O melhor do teatro está aqui

1

Experiência convenceu Claudia Raia a produzir “Mães, o Musical”; veja vídeo

Sinopse

Comédia em cartaz no Teatro das Artes oferece um olhar afetuoso e bem-humorado sobre a maternidade

Por Ubiratan Brasil (publicada em 16 de setembro de 2025)

Durante uma viagem de férias a Buenos Aires, Claudia Raia e Jarbas Homem de Melo assistiram a alguns espetáculos, mas um especial chamou atenção. “Eu ri, chorei, me emocionei. A ponto de, na saída, ligar para meu advogado pedindo para comprar os direitos de montagem no Brasil”, conta Claudia, que se tornou produtora de Mães, o Musical, já em cartaz no Teatro das Artes, no shopping Eldorado, em São Paulo.

Isso aconteceu em 2022, antes do nascimento de seu filho caçula, Luca, e também de estrelar outro espetáculo em cartaz na capital paulista, Cenas da Menopausa, ao lado de Jarbas, no Teatro Claro Mais SP. Com texto, letra e música da americana Sue Fabisch, Mães, o Musical (Motherhood, the Musical, no original) se passa durante um chá de bebê, no qual amigas compartilham suas experiências e desafios como mães. Dani (Jéssica Ellen), grávida do primeiro filho, recebe as amigas Júlia (Maria Bia), mãe e advogada workaholic; Márcia (Giovana Zotti), mãe de cinco filhos; e Tina (Helga Nemeczyk), uma mãe separada que tenta equilibrar trabalho, família e divórcio.

Maria Bia (E), Jéssica Ellen, Giovana Zotti e Helga Nemeczyk em Mães, o Musical. Foto Arthur Guterres

“São quatro tipos de situação, mas eu me inspirei em mim mesma, pois vivi todos esses momentos”, conta a autora, em entrevista à imprensa americana. De fato, ao abordar temas universais sobre a maternidade, trazendo reflexões sobre os desafios e as alegrias dessa jornada, o musical torna-se interessante não apenas para as mulheres, mas também para os homens. “Afinal, todos somos filhos”, brinca Jarbas, que dirige o espetáculo que conta com versão brasileira de Anna Toledo.

“A motivação para produzir o espetáculo Mães nasceu da minha própria experiência: ser mãe de dois filhos e viver a maternidade de forma tardia, aos 56 anos, despertou em mim uma vontade profunda de falar sobre esse universo com leveza, humor e, acima de tudo, verdade”, conta Claudia.

“O musical não romantiza a maternidade porque é uma condição que também tem suas dores, que são aliviadas pela arte. A maternidade deixa feridas que vão só cicatrizar depois de quatro, cinco anos depois do bebê ter nascido. Isso é dito no espetáculo: o peito que cai, o xixi que escapa, todas as coisas engraçadas e bizarras da maternidade”, diz ela.

Produtora desde jovem, quando percebeu que era melhor trilhar o próprio caminho, Claudia Raia notou mais dificuldade nas últimas temporadas. “Esse ano tem sido muito desafiador para o teatro musical. Todos os produtores estão enlouquecidos. Uma temporada muito difícil para captação de recursos via leis de incentivo como a Rouanet. A situação econômica do país agravada pela taxação dos Estados Unidos dificultou, além da alta de custos com produção como som e luz”, comenta.

Segundo ela, os patrocinadores que apoiavam o teatro musical começaram a migrar para outro tipo de arte. “Claro que também é importante, mas ficamos órfãos, sem os grandes patrocínios para grandes espetáculos. Então, tive que utilizar uma verba de outra produção para aplicar nesse. Foi um arranjo. Acho que foi a produção que tive mais dificuldade financeira. Na verdade, estou ainda pois foi um puxa lá, puxa daqui”, afirma Claudia que, desde o início do ano passado, quando estreou o musical Tarsila, a Brasileira, não investe em grandes produções.

Serviço

Mães, o Musical

Teatro das Artes. Shopping Eldorado. Av. Rebouças, 3970

Sexta e sábado, 20h. Domingo, 18h. R$ 25 / R$ 200

Até 2 de novembro (estreou em 5 de setembro)

[acf_release]
[acf_link_para_comprar]

Ficha Técnica

[acf_ficha_tecnica]

Serviço

[acf_servico]