O melhor do teatro está aqui

“O Pássaro Azul”, obra simbolista de 1908, é adaptada para o teatro infantojuvenil

Sinopse

Com direção de Kleber Montanheiro, “A Jornada Em Busca do Pássaro Azul” mostra para os mais jovens a incrível aventura que é viver

Por Redação Canal Teatro MF

O simbolismo surgiu na França no final do século XIX em oposição ao naturalismo, característico dos romances escritos por Émile Zola. Esse movimento de poetas passou a valorizar as emoções em detrimento à razão em suas criações artísticas e influenciou também as artes cênicas. O maior nome do teatro simbolista foi o poeta, dramaturgo, ensaísta belga e Prêmio Nobel de Literatura Maurice Maeterlinck (1862-1949).

Um de seus principais textos, O Pássaro Azul, escrito em 1908, foi amplamente adaptado para diversos meios: ópera, peça de rádio, anime, quadrinhos e, no cinema, em 1940, foi protagonizado pela menina atriz Shirley Temple. Já no Brasil, a primeira publicação do livro com essa obra foi feita em 1962, com tradução do poeta Carlos Drumond de Andrade

Cena do infantojuvenil A Jornada Em Busca do Pássaro Azul. Foto Heloisa Bortz

Tantas reproduções de uma obra teatral escrita no século passado não foram suficientes. Agora é a vez do público acompanhar no teatro infantojuvenil a jornada onírica de Tiltil e Mitil, que partem em busca do Pássaro Azul para dá-la à fada Beliruna como única alternativa para curar a filha dela, que sofre de desesperança.

A Jornada Em Busca do Pássaro Azul é o novo título que tem adaptação de Angela Ribeiro, com direção de Kleber Montanheiro (que recentemente comandou uma bem-sucedida versão do musical Cabaret) e estreia no Teatro Arthur Azevedo para depois seguir temporada no Alfredo Mesquita. No elenco estão Márcia de Oliveira, Angela Ribeiro, Monique Carvalho, Caio D’Aguilar, Heitor Goldflus e Ton Prado. 

Cena do infantojuvenil A Jornada Em Busca do Pássaro Azul. Foto Heloisa Bortz

Ao aceitar a grande missão oferecida pela fada, as duas crianças embarcam numa viagem fantástica pelo mundo dos sonhos, acompanhadas por um cão e uma gata, além do pão e da luz. Elas atravessam diferentes tempos e mundos como o País da Saudade, o Jardim das Felicidades, o Palácio da Noite, entre outros, aprendendo o verdadeiro sentido por trás da enorme aventura que é viver.

Por meio dos elementos tão característicos do que foi denominado simbolismo, como o interesse em compreender diversos aspectos da alma humana, exaltando uma realidade subjetiva pelo universo inconsciente, a montagem quer apresentar uma arte mais pessoal, emocional e misteriosa, criando paralelos com a incrível aventura que é viver, o que inclui acertos, erros, o sentido da amizade e sentimentos como generosidade, egoísmo, dores, alegrias, angústias e perdão.

Serviço

A Jornada Em Busca do Pássaro Azul

Teatro Arthur Azevedo. Rua Paes de Barros, 955 – Mooca
Sábados e domingos, 16h. Ingresso grátis. Retirada de ingressos na bilheteria 1h antes
10 de agosto a 1º de setembro

Teatro Alfredo Mesquita. Avenida Santos Dumont, 1770 – Santana
Sábados e domingos, 16h. Ingresso grátis. Retirada de ingressos na bilheteria 1h antes
7 a 29 de setembro

[acf_release]
[acf_link_para_comprar]

Ficha Técnica

[acf_ficha_tecnica]

Serviço

[acf_servico]