O melhor do teatro está aqui

Ciranda_TOPO_CANALMF_3033x375 (1)

“O Segredo de Brokeback Mountain” traz a dor de um amor emotivo e proibido

Sinopse

Conto que inspirou filme de sucesso também ilumina peça que chega ao Teatro Itália com direção de Moacyr Góes e Marcéu Pierrotti e Júlio Oliveira nos papéis principais

Por Ubiratan Brasil (publicada em 2 de fevereiro de 2026)

O filme O Segredo de Brokeback Mountain levou três estatuetas na premiação do Oscar de 2005, incluindo de melhor roteiro adaptado porque a trama partiu de um conto da escritora americana Anne Proulx. O sucesso do longa estrelado por Heath Ledger e Jake Gyllenhaal chegou também ao teatro, com uma montagem produzida em Londres, em 2023, com Mike Faist e Lucas Hedges nos papéis principais. E agora ocupa também uma sala paulistana, a do Teatro Itália, com Marcéu Pierrotti e Júlio Oliveira.

Publicado originalmente na edição de 13 de outubro de 1997 da revista New Yorker, o conto relata o amor entre dois jovens – Jack Twist (Oliveira) e Ennis del Mar (Pierrotti) – iniciado em 1963, quando foram cuidar de ovelhas em Brokeback Mountain. Apesar do preconceito da sociedade rural, eles sustentaram o relacionamento secreto, durante breves encontros em lugares isolados, pelas duas décadas seguintes.

Conduzida por um narrador onisciente, a história incorpora localidades reais do Wyoming. “Estou sempre atenta às diferenças entre o que as pessoas esperavam, o que elas pensavam sobre si mesmas e o que de fato lhes ocorreu”, disse Annie sobre Brokeback Mountain.

Marcéu Pierrotti e Júlio Oliveira em O Segredo de Brokeback Mountain. Foto Terci Melo

É justamente essa expectativa frustrada que torna amargo, ainda que belo, o relacionamento entre Twist e Del Mar. Na montagem em cartaz em São Paulo, Oliveira e Pierrotti alternam com sensibilidade – e sem sensacionalismo – a paixão e o receio de um romance considerado imoral na época. Na direção, o veterano Moacyr Góes não se preocupa em marcar a passagem do tempo, apenas a alternância de espaços, o que acontece com o uso de totens de madeira.

Para reforçar o sentimentalismo da história, uma banda (formada por Breno Ganz, Milena Suzano e Júlia Maez) se apresenta ao vivo, pontuando ainda a troca de cenas. O Segredo de Brokeback Mountain mantém, em sua essência teatral, uma proposta que redefiniu o cinema queer para um público mais amplo e se revela ainda mais importante diante de crimes de homofobia praticados ainda em números superlativos no Brasil.

O que aqueles dois jovem conhecem de amor é punição por crimes imaginários e uma religião local que oferece as lágrimas de perdão de Jesus em vez de afeto. E, no entanto, sozinhos com apenas as ovelhas e a montanha, eles logo se apaixonam quase violentamente. Paixão que vai cravar a tristeza em suas trajetórias até o fim.

Serviço

O Segredo de Brokeback Mountain

Teatro Itália. Avenida Ipiranga, 344

Quartas e quintas, 20h. R$ 100

Até 26 de março (estreou em 14 de janeiro)

[acf_release]
[acf_link_para_comprar]

Ficha Técnica

[acf_ficha_tecnica]

Serviço

[acf_servico]