A influenciadora literária Courtney Henning Novak, que foi destaque nas redes sociais ao viralizar com análises sobre o escritor, ficou encantada com o espetáculo, que estreia em novembro em São Paulo
Por Ubiratan Brasil
O musical Dom Casmurro ainda está em seus primeiros ensaios, mas já ganhou um apoio de peso. Na semana passada, a escritora americana Courtney Henning Novak acompanhou as movimentações iniciais do espetáculo dirigido por Zé Henrique de Paula. A importância da visita está no fato de Courtney ter se notabilizado pelo projeto Read Around the World, no qual ela se dispõe a ler um livro de um autor de cada país do mundo em ordem alfabética. E seus vídeos que revelam uma apaixonante surpresa sobre a obra de Machado de Assis viralizaram nas redes sociais e levaram o autor brasileiro ao topo das vendas na Amazon.
Os artistas envolvidos na produção de Dom Casmurro – que tem estreia prevista para 4 de novembro, no Teatro Estúdio, em São Paulo – contataram a escritora pelas redes sociais em agosto, ao perceber a afinidade entre a visão do espetáculo e as postagens de Courtney, que enfatizavam a defesa de Capitu. É sempre bom lembrar que o livro de Machado é um dos clássicos da literatura brasileira e traz uma dúvida considerada insolúvel.
Publicado em 1899, o romance traz o envolvimento de três personagens em uma obra elogiada, entre várias qualidades, pela dúvida plantada na mente do leitor: teria Capitu traído seu marido, Bentinho, com o amigo dele, Escobar? E, desde então, leitores de diversas gerações se perguntam: o ciúme de Bentinho era mesmo justificado? Ezequiel era de fato filho de Escobar, fruto de uma aventura extraconjugal de Capitu?
Escritora e artistas do musical logo descobriram várias afinidades de opiniões e, como Courtney estaria na capital paulista na semana passada para participar do Festival Literário do Museu Judaico de São Paulo, logo foi feito o convite para acompanhar um dos ensaios. O musical, com letras e músicas de Guilherme Gila e texto de Davi Novaes, traz uma nova perspectiva ao icônico romance, valorizando também o ponto de vista de Capitu, o que chamou a atenção da influenciadora.
A expectativa era grande, pois Gila antes enviou a ela uma das canções do musical, gravada por ele próprio, e Courtney ficou encantada com a composição, expressando seu desejo de assistir à estreia. “Ela adorou a música e nos disse que gostaria muito de estar presente na estreia”, conta Gila.
Durante o ensaio, Courtney, que se declarou “100% do Time Capitu“, compartilhou suas impressões: “Eu amei! Estava um pouco nervosa, pensando ‘E se eu não gostar?’, mas fiquei arrepiada. Eles cantam muito bem, e as músicas são lindas. A Capitu é perfeita e ela definitivamente tem os ‘olhos de ressaca‘”, comentou ela, utilizando uma famosa descrição da personagem ao mencionar o trabalho da atriz Luci Salutes – Rodrigo Mercadante vai representar Bentinho.
Mesmo não entendendo as falas em português, Courtney percebeu a sincronicidade entre o musical e a obra do autor brasileiro. “Amo Machado de Assis e amo musicais, então isso faz muito sentido. Fiquei pensando ‘Como ninguém fez isso antes?’.”
Com produção de A Casa Que Fala em parceria com a Tomate Produções, Dom Casmurro está em sua fase final de um financiamento coletivo para arrecadar recursos para a montagem. Os interessados poderão fazer sua contribuição na Benfeitoria, pelo formato Tudo ou Nada, e a meta inicial é a de arrecadar R$ 30 mil. A campanha estará no ar até 7 de outubro e, para maiores informações, basta acessar @musicaldomcasmurro que vai trazer as condições e benefícios e também acompanhar as mídias do espetáculo.