Um ano depois das enchentes, o festival Porto Alegre em Cena leva espetáculos locais para apresentações em outras capitais; em São Paulo, o público poderá assistir gratuitamente “A Mulher que Queria Ser Micheliny Verunschk” e “Idade é um Sentimento”
Por Ubiratan Brasil (publicada em 14 de abril de 2025)
Um dos mais tradicionais festivais de teatro do Brasil, o Porto Alegre em Cena decidiu, em sua 31ª edição, privilegiar as produções gaúchas, uma forma de consolidar a recuperação da arte depois das terríveis enchentes que marcaram o Rio Grande do Sul no ano passado. Agora, o festival chega a São Paulo em uma itinerância a fim de manter a produção teatral gaúcha ativa e em circulação. O Rio de Janeiro também receberá peças.
Os espetáculos A Mulher que Queria Rer Micheliny Verunschk, da Cia Stravaganza, e Idade é um Sentimento, com as atrizes Gabriela Munhoz e Paola Kirst, chegam à capital paulista, no Itaú Cultural e com entrada gratuita.
A programação tem início no dia 17 (quinta-feira), às 20h, com a Cia Stravaganza em A Mulher que Queria Ser Micheliny Verunschk, a ser reapresentada no dia seguinte no mesmo horário. Micheliny é uma importante escritora contemporânea e a peça se inspira no romance de Wilson Freire, com atuação de Sandra Possani e direção de Adriane Mottola.

Em cena, está uma mulher que conhece a dor desde pequena. Foi abusada na adolescência. Crescida, quis ser escritora. Como um porto sem cais e em constante imobilidade, ela vê a passagem da vida sumindo no mar. No entanto, a sua imaginação é gigantesca e ela gosta de rabiscar letras e garranchos, procurar e alimentar ideias, chafurdar frases, em busca de inspiração para contar a sua própria história e um pseudônimo de escritora à altura dessa enorme tarefa.
No sábado e no domingo, respectivamente às 20h e às 19h, será apresentado o espetáculo interativo Idade é um Sentimento. Sob a direção de Camila Bauer, o texto da escritora canadense Haley McGee propõe reflexões sobre a passagem do tempo e as infinitas possibilidades de fazer escolhas e modificar rumos enquanto se está vivo. A peça reflete sobre ritos de passagem, a trajetória para a vida adulta, a gloriosa e melancólica vulnerabilidade da vida e a incapacidade de controlá-la.

Galiana Brasil, gerente de Curadorias e Programação Artística do Itaú Cultural, destaca que o Rio Grande do Sul tem uma produção artística de grande força e potência criativa. “Uma das comprovações disso é este festival, que, com mais de três décadas de atuação, não desmoronou nem mesmo depois de passar pelas terríveis enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul no ano passado e ainda impactam a população gaúcha”, afirma.
“A presença da Cia Stravaganza e de outros grupos gaúchos em São Paulo propicia uma oportunidade inestimável para que nossos artistas ampliem seus horizontes, dialogando com novas audiências e redes de contatos. Esta colaboração não só promove a circulação de talentos e ideias entre diferentes estados e instituições, mas também reafirma a importância de investir em parcerias culturais como um meio de democratizar, diversificar e fortalecer a produção artística no Brasil”, aposta a diretora Adriane Mottola.
Serviço
Porto Alegre em Cena – Edição São Paulo
Itaú Cultural. Avenida Paulista, 149.
A Mulher que Queria Ser Micheliny Verunschk. Dias 17 e 18 de abril (quinta-feira e sexta-feira). 20h. Grátis
Idade é um Sentimento. Dias 19 e 20 de abril (sábado, 20h; domingo, 19h). Grátis