Caixa Cultural de São Paulo
Apresenta
Companhia Carroça de Mamulengos
em
FELINDA
A Companhia Carroça de Mamulengos se apresenta na cidade com o espetáculo Felinda, de 12 de fevereiro a 02 de março de 2014, de quarta a domingo às 19h15, na Caixa Cultural de São Paulo. E domingo, 02 de março, sessão extra às 16h.
A Companhia realizará também uma oficina de Brinquedos e Brincadeiras, no dia 1º de março às 15h, onde através do resgate do brincar simples e lúdico, se ensinará a construir manualmente brinquedos tradicionais, como o roi-roi, currupio, pião, Mané gostoso, João Teimoso, entre outros, utilizando materiais reciclados.
Felinda, uma moça nem feia e nem linda, um dia sonhou em fugir com um circo que se apresentou em sua cidade. Fez suas malas, mas, quando foi procurá-lo, o circo já havia baixado a lona e partido. Vendo-se sozinha, desatinou: esqueceu seu nome e de onde vinha. Só não esqueceu o circo e, a vida toda, continuou esperando por seu sonho. E para fazer este sonho se tornar realidade, a Companhia se apresenta na cidade com este espetáculo que estreou em 2010.
Nele o circo surge trazendo uma charanga de palhaços, duas duplas de gêmeos, uma bailarina tímida, bonecos reais e seres imaginários que rondam o picadeiro de sua memória. No palco Schirley França, Maria Gomide, Francisco Gomide, João Gomide, Pedro Gomide, Matheus Gomide, Isabel Gomide, Luzia Gomide, todos membros da família.
Diz Maria Gomide, uma das filhas e representante da Companhia Carroça de Mamulengos. “Essa montagem é um reflexo lúdico da nossa trajetória que, em 2014, completa 38 anos. Em cena estamos todos juntos, três gerações da nossa família, que se esforça em colorir corações não somente nos teatros, mas nas ruas e praças de diversas cidades do Brasil afora”, complementa.
Sob a gestão dos filhos, nascidos e criados em cena, a Companhia atualmente sediada no Rio de Janeiro está em processo de implementação de uma nova sede oficial em um sitio no Cariri cearense.
A Companhia Carroça de Mamulengos
A Carroça de Mamulengos nasceu em 1977, em Brasília, depois do primeiro contato de Carlos Gomide com uma das mais tradicionais formas de teatro genuinamente brasileiras: o teatro de mamulengos. Em 1978, Carlos conheceu Antônio do Babau, mestre bonequeiro que o estimulou a viajar ao nordeste a fim de aprofundar seu aprendizado e beber nas raízes que passariam a ser o norte de criação de seus trabalhos. Com o mestre Antônio do Babau em Mari, na Paraíba, amadureceu seu domínio da linguagem do Mamulengo. O nome Carroça de Mamulengos reflete a importância dessa vivência.
Em 1982, Carlos conheceu a atriz Schirley França, que se tornou sua companheira e passou a integrar o grupo. Com o nascimento dos filhos: Maria, Antonio, Francisco, João, Pedro, Mateus, Luzia e Isabel, houve a necessidade de criar uma concepção cênica que possibilitasse a participação dos filhos dentro de uma consciência de que vida e arte se complementam. O grupo é o único que temos notícia a manter essa tradição que remonta à Idade Média, de desenvolver um fazer teatral familiar onde as técnicas teatrais são passadas de geração para geração, como “Saltimbancos Modernos’. Foi assim que, sempre em função de seu cotidiano, a música, os bonecos gigantes, os bonecos de vestir e os elementos circenses foram incorporados nos espetáculos – brincantes do grupo.
Ao longo de sua história, a Companhia vem lapidando uma linguagem estética singular e singela, mas ao mesmo tempo sofisticada e elaborada que une o popular e o erudito, de comunicação direta e afetiva com um público fiel. Com trinta e sete anos completos de estrada a companhia vem trabalhando, em seu processo criativo e artístico, pela preservação das festas e folguedos brasileiros, apresentando espetáculos, autos e cortejos tradicionais em diversas regiões do país.
A Família/Companhia Carroça de Mamulengos, incorporou à sua formação os músicos Beto Lemos e Ana Rosa Guedes que juntos se reúnem para “brincar”. Uma trupe de artistas itinerantes, que vem lapidando uma linguagem estética singular e singela, mas ao mesmo tempo sofisticada e elaborada que une o popular e o erudito, de comunicação direta e afetiva com um público fiel; vive exclusivamente de/ para sua arte, celebrando a riqueza cultural e a simplicidade do povo brasileiro.
A Carroça de Mamulengos tem em seu repertório os seguintes espetáculos: “Mamulengo é terno divino” (1980); “Seja noite ou seja dia, viva o palhaço Alegria” (1982); “Os quatro elementos” (1992); “Histórias teatro e circo” (1996); “Os Afilhados do Padrinho” (2003); “Cantar, brincar, Alimento e Vida” (2008), “Felinda” (2010), Pano de Roda (2012). No ano de 2010 o espetáculo “Histórias de Teatro e Circo” foi eleito como melhor espetáculo pelo voto popular no FIL – Festival Internacional de Londrina. A Cia Carroça de Mamulengos foi contemplada pelo edital da Petrobras de Manutenção de Companhias desde o ano de 2011.
Direção: Alessandra Vannucci, Cia Carroça de Mamulengos
Direção musical:Beto Lemos
Roteiro: Cia Carroça de Mamulengos, Alessandra Vannucci, Rosyane Trotta
Atores-brincantes: Schirley França, Maria Gomide, Francisco Gomide, João Gomide, Pedro Gomide, Matheus Gomide, Isabel Gomide, Luzia Gomide.
Músicos em cena: Ranier Oliveira
Figurinos: Zaza Isaias
Bonecos e máscara: Carlos Gomide
Composição e arranjo: Beto Lemos
Figurino dos bonecos: Schirley França
Cenário: Cia Carroça de Mamulengos, Fernando Mello
Contra-regra: Ellen Nascimento de Carvalho
Iluminação: João Gioia
Sonorização: Pedro Nuccini
Programador visual: Flavia Correia
Produção Executiva: Maria Albergaria
Direção de Produção: Sergio Sabóia
FELINDA
Companhia Carroça de Mamulengos
Caixa Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111 – Centro
Informações: 3321.4400
De quarta a domingo às 19h15
(sessão extra: domingo 02 de março às 16h)
Entrada gratuita
(retirada de ingresso com uma hora de antecedência no local)
Duração: 70 minutos
Classificação: livre
Curta Temporada:
De 12 de fevereiro a 02 de março de 2014
Oficina Brinquedos e Brincadeiras
A oficina acontecerá no ultimo sábado da temporada
1º de março de 2014, às 15h
Classificação livre
3h de duração
30 vagas disponíveis
Inscrição através do site e facebook da
Companhia Carroça de Mamulengos