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Falta de diálogo provoca o riso em “Uma Semana, Nada Mais”

Sinopse

Comédia estrelada por Sophia Abrahão, Leandro Luna e Beto Schultz, em cartaz no Teatro UOL, discute com graça os limites dos relacionamentos afetivos contemporâneos

Por Redação Canal Teatro MF (publicada em 30 de setembro de 2025)

Um dos gêneros mais bem sucedidos no teatro mundial, a comédia de erros é uma narrativa farsesca na qual os personagens se envolvem em uma sequência de mal entendidos, de erros cometidos por uma ou mais pessoas reunidas. A expressão refere-se principalmente à peça Comédia de Erros, de William Shakespeare, que gira em torno de confusões hilariantes causadas pela semelhança entre dois pares de irmãos gêmeos, que são separados na infância e se reencontram na mesma cidade.

Um bom exemplo de como erros podem produzir humor está na peça Uma Semana, Nada Mais, em cartaz no Teatro UOL, em São Paulo. A montagem é uma adaptação da comédia francesa de Clément Michel, com direção de João Fonseca e tradução de Priscilla Squeff. Na trama, Pablo (Leandro Luna) pede ao seu melhor amigo Martín (Beto Schultz) que vá morar com ele e sua namorada Sofía (Sophia Abrahão). O objetivo é claro: desestabilizar a relação para provocar o fim do namoro. O plano se estende por uma semana – tempo suficiente para expor fragilidades, egoísmos e contradições dos três personagens.

Leadro Luna, Beto Schultz e Sophia Abrahão em Uma Semana, Nada Mais. Foto Caio Gallucci

A convivência forçada serve de pano de fundo para discutir os limites dos relacionamentos afetivos contemporâneos, por meio do humor, revelando as mudanças de intenções: quem antes queria a separação, agora não quer mais. Ao contrário da outra pessoa, antes resistente à dissolução do relacionamento, mas agora, com a presença de uma terceira pessoa, muda de opinião.

Para João Fonseca, o interesse pela peça veio do modo como a trama se desdobra. “A forma surpreendente e divertida de como vai se desenrolando a história foi o que mais me atraiu”, comenta. Ele destaca ainda a importância do equilíbrio entre comicidade e desconforto. “Trabalhamos o ritmo cômico aproveitando ao máximo as situações propostas, para que o humor surja naturalmente, sem exageros.”

Sophia Abrahão aponta a ausência de comunicação como tema central do espetáculo. “O que me chama muito atenção é o retrato de como as pessoas podem se desconectar. Todas as confusões que acontecem na peça são por falta de diálogo. As situações vão ficando cada vez mais absurdas porque faltou comunicação. Gostaria muito que o público refletisse sobre isso”, afirma.

Outra cena da peça Uma Semana, Nada Mais, com direção de João Fonseca. Foto Caio Gallucci

Para o ator Leandro Luna, o espetáculo levanta questões sobre padrões afetivos e relações sociais. “Todos nós nos encaixamos em um tipo de padrão de relacionamento. A peça apresenta de forma explicita, caraterísticas que se enquadram nesses padrões e nos fazem refletir sobre como estamos nos relacionando nos dias de hoje, em como reagimos ao lidar com os nossos medos e inseguranças, e o quanto conseguimos ser verdadeiros nas nossas relações.”

Beto Schultz destaca a importância da confiança. “Acho que a reflexão que fica é que a verdade se prova, mais uma vez, peça essencial para qualquer relação, seja ela de amizade, profissional ou amorosa. Muitas vezes tomamos importantes decisões sem pensar e refletir o que pode causar problemas difíceis de resolver.”

Serviço

Uma Semana, Nada Mais

Teatro UOL. Shopping Pátio Higienópolis, Avenida Higienópolis, 618

Sábados e domingos, 18h. R$ 100

Até 26 de outubro (estreou em 6 de setembro)

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Ficha Técnica

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Serviço

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