A INCRIVEL VIAGEM DO QUINTAL

O melhor do teatro está aqui

A INCRIVEL VIAGEM DO QUINTAL

Fabiana Karla e Tania Bondezan encenam “Radojka – Uma Comédia Friamente Calculada”

Sinopse

Texto uruguaio, já montado em 15 países, ganha montagem brasileira expondo a questão da idade no mundo do trabalho por meio de um humor insólito e cheio de surpresas, típicas das comédias de situação

Por Redação Canal Teatro MF

O mundo está envelhecendo. A população com mais de 65 anos está aumentando mais rápido do que as pessoas jovens. Isso tem repercutido de forma bastante preocupante, principalmente quando identificamos no mundo do trabalho corporativo, a insistência em se manter em seus quadros de funcionários os mais jovens em detrimento às pessoas com mais idade

No mundo das artes, esse tema tem vindo à tona. O cinema tem olhado pra isso. Na última edição do Globo de Ouro, a atriz Demi Moore, de 62 anos, ganhou o prêmio de melhor atriz em filme musical ou comédia por sua atuação no filme A Substância, que expõe de maneira grotesca o desespero de uma mulher em manter o seu corpo cada vez mais jovem. 

Fabiana Karla e Tania Bondezan em Radojka – Uma Comédia Friamente Calculada. Foto João Caldas

Olhando pra isso, mas por uma perspectiva cômica e vislumbrando outras problemáticas, os autores uruguaios Fernando Schmidt e Christian Ibarzabal escreveram Radojka – Uma Comédia Friamente Calculada, que estreou em 2016 em Montevidéu e já ganhou diversas montagens em vários países. Aqui no Brasil, ele apresentou o texto para a atriz Tania Bondezan que, em sua primeira leitura, já se divertiu muito e convidou o diretor Odilon Wagner para a encenação. Agora o espetáculo vai pra sua segunda temporada no Teatro Sérgio Cardoso.

Neste insólito texto de humor cáustico, Glória e Lúcia, vividas por Bondezan e Fabiana Karla, que nesta nova temporada substituiu a atriz Marisa Orth, são cuidadoras que trabalham em turnos diferentes para cuidar de Radojka, uma idosa sérvia que vive longe da família. Tudo funciona maravilhosamente bem até que, em uma manhã, Glória descobre que Radojka, após um fatídico acidente doméstico, faleceu. 

Tania Bondezan e Fabiana Karla com o diretor Odilon Wagner de Radojka – Uma Comédia Friamente Calculada. Foto João Caldas

É uma comédia inteligente, baseada nos planos delirantes que tanto Glória quanto Lúcia estão tramando para não perder o emprego, o que acaba resultando em situações bizarras. O desespero de perder o emprego em uma certa idade, o duplo padrão, a ganância e a impunidade que certas situações dão como desculpa para quebrar nosso sistema de crenças e valores são temas apresentados pela obra. 

Sobre isso, o autor Fernando Schmidt comenta: “É a nossa primeira experiência teatral no Brasil e esperamos que proporcione as mesmas gargalhadas que ouvimos em todas as montagens anteriores. Cada versão da peça integrou referências locais, mas sempre refletiu como é difícil conseguir um emprego depois dos 50 anos. Rir dos nossos problemas é uma forma de começar a superá-los. E se não, quem pode tirar o nosso riso?”.

Serviço

Radojka – Uma Comédia Friamente Calculada

Teatro Sergio Cardoso (Sala Nydia Lícia). Rua Rui Barbosa, 153

Sextas e sábados, 20h. Domingos, 17h. R$40 / R$120

Até 23 de fevereiro (estreia 17 de janeiro)

[acf_release]
[acf_link_para_comprar]

Ficha Técnica

[acf_ficha_tecnica]

Serviço

[acf_servico]