano Tom Jobim”, revela Nelson Motta. “Descendente musical de Dorival Caymmi e Ary Barroso, com influências de Debussy, Ravel e Cole Porter, não há um só entre os gigantes da música brasileira – Chico, Caetano, Gil, Milton, Edu Lobo, Paulinho da Viola, João Bosco – que não tenha bebido de sua generosa fonte.”

O espetáculo é liderado por Elton Towersey (como Jobim) e Otávio Müller (Vinicius), à frente de um time de 27 atores e 13 músicos. “Uma peça sobre Tom só pode ser uma celebração sobre a música, o amor, a natureza e sobre o Brasil”, diz o diretor João Fonseca. “Narrado pelo grande parceiro e amigo Vinicius de Moraes, o espetáculo tem a música de Tom como sua protagonista.”
Serviço
Tom Jobim Musical
Teatro Villa-Lobos. Shopping Villa-Lobos. Av. Dra. Ruth Cardoso, 4777
Quintas e sextas, 20h. Sábados, 16h e 20h. Domingos, 15h e 19h. R$ 42 / R$ 320
Até 15 de junho (estreia 6 de março)