O melhor do teatro está aqui

HANNA - BANNER-MORENTEFORTE-3033X375-

Tiago Abravanel vive um Drácula com toque de humor brasileiro; veja vídeo

Sinopse

Ator protagoniza “Drácula – Um Terror de Comédia”, peça que fez sucesso off Broadway graças a um texto satírico e cheio de referências pop

Por Ubiratan Brasil (publicada em 19 de agosto de 2025)

Publicado em 1897, o livro Drácula, de Bram Stoker, logo se tornou um clássico do terror graças a um vilão de modos refinados e comportamento sanguinário, que logo se tornou ídolo da cultura pop. A história se constrói por meio de fragmentos de cartas, diários e notícias de jornal, que trazem a trajetória de homens e mulheres lutando para sobreviver às investidas do vampiro Drácula. No cinema, o conde inspirou filmes de terror que consolidaram intérpretes como Christopher Lee, sempre com tom macabro.

Os dentes afiados do conde, porém, também foram protagonistas de comédias, como Drácula – Morto Mas Feliz (1995), dirigida e interpretada por Mel Brooks – não como Drácula, papel de Leslie Nielsen, mas no papel do algoz Abraham van Helsing. Em 2023, uma peça alcançou sucesso no off Broadway e sua versão brasileira estreou no Teatro Bravos, em São Paulo.

´Tiago Abravanel é o protagonista de Drácula – Um Terror de Comédia. Foto Ale Catan

No original, Drácula – Um Terror de Comédia reimagina o clássico de Stoker reformulando o protagonista como um conde pansexual da geração Z em meio a uma crise existencial. “Na nossa versão, ele é extremamente narcisista e sedutor, seduzindo mulheres, homens e quem quer que esteja na frente dele”, conta o ator Tiago Abravanel, que lidera um elenco formado ainda por Lindsay Paulino, Bruna Guerin, Ludmillah Anjos, Jefferson Schroeder e Bernardo Berro.

“Ele faz piada de si mesmo”, completa Ricardo Grasson, que assina a direção ao lado de Heitor Garcia. “Nossa versão aposta na comédia com toques brasileiros, com lembranças do besteirol, da chanchada e até da tradição portuguesa.” Segundo Garcia, o uso do humor é muito particular. “Nossa tradição é diferente da do americano ou mesmo do inglês. Por isso que nosso espetáculo é muito particular”, acredita.

Apenas Abravanel (e Bernardo Berro, que o substitui como Drácula) vive apenas um personagem – os demais se desdobram em mais de um papel. “A troca é muito rápida e funciona inicialmente com a mudança de figurino nos bastidores”, conta Ludmillah Anjos. “Depois cada um cria seu novo personagem, que pode variar a cada dia”, avisa Lindsay Paulino.

“No original da Broadway, o elenco mudava de personagem em cena mesmo, colocando algum adereço como uma peruca. Decidimos homenagear O Mistério de Irma Vap, que fez muito sucesso durante anos principalmente pela rápida mudança de roupa”, conta Heitor Garcia.

Na divulgação do espetáculo, especialmente nas redes sociais, os atores reforçam que a peça não é um musical, visto que, com exceção de Schroeder, todos já participaram de espetáculos do gênero.

Escrito por Steve Rosen e Gordon Greenberg, o espetáculo se apoia tanto no humor que consagrou Mel Brooks como o grupo britânico Monty Python. No original, surpreendeu ao trazer uma referência a Mamma Mia! (presente na versão brasileira), além de uma recriação da icônica capa do álbum Abbey Road, dos Beatles.

Serviço

Drácula – Um Terror de Comédia

Teatro Bravos. Rua Coropé, 88

Sextas, 21h. Sábados, 17h e 21h. Domingos, 18h. R$ 25 / R$ 300

Até 12 de outubro (estreou 15 de agosto)

[acf_release]
[acf_link_para_comprar]

Ficha Técnica

[acf_ficha_tecnica]

Serviço

[acf_servico]