canal teatro mf logo

O melhor do teatro está aqui

Search

Tiago Barbosa volta a viver Simba no musical “O Rei Leão”

Sinopse

Ator retoma papel que o consagrou em 2013 no lugar de Thales Cesar, que precisa descansar para se dedicar integralmente a outro musical, “Hairspray”

Por Ubiratan Brasil

O ator Tiago Barbosa vai retornar ao papel que o consagrou, como Simba, do musical O Rei Leão. Ele vai ocupar a vaga de Thales César que, depois de grandes apresentações, sentiu o peso da rotina e, para tratar de um cansaço mental, pediu para sair. Logo vai iniciar os ensaios de seu novo projeto, o musical Hairspray, dirigido e produzido por Tiago Abravanel e que estreia no Teatro Riachuelo, no Rio, em 4 de julho – em São Paulo, será no Teatro Renault, a partir de 5 de setembro.

Barbosa acertou sua nova participação no Rei Leão neste sábado, quando já tirou as medidas para acertar o figurino. Neste domingo, dia 9, ele vai fazer testes para confeccionar a máscara usada durante o espetáculo. Sua estreia no papel desta nova temporada está prevista para a quinta-feira, dia 13. O musical deve ficar em cartaz até 28 de julho.

Tiago Barbosa na versão de 2013 de O Rei Leão. Foto João Caldas Fº

Simba é o jovem leão que passa por profundas mudanças na vida, como a de ser responsabilizado pela morte do pai, Mufasa – na verdade, o Rei foi vítima de uma emboscada tramada por seu irmão Scar, o que aproxima a história do musical ao clássico Hamlet, de Shakespeare.

O Rei Leão foi o primeiro trabalho profissional de Tiago Barbosa, cuja dedicação e talento o consagraram como grande revelação. Foi um dos primeiros grandes desafios que marcaram seu destino – como vir de ônibus do Rio para São Paulo (graças a um amigo, que financiou a passagem), em 2012, para enfrentar o teste de O Rei Leão. Então com 27 anos, sua atuação foi tão pungente que emocionou a criadora do musical, Julie Taymor, que não escondia suas lágrimas. O vídeo com imagens daquele momento viralizaram nas redes sociais e se tornaram o documento de uma vitória.

Thales César como Simba na atual montagem de O Rei Leão. Foto Caio Gallucci

O sucesso como Simba no Brasil convenceu a produção do musical na Espanha a convidá-lo para assumir o papel e se tornar o único protagonista estrangeiro da montagem espanhola. Outra façanha foi continuar na Espanha e emendar com outro musical de sucesso, Kinky Boots, no qual também foi o protagonista, em 2021.

Sua volta ao Brasil aconteceu no ano seguinte, quando interpretou Milton Nascimento no musical Clube da Esquina – Os Sonhos Não Envelhecem. O espetáculo inspirou um show, Tiago Canta Milton, cuja primeira apresentação lotou o Teatro Sérgio Cardoso, no final de maio, e terá outra sessão no dia 7 de julho, agora no Teatro Gazeta.

Thales César começou a cantar aos 12 anos, em um coro de igreja, e estreou no teatro profissional em 2018, no espetáculo gospel Rua Azusa, O Musical. Seu talento convenceu os produtores de O Rei Leão a convidá-lo para um teste. Logo foi aprovado para o papel de Simba. Foram muitos momentos impactantes em sua ainda breve carreira. “Agora preciso descansar mentalmente, pois o esforço foi muito grande”, contou ele em um post em suas redes sociais. “Talvez ainda faça uma apresentação como Simba, ainda não está certo. Mas quero me recuperar para viver Seaweed Stubbs, em Hairspray, tanto no Rio como em São Paulo”, disse.

[acf_release]
[acf_link_para_comprar]

Ficha Técnica

[acf_ficha_tecnica]

Serviço

[acf_servico]
Escanear o código