O melhor do teatro está aqui

“Não Conta Pra Ninguém” reflete sobre o silêncio de mulheres em situações de abuso

Sinopse

Espetáculo retrata um drama pessoal vivido pela atriz Helga Nemetik e mostra como ela deu a volta por cima

Por Redação Canal Teatro MF

O teatro é um poderoso reflexo da sociedade, apontando suas mazelas e também suas qualidades. Idealizado e protagonizado pela atriz e cantora Helga Nemetik, com dramaturgia de Juliana Rosenthal e direção de Michelle Ferreira, o espetáculo Não Conta Pra Ninguém retrata um drama pessoal vivido pela atriz e como ela deu a volta por cima. Depois de ser grande sucesso de público e crítica, a peça volta para nova temporada, agora no espaço Cia da Revista.  

No espetáculo, uma talentosa atriz de musicais está prestes a fazer uma audição para o papel de sua vida. Nesse momento, porém, ela descobre que não consegue mais cantar. E, depois de muita investigação, constata que a causa do problema vocal pode não ser física. Determinada a recuperar sua voz, ela tem como única alternativa encarar os segredos do passado.

Helga Nemetik no monólogo Não Conte Pra Ninguém. Foto Rodrigo Lopes

“Nunca contei a ninguém sobre o abuso sexual que sofri na primeira infância, uma fase em que descobertas e afetos são levados para o resto da vida. Quantas mulheres próximas a você passaram por situações como essa e você nunca imaginou?”, indaga Helga Nemetik. Assim, o espetáculo apresenta experiência reflexiva sobre o silenciamento das mulheres em situações de abuso.

Abusar de uma criança ou de uma mulher adulta é retirar seu direito sobre o próprio corpo, seja pela força ou pela manipulação das emoções.

Helga Nemetik em cena de Não Conta Pra Ninguém. Foto Jessica Mancini

A violência sexual é um crime que acontece frequentemente na infância e no início da adolescência. Entre 2017 e 2020, foram registrados 179.277 casos de estupro ou estupro de vulnerável, com vítimas de até 19 anos – média de quase 45 mil casos por ano. Crianças de até 10 anos somam 62 mil das vítimas nesses quatro anos – ou seja, um terço do total.

“Com esse trabalho, queremos incentivar mulheres que sofreram abuso a denunciar, além de propor formas de amenizar as dores das mulheres que passaram por esse tipo de violência“, observa a atriz que, sem abrir mão da delicadeza, faz também um chamado às mulheres e aos homens a erguerem suas vozes.

Serviço

Não Conta Pra Ninguém

Cia da Revista. Alameda Nothmann, 1135

Sábados, 20h. Domingos, 19h. R$ 80

Até 1º de dezembro (estreia 9 de novembro)

[acf_release]
[acf_link_para_comprar]

Ficha Técnica

[acf_ficha_tecnica]

Serviço

[acf_servico]