O melhor do teatro está aqui

Peça “O Nome do Bebê” retorna a SP, explorando segredos, preconceitos e contradições

Sinopse

Dirigida por Elias Andreato, comédia que aposta em uma situação absurda ocupa agora o Teatro Faap

Por Redação Canal MF

É dos pequenos gestos que nascem as grandes revoluções – a premissa pode não ser totalmente verdadeira, mas é o ponto de partida da peça O Nome do Bebê, que volta em cartaz em São Paulo, agora no Teatro Faap, a partir do dia 12 de janeiro.

Escrito pela dupla francesa Matthieu Delaporte e Alexandre de la Patellière, o espetáculo começa de forma pacífica, quando Vincente (vivido por Eduardo Pelizzari) e Anna (Lilian Regina) vão jantar na casa da irmã dele, Babú (Bianca Bin), para comunicar a ela, ao cunhado, Pierre (Cesar Baccan), e a um amigo de infância, Claude (Marcelo Ullmann), o nome escolhido para seu primeiro filho.

Cena da peça O Nome do Bebê. Foto Karina Martins

A situação começa a ficar conturbada quando o pai de primeira viagem revela que o bebê se chamará Adolfo, nome cuja sonoridade se assemelha ao maior ditador da História. Vicente tenta se justificar, mas ninguém lhe dá ouvidos. Inicialmente acalorada, a discussão se torna cada vez mais violenta, com revelações de segredos, preconceitos e contradições.

“Nosso olhar percorre a crueldade e o fascínio que essas relações, tão conhecidas do nosso cotidiano, nos remetem às lembranças pueris e medonhas que guardamos para sempre. É impossível não nos identificarmos com os personagens, e com a situação criada pelos autores de forma tão realista e explosiva”, comenta o diretor da peça, Elias Andreato.

A tensão crescente marca o diálogo inteligente criado por Delaporte de La Patellière, traduzido com raro apuro técnico pela atriz e diretora Clara Carvalho, que buscou aproximá-lo ainda mais da realidade brasileira, valorizando ironias e sarcasmos.

O elenco da peça O Nome do Bebê. Foto Ronaldo Gutierrez

Em determinado momento, o público na sabe qual será o limite do absurdo da situação, até que Babú, justamente a que menos participa da confusão, grita: “Quem vai pedir desculpas para mim?”. É quando as máscaras caem, as disputas cessam e todos percebem a realidade mesquinha criada naquele momento.

Os atores Cesar Baccan e o Marcelo Ullman participaram do Programa É O CANAL, conversando com Celia Forte e Elias Andreato. Para assistir, acesse o site www.canalmf.com.br ou pelo YouTube Canal Morente Forte.

Serviço

O Nome do Bebê

Teatro Faap – Rua Alagoas, 903.

Sextas e sábados, 20h. Domingos, 18h. R$ 80 / R$ 100

Produção: Baccan Produções e Kavaná Produções

Até 3 de março

[acf_release]
[acf_link_para_comprar]

Ficha Técnica

[acf_ficha_tecnica]

Serviço

[acf_servico]