Peça marca estreia como dramaturgo do sociólogo Reginaldo Prandi, que se inspirou também nos pecados capitais de “O Inferno”, de Dante Alighieri, e nos sete pecados capitais bíblicos
Por Ubiratan Brasil
Conhecido por seu criterioso trabalho sociológico (recentemente lançou o livro Brasil Africano: orixás, sacerdotes, seguidores, que contempla as religiões afro-brasileiras, abordando deuses, rituais e transformações que acompanharam a sociedade nesse período), o professor Reginaldo Prandi não imaginava que, aos 79 anos, também se aventurasse pelo teatro. Sua estreia na dramaturgia acontece com Os Pecados da Salvação, que inicia temporada na Casa Coletivo Comum, em São Paulo.
Inspirada nos pecados capitais de O Inferno, de Dante Alighieri, nos sete pecados capitais bíblicos e nas problemas cotidianos da vida moderna, a peça tem como ponto de partida a saída de uma mãe de casa levando a cabra da família para cruzar com o bode de um vizinho. Mas ela nunca mais retorna. Os dois filhos, jovens adultos, iniciam uma busca desesperada por ela. Ao longo do caminho, eles se deparam com situações desconhecidas que os levam a atos impróprios e até criminosos, tudo em nome da Mãe.

Como seria esperado na obra de um sociólogo, à medida que a jornada avança, a interioridade de cada um dos irmãos se revela. Eles não são mais os jovens inocentes, tornando-se reflexos de uma sociedade repleta de crueldade, desonestidade, egoísmo, hipocrisia, cinismo, ganância e violência. A peça emerge como uma reflexão poderosa sobre a condição humana e os dilemas morais que enfrentamos diariamente.
“Eu já há algum tempo venho pesquisando a obra do Prandi, a sua escrita me fascina. Surgiu então a oportunidade de convidá-lo para assinar a dramaturgia, e ele aceitou. Nossa troca tem sido muito produtiva e estou certo de que estamos entregando um espetáculo que dialoga intensamente com sua obra”, comenta o ator e idealizador do projeto Rico Malta. Com um ato e dez cenas, o espetáculo é estrelado por Malta e Zaqueu Machado nos papeis dos dois irmãos.
Serviço
Os Pecados da Salvação
Casa Coletivo Comum. Rua Conselheiro Carrão, 288
Quartas-feiras, 20h30. R$ 80
Até 30 de abril (estreia 26 de março)