O melhor do teatro está aqui

HANNA - BANNER-MORENTEFORTE-3033X375-

“oS MambembeS” brinca com o prazer e a luta para se fazer teatro

Sinopse

Comédia está em cartaz no Tuca depois de uma turnê por praças e ruas de cinco Estados com um trupe formada por Claudia Abreu, Deborah Evelyn, Jui Huang, Julia Lemmertz, Leandro Santanna, Orã Figueiredo e Paulo Betti, sob a direção de Emilio de Mello

Por Ubiratan Brasil (publicada em 5 de novembro de 2025)

Quando encontrou o amigo e diretor Emilio de Mello em uma cerimônia de premiação do cinema há alguns anos, a atriz e diretora Claudia Abreu comentou sobre um sonho antigo: montar a peça O Mambembe, escrita em 1904 por Artur Azevedo, em locais abertos, como praças e ruas. “Ele imediatamente respondeu que tinha o mesmo desejo. Animados, começamos a convidar amigos para a empreitada”, conta ela que, ao lado de Deborah Evelyn, Jui Huang, Julia Lemmertz, Leandro Santanna, Orã Figueiredo e Paulo Betti, levantaram o espetáculo oS MambembeS, sob a direção de Mello.

Agora em cartaz em um teatro fechado, o Tuca, em São Paulo, a peça percorreu, desde novembro do ano passado, locais abertos de cidades do Maranhão, Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em 35 apresentações, alcançaram um público estimado em mais de 30 mil pessoas. “Tivemos a emoção de conhecer pessoas que jamais tinham visto uma peça na vida”, conta Figueiredo. “E que ficaram maravilhadas, esperando uma nova apresentação nossa”, completa Betti.

Orã Figueiredo e Claudia Abreu em cena do espetáculo oS MambembeS. Foto Roberto Setton

Mesmo experiente em artes diversas (cinema, televisão, teatro), a trupe participou de uma experiência marcante. “Nenhum de nós é o mesmo depois dessas apresentações”, conta Claudia Abreu, que produz a empreitada ao lado de Mello e de Arlindo Bezerra, sócio e também diretor de produção. Basicamente, o grupo viaja de cidade em cidade em um ônibus adaptado, que serve de camarim e palco, além de meio de transporte.

O primeiro desafio foi o de condensar 80 personagens em apenas seis atores em uma encenação marcada pelo revezamento de papéis, pelo jogo cênico e pela celebração da liberdade criativa do teatro. “O Mambembe é um clássico brasileiro. Fizemos um espetáculo pensando no público em geral, seja ele popular, sofisticado e de todas as idades”, diz Mello.

Na trama, o ator-empresário Frazão convida Laudelina Pires, uma jovem e talentosa atriz amadora, para ser a primeira-dama de sua companhia itinerante. Ao saírem em turnê pelo interior do país, os artistas se deparam com o Brasil dos coronéis, e passam a depender da boa vontade dos poderes locais para o sucesso de sua viagem. Por orientação de Mello, os atores se revezam nos personagens, proporcionando uma experiência mais completa.

O elenco da peça oS MambembeS. Foto Elisa Maciel

Durante a turnê, aprenderam a conviver com adversidades como espectadores falantes e a presença de animais como cachorros e cavalos. “Em compensação, a gente chegou a se apresentar sob um lindo luar e com um delicioso vento fresco”, lembra Julia Lemmertz, que ensinou os companheiros a prática de uma maquiagem rápida e eficiente.

A temporada no Tuca foi prorrogada até o final de novembro e a trupe planeja voltar a colocar o pé na estrada no próximo ano. “Dependemos, porém, de patrocínio e do apoio das prefeituras das cidades”, conta Claudia.

Serviço

oS MambembeS

Teatro Tuca. Rua Monte Alegre, 1024

Sextas, 21h. Sábados, 20h. Domingos, 17h. R$ 160

Até 30 de novembro (estreou 11 de outubro)

[acf_release]
[acf_link_para_comprar]

Ficha Técnica

[acf_ficha_tecnica]

Serviço

[acf_servico]