canal teatro mf logo

O melhor do teatro está aqui

Search

“Era Uma Vez um Tirano” oferece reflexão lúdica sobre política e cidadania

Sinopse

Grupo Prole de Teatro retoma montagem inspirada em obra de Ana Maria Machado que trata de democracia, acesso à arte e direitos do cidadão

Por Redação Canal Teatro MF

O Grupo Prole de Teatro retomou um de seus grandes sucessos, a peça infantil Era Uma Vez Um Tirano, baseado no livro homônimo de Ana Maria Machado. A adaptação, dirigida por Bete Dorgam, acompanha três crianças que criativamente conseguem acabar com a tirania que muda a vida dos habitantes e atrapalha a liberdade das pessoas, uma reflexão lúdica sobre política e cidadania. A história oferece uma reflexão lúdica sobre política e cidadania, utilizando a concepção da plateia e a interação dos intérpretes com música ao vivo e iluminação especial.

A obra literária foi publicada em 1982, quando o Brasil ensaiava a volta ao regime democrático após anos sob uma ditadura militar. “As proibições do Tirano, lembradas no livro, estavam na memória recente de todos. E não vigoravam apenas no Brasil, mas em vários outros países vizinhos. Minha proposta para vencer a situação era simbólica, naturalmente. Mas tinha a ver com o caminho em que eu acreditava: uma festa feita com a união de toda a nação, nas suas diferentes etnias e gerações, com os recursos da memória e da criatividade artística, e com a pureza e coragem das crianças”, relata a autora Ana Maria Machado em texto publicado na segunda edição do livro.

Cena do infantil Era Uma Vez um Tirano. Foto Marcello Vitorino

Dessa forma, o Grupo Prole propõe refletir sobre assuntos que permeiam discussões contemporâneas, como democracia, acesso à arte, direitos do cidadão, liberdade de expressão, a importância do diálogo entre pessoas que têm ideias diferentes, entre outras.

O livro de Ana Maria Machado foi publicado pela editora Salamandra e, com o sucesso, ganhou até uma leitura dramática em 2002, na Alemanha, pela Berliner Ensemble, companhia do dramaturgo Bertolt Brecht. A montagem brasileira é considerada o primeiro trabalho do Grupo Prole para o público infantil.

Cena do infantil Era Uma Vez um Tirano. Foto Marcello Vitorino

A adaptação conta com as atrizes Angela Ribeiro, Katia Naiane, Bruna Aragão, Fernanda Assef, Sidney Santiago, Diego Garcias e a música ao vivo de Alexandre Mello. O projeto foi contemplado pela 18ª edição do Prêmio Zé Renato de Teatro da Secretaria da Cultura. Após cada apresentação, haverá uma espécie de roda de conversa com a equipe artística para discutir temáticas como democracia, direitos do cidadão e liberdade de expressão.

Serviço

Era Uma Vez Um Tirano

Teatro Cacilda Becker. R. Tito, 295, Lapa
Até 2 de junho, sábados e domingos, 16h

Teatro Paulo Eiró. Av. Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro
De 15 a 23 de junho, sábados e domingos, 16h

Teatro Alfredo Mesquita. Av. Santos Dumont, 1770, Santana
De 29 de junho a 7 de julho, sábados e domingos, 16h

Teatro Flávio Império. R. Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaíba
De 12 e 19 de julho, sextas-feiras, 15h

Ingressos: grátis, distribuídos uma hora antes de cada sessão

[acf_release]
[acf_link_para_comprar]

Ficha Técnica

[acf_ficha_tecnica]

Serviço

[acf_servico]