canal teatro mf logo

O melhor do teatro está aqui

Search

Parlapatões reúnem mais de 120 artistas para encenar cem histórias nas ruas de São Paulo

Sinopse

Tradicional grupo da cena paulistana organiza a “Ocupação Decameron”, com apresentações abertas e gratuitas na Praça Roosevelt, no Parque Augusta e em frente às escadarias do Theatro Municipal, até 14 de abril

Por Redação Canal Teatro MF

Um dos mais importantes grupos cênicos do Brasil, o Parlapatões trabalha há 33 anos com o foco na comédia, utilizando técnicas circenses e de teatro de rua. Com tal bagagem, seus integrantes valorizam agora um trabalho tão necessário com o Projeto Decameron, que exalta a essência do grupo teatral com duas montagens que atualizam sua produção artística e conexão com o público: a Ocupação Decameron e a peça Decameron.

“É um processo de ensaio aberto para a construção da peça Decameron mas, ao mesmo tempo, não é um ensaio porque são apresentações na rua com experimentações de cenas”, comenta Hugo Possolo, um dos fundadores do Parlapatões.

Inspirado na obra de Giovanni Boccaccio, escrita no período da peste bubônica que dizimou um terço da população do continente europeu em 1348, o projeto terá um total de 10 encontros, que contarão 100 histórias diferentes sobre a “peste”, hoje uma analogia à pandemia da covid.

Os encontros acontecem sempre aos finais de semana e o primeiro já ocorreu, nos dias 16 e 17 de março, na Praça Roosevelt, onde o grupo mantém o Galpão Parlapatões que funciona como acervo do repertório e escola de circo. Nos dias 23 e 24 de março, a ocupação acontece no Parque Augusta, a partir das 17h (veja abaixo a programação completa).

A Ocupação Decameron acontece gratuitamente até 14 de abril e vai reunir mais de 120 artistas, entre diretores, dramaturgos, bandas musicais e grupos parceiros, como Satyros e Os Crespos, para encenar 100 histórias, em dez apresentações nas ruas de São Paulo.

O processo alimenta a peça Decameron, que estreia em 26 abril no Espaço Parlapatões. O espetáculo vai sintetizar antropofagicamente a pesquisa e todas as experimentações da Ocupação Decameron, além de incluir visões trocadas na interlocução com os temas, grupos e artistas convidados.

Os dez dias da ocupação representam um investimento concreto na relação histórica dos Parlapatões com o teatro de rua e com o entorno de sua sede, reafirmando o significado democrático dos espaços públicos da cidade. A Ocupação Decameron é uma realização do grupo pelo Programa de Fomento ao Teatro da cidade de São Paulo.

Confira a programação completa, sempre com ingressos gratuitos

Serviço

Dias 16 e 17/03, às 17h
Duração: 60 minutos
Praça Roosevelt

Dias 23 e 24 /03, às 17h
Duração: 60 minutos
Parque Augusta

01 e 02/4, às 12h (meio-dia)
Duração: 60 minutos
Escadaria do Theatro Municipal

Dias 06 e 07/04, às 17h
Duração: 60 minutos
Parque Augusta

Dias 13 e 14/04, às 17h
Duração: 60 minutos
Praça Roosevelt

[acf_release]
[acf_link_para_comprar]

Ficha Técnica

[acf_ficha_tecnica]

Serviço

[acf_servico]