O melhor do teatro está aqui

A INCRIVEL VIAGEM DO QUINTAL

“Portátil” traz uma história diferente a cada sessão

Sinopse

Criada de improviso a partir da história pessoal de alguém da plateia, peça que nasceu há dez anos com o grupo humorístico Porta dos Fundos explora o improviso teatral a partir de interação com o público

Por Ubiratan Brasil (publicada em 28 de maio de 2025)

Uma das características do teatro é contar a mesma história a cada sessão, contando, claro, que eventuais improvisos e imprevistos. Mas a proposta do elenco de Portátil é apresentar uma trama diferente a cada espetáculo. Isso acontece porque o elenco formado por Gregorio Duvivier, Gustavo Miranda, Luciana Paes e Rafael Saraiva, além do músico Andres Giraldo, colhe alguns detalhes de uma pessoa escolhida na plateia para uma narrativa própria que percorre as memórias do entrevistado, além de uma trilha sonora composta no momento. Esse é o ponto de partida de Portátil, que chega com apenas quatro apresentações no Teatro Sérgio Cardoso.

O resultado é um espetáculo orgânico, diversificado, que passeia por diversos personagens, épocas e lugares, a fim de contar a história. Para os atores, integrantes do humorístico Porta dos Fundos, o espetáculo é um lugar de invenção, desdobramento, desenvolvimento dos atores e cumplicidade com a plateia. Para os espectadores, é a oportunidade de testemunhar, ao vivo, a química, a cumplicidade, a generosidade e o brainstorming de ideias que compõem o processo criativo do grupo. A direção é de Barbara Duvivier.

Elenco de Portátil entrevista pessoa da plateia para improvisar a história. Foto Theodora Duvivier

O espetáculo baseado no improviso nasceu há dez anos e já contabiliza 250 mil espectadores e mais de 20 cidades diferentes em sua longa estrada. “Acho que o sucesso tem a ver com o fato de a peça ser sempre diferente. E também de ser um tipo de improviso a que as pessoas não estão tão acostumadas: o formato longo, como se fosse um longa-metragem improvisado”, comentou Gregório Duvivier à imprensa de Portugal, onde o espetáculo foi apresentado.

“A categoria da peça muda de acordo com o público e com o homenageado da noite. A cada sessão vai surgir um gênero diferente. Há pessoas que puxam para o lado cômico rasgado, mas muitas pessoas têm uma vida mais triste, mais trágica, e não cabe ali fazer uma comédia rasgada”, continua o ator.

Serviço

Portátil

Teatro Sérgio Cardoso. Rua Rui Barbosa, 153

Dias 30 e 31 de maio e 2 de junho, 21h. Dia 1º de junho, 16h. R$ 70 / R$ 200

[acf_release]
[acf_link_para_comprar]

Ficha Técnica

[acf_ficha_tecnica]

Serviço

[acf_servico]