O melhor do teatro está aqui

2

“Mural da Memória” traz o julgamento de desaparecimentos ocorridos na ditadura

Sinopse

Peça encerra os 11 anos de pesquisa do LABTD sobre a ditadura militar e reúne informações de processo, criação e contexto histórico do trabalho

Por Redação Canal Teatro MF (publicada em 2 de dezembro de 2025)

Com dramaturgia de Ave Terrena e direção de Diego Moschkovich, a peça Mural da Memória mergulha nos efeitos da ditadura militar na sociedade brasileira e seu impacto que ainda vigora. Fruto do LABTD – Laboratório de Técnica Dramática, o espetáculo parte da revogação da Lei da Anistia, quando casos de desaparecimentos da ditadura passam a ser julgados.

Um general 4 estrelas, acusado de ocultar três corpos, é o primeiro a depor, enquanto tenta contestar os relatos das testemunhas. A obra dialoga com peças anteriores do LABTD e constrói uma estrutura muralista, reunindo personagens de diferentes origens impactadas pelo regime. O espetáculo será apresentado gratuitamente no Espaço Estelar Teatro, em São Paulo.

A partir de depoimentos das testemunhas, o público conhece histórias de três pessoas completamente diferentes entre si – um locutor de rádio, uma militante da luta armada e uma prostituta travesti – que logo se descobre que são desaparecidos políticos. A ficção se baseia em entrevistas com ativistas e sobreviventes, leitura de arquivos da Comissão da Verdade e pesquisas sobre várzea, Copa de 1970, perseguições às travestis e rádios independentes.

Cena do espetáculo Mural da Memória. Foto Renato Mangolin

A trilha sonora é executada ao vivo, com instrumentos convencionais e outros incomuns. A direção de movimento, de Danna Lisboa, integra elementos das danças urbanas e da comunidade Ballroom à linguagem cênica.

O texto da peça foi publicado em livro, pela editora Javali, que será lançado no dia 6 de dezembro, na Livraria Megafauna, em São Paulo. A publicação registra a peça que encerra os 11 anos de pesquisa do LABTD sobre a Ditadura Militar e reúne informações de processo, criação e contexto histórico do trabalho. Ainda em dezembro, Mural da Memória também participa da Mostra 2025 Em Cena no Teatro Arthur de Azevedo, dias 13 e 14 de dezembro (sábado e domingo), às 20h.

Serviço

Mural da Memória

Espaço Estelar Teatro. Rua Treze de Maio, 120
Sessões nos dias 2, 3, 4, 8, 9 e 11 de dezembro, às 17h30 e às 20h. Grátis

Mostra 2025 Em Cena
Teatro Arthur Azevedo – Multiuso. Av. Paes de Barros, 955
Dias 13 e 14/12, sábado e domingo, 20h. Grátis

[acf_release]
[acf_link_para_comprar]

Ficha Técnica

[acf_ficha_tecnica]

Serviço

[acf_servico]