Musical em cartaz no 033 Rooftop, no Complexo JK Iguatemi, mostra desde as origens humildes e atribuladas dos quatro integrantes em Nova Jersey até se tornarem estrelas internacionais
Por Ubiratan Brasil (publicada em 5 de agosto de 2025)
O musical Jersey Boys – A História De Frankie Valli e Os Four Seasons conta uma história de resistência e superação. A montagem que, na Broadway, ganhou quatro prêmios Tony – incluindo o de “Melhor Musical” – conta a história do grupo Os Four Seasons, grande fenômeno dos anos 1960, com diversos hits como Can’t Take My Eyes Off You, Sherry, Walk Like a Man, Big Girls Don’t Cry e Beggin’ (conhecida pela nova geração pela regravação da banda Måneskin).
A versão brasileira está em cartaz no espaço alternativo do 033 Rooftop, localizado dentro do Complexo JK Iguatemi em São Paulo, e segue a jornada de Frankie Valli, Tommy DeVito, Bob Gaudio e Nick Massi. “A história deles é muito interessante e é contada com a estrutura típica de um musical, ou seja, por meio de canções, mas também por meio da dramaturgia, especialmente no segundo ato, quando as músicas são mais ilustrativas e o diálogo é que domina”, comenta o diretor geral do espetáculo, o americano Fred Hanson.

Jersey Boys é ousado por ser uma história completa dos quatro membros fundadores, incluindo seus laços com a máfia local em Nova Jersey, as brigas internas entre os membros do grupo e o papel crucial que cada um deles desempenhou para que o The Four Seasons realmente se consolidasse.
Tudo começou em 1956, quando Valli (Henrique Moretzsohn) juntou-se ao grupo iniciante de DeVito (Velson D’Souza). Em 1960, Gaudio (Artur Volpi) e Nick Massi (Bruno Narchi) se juntaram e a banda se autodenominou Four Seasons. Dois anos depois, lançaram seu álbum de estreia, Sherry & 11 Others, que rendeu três singles em primeiro lugar. “É a história desses caras italianos, com um background criminoso e que encontram um lugar da música para se reunir e ter uma sintonia”, comenta Narchi.
“Eles foram criados na rua e a arte, de uma certa forma, os salvou”, completa Velson, cujo personagem, DeVito, lidava com pequenos delitos e aprimorou suas habilidades com o violão durante um período na prisão. De 1962 a 1964, o grupo igualou os Beach Boys em vendas de discos nos EUA. Eles então competiriam por popularidade com os Beatles, uma rivalidade alimentada pela gravadora compartilhada pelas bandas, a Vee-Jay.
Logo após a primeira música, Sherry, surgiram sucessos como Walk Like a Man, Big Girls Don’t Cry e Rag Doll, que explodiram nas paradas de sucesso.

Os trunfos estavam em músicas de letra de fácil compreensão, melódicas. “Eles se comunicaram com uma classe mais próxima deles”, diz Volpi. Outra força, essa essencial, era o falsete emitido por Valli, algo que destoava da forma convencional, pois era o típico tom de voz usado no complemento.
Para interpretá-lo, Moretzsohn fez uma detalhada pesquisa. “Assisti a muitas entrevistas que ele deu, buscando pontos de similaridade. Percebi também que ele sempre lutou pela permanência de todos no grupo, ressaltando a lealdade à manutenção da família, algo aprendido com os mafiosos.”
A banda, porém, não permaneceu unida durante muito tempo. DeVito deixou o grupo em abril de 1970. Ele alegou estar cansado de fazer turnês, mas mais tarde descobriu-se que havia acumulado dívidas significativas de jogo e uma conta de impostos intransponível, que Valli e Gaudio pagaram em troca de sua saída do grupo.

Rick Elice, que escreveu o roteiro de Jersey Boys junto com Marshall Brickman, explicou em uma entrevista, citando trechos da peça, que “eles eram os operários da fábrica, os caminhoneiros. Os garotos que abasteciam em postos, que fritavam hambúrgueres. A garota bonita com olheiras atrás do balcão da lanchonete”.
Com destaque para os altos e baixos da carreira da banda, o musical inclui os sucessos estrondosos, os desafios pessoais e os conflitos internos que o grupo enfrentou.
Serviço
Jersey Boys – A História de Frankie Valli e Os Four Seasons
033 Rooftop (Complexo JK Iguatemi). Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041
Sexta, 20h30. Sábado, 15h30 e 19h30. Domingo, 15h30 e 19h30. R$ 50 / R$ 350
Até 28 de setembro (estreou em 2 de agosto)
