Para marcar o final de mais um ano vitorioso do projeto “Aprendiz de Maestro”, João e Maria viram passarinhos que investigam o sumiço misterioso de Papai Noel, ao som de Bach, Haendel e outros clássicos natalinos, como “Noite Feliz”
Por Dib Carneiro Neto (publicada em 5 de dezembro de 2025)
E lá se foi mais um ano inteiro com a luminosa programação do projeto Aprendiz de Maestro, realizado para misturar música clássica e ópera com as linguagens de teatro, circo, dança e narração de histórias – tudo de olho na formação artística do público mirim. A inciativa perdura desde 2002 e é protagonizada – em parceria com o Hospital Santa Marcelina – pela Tucca, a Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer, com nada menos que 27 anos de atuação. Neste fim de semana, duas últimas apresentações marcam o fim da programação de 2025 em alto estilo e clima natalino.
Mais uma vez com texto e direção de Paulo Rogério Lopes e direção musical e regência de João Maurício Galindo, os concertos se chamarão O Papai Noel Sumiu, com um programa que terá repertório repleto de clássicos natalinos — de Joy to the World (Haendel) e Jesus Alegria dos Homens (Bach) a obras brasileiras como Boas Festas (Assis Valente). Também aparecem no roteiro canções emblemáticas como Sleigh Ride, We Wish a Merry Christmas, Jingle Bells e Noite Feliz.
No enredo tramado pelo dramaturgo, o bom velhinho desaparece e dois passarinhos, João e Maria, iniciam uma investigação, contando com pistas advindas de um Presépio e de figuras como o Boneco de Neve, o Pinheirinho, a Estrela Guia e mais alguns guardiões de mistérios. Para marcar o apreço das crianças por contos de fadas, a pista final não poderia ser outra: a casa de doces da Bruxa. Participação de Daniel Warren e Luciana Ramanzini, como João e Maria, da bailarina Thaíz Lima e da soprano Thay Roverso.
“O ponto de partida foi a situação de isolamento dos personagens da história original, bem como a ideia de deixarem migalhas pelo caminho”, relata Paulo Rogério Lopes. “Isso foi o que sugeriu pistas para uma história de detetives, que leva o casal de irmãos a descobrir o melhor presente de todos: a conquista de amizades verdadeiras, ainda mais nesses tempos tão polarizados”, arremata.

A nosso pedido, Paulo Rogério Lopes se arrisca a explicar a fórmula de sucesso dessa iniciativa já tão duradoura. Ele diz: “Para cada temporada do Aprendiz de Mastro, eu, como autor e diretor, e o João Maurício Galindo (maestro e diretor musical) sempre buscamos contemplar as mesmas linhas conceituais, como ter algo da biografia de algum(a) compositor(a); momentos didáticos com curiosidades sobre o funcionamento de uma orquestra; elementos de Balé e de Ópera, além de algo com música popular. Tudo que contribua para fazer os pequenos curtirem a convivência com a música de concerto”.
Ele cita exemplos de como tudo isso se passou em 2025: “Tivemos a história do incrível compositor Ernesto Nazareth contada como se fosse um filme inventado dentro da estrutura do Alice no País das Maravilhas. Também na linha biográfica tivemos um Heitor Villa-Lobos às voltas com a Marquesa de Rabicó. Em A Orquestra Cresceu, veio o lado didático, mostrando o nascimento e o crescimento de uma orquestra como se fosse uma semente que cria raízes, brota e cresce em uma árvore frutífera. Outro episódio dentro da linha didática foi o Bate, Bate, Coração tratando da importância dos instrumentos de percussão. Na linha de apresentarmos uma Ópera para o púbico infantil, a obra escolhida foi O Morcego, de Johann Strauss Jr. E assim por diante.”
Para o ano que vem, alguns dos concertos previstos são: Ernesto no País das Melodias, Rapsódia Sertaneja, Pétia, o Patinho Feio, Nas trilhas do Cinema e os inéditos Fígaro e Seus Amigos, Uma Festa no Castelo, Aprendiz de Feiticeiro e A Volta ao Mundo com Mamãe Noel.
Serviço
Aprendiz de Maestro – Tucca
Espetáculo: O Papai Noel Sumiu
Teatro Cultura Artística. Rua Nestor Pestana, 196
Sábado e domingo, 06 e 07 de dezembro, 11h. R$ 30 / R$ 110
Ingressos: https://tucca.org.br/aprendizdemaestro25anos/
