canal teatro mf logo

O melhor do teatro está aqui

Search

DEPOIS DO ENSAIO

Sinopse

Leopoldo Pacheco, Malu Bierrenbach e Sophia Reis

 

em

DEPOIS DO ENSAIO

De Ingmar Bergman

 Tradução Amir Labaki e Humberto Saccomandi

 Direção Mônica Guimarães

 

Em cartas no Teatro Eva Herz

 

Após ótima temporada no Rio de Janeiro e apresentações em Belo Horizonte, montagem teatral inédita no Brasil chega aos palcos do Teatro Eva Herz para curta temporada.

 

Sob direção de Mônica Guimarães, a peça é estrelada por Leopoldo Pacheco, Malu Bierrenbach e Sophia Reis e conta com o selo oficial da Ingmar Bergman Foundation.

Traduzido diretamente do sueco por Amir Labaki e Humberto Saccomandi, Depois do Ensaio foi escrito originalmente por Bergman em 1980 tornando-se um filme para televisão dirigido por ele mesmo quatro anos mais tarde. No elenco, Erland Josephson, Lena Olin e Ingrid Thulin.

Depois do Ensaio tem muito a ver com minha atitude, minha relação com a arte teatral, com este ofício bagunçado, sombrio e cruel”, explicou o próprio Bergman. “Enquanto eu escrevia, devo ter atingido um nervo ferido ou, se quiser, um veio subterrâneo de água. Do meu inconsciente, surgiram estranhos cipós retorcidos e ervas daninhas; tudo se transformou no mingau de uma bruxa. De repente, surge a amante do diretor, que é a mãe da jovem atriz. Ela morreu há anos, e ainda assim ela entra no jogo. No palco escuro, vazio do teatro, durante a hora tranquila, entre quatro e cinco horas da tarde, muito pode voltar para assombrá-lo. O resultado desta mistura é uma obra de televisão dramática que trata da vida no teatro”, afirmou o autor.

Sinopse

Henrik Vogler (Leopoldo Pacheco), um diretor de teatro experiente e perfeccionista, ensaia a peça O Sonho, de August Strindberg. Depois de um tarde de trabalho, Vogler está em um “quase cochilo” no palco quando volta ao teatro sua jovem protagonista, Anna (Sophia Reis), com a desculpa de procurar uma pulseira perdida. Durante o que seria uma conversa casual, surge uma avalanche de revelações pessoais. Inseguranças, quereres, desamores vão transformando o texto em obra confessional.

Em uma licença poética, ou num devaneio, ou mesmo em um sonho, entra em cena Raquel (Malu Bierrenbach), mãe de Anna, que em outros tempos interpretou o papel que hoje é da filha. O que houve naquela época? Por que Raquel volta no devaneio de Vogler? Foi um amor? Houve algo que, parece, se repete agora na figura de Anna. Coisas de sonho. Coisas de teatro…

A Montagem

Ingmar Bergman (1918‐2007), dramaturgo e diretor de cinema e teatro, foi um dos mais importantes artistas do século 20. Mais conhecido no Brasil por filmes como Morangos Silvestres e Fanny e Alexander, Bergman foi antes de tudo um homem de teatro.

Depois do Ensaio, uma das últimas obras escritas e filmadas pessoalmente por ele, é seu testamento sobre mais de meio século de devoção ao palco. A peça é seu mais íntimo mergulho nos bastidores do teatro e no cotidiano daqueles que dia a dia dedicam-se a ele. Segundo o crítico e realizador sueco Stig Bjorkman, um dos principais interlocutores e amigos de Bergman, o texto trata daquilo que para ele é a essência mesmo do papel de diretor, de seu ponto de vista sobre o teatro e sobre o jogo.

Para a diretora Mônica Guimarães, “a montagem é uma oportunidade de refletir a própria profissão. E, nesta reflexão sobre nosso ofício, revisitar as relações profissionais e as do quintal da sua própria casa,  exatamente como Vogler, o diretor, o faz na peça e como Bergman insiste em sua obra – uma miscelânea de pensamentos, situações e reacessos das entranhas da sua própria vida. Depois do Ensaio  é sobretudo uma celebração ao cinema e ao teatro”.

A Direção

Formada no Teatro Escola Macunaíma, Mônica Guimarães, foi assistente e atriz de Myriam Muniz em diversas montagens. Idealizadora desse projeto, é atriz, diretora, produtora e professora. Deu aula no Teatro Escola Macunaíma e Teatro-Escola Célia Helena. Atuou em diversos espetáculos como ERAS, uma trilogia de Heiner Muller sob direção de Marcio Aurelio, NIJINSKY de Naum Alves de Souza, ATIAG de Celso Frateschi, PROVA CONTRÁRIA de Fernando Bonassi com direção de Débora Dubois e LENYA de Amir Labaki sob a direção de Regina Galdino. É produtora execu1va do É TUDO VERDADE – Festival Internacional de Documentários desde 2004.

Ficha Técnica

Texto: Ingmar Bergman

Tradução: Amir Labaki e Humberto Saccomandi

Direção: Mônica Guimarães

Elenco: Leopoldo Pacheco, Malu Bierrenbach e Sophia Reis

Música Original: Marcelo Pelegrini

Cenário: Marco Lima

Iluminação: Wagner Freire

Figurinos: Carol Badra

Assistente de Direção e Produção: Pitxo Falconi

Produtores Associados: Amir Labaki e Mônica Guimarães

Chancela: Bergman Foundation

Realização: Oi 

Serviço

DEPOIS DO ENSAIO

Teatro Eva Herz

Livraria Cultura – Conjunto Nacional

Avenida Paulista, 2073 – Bela Vista

Bilheteria: 3170-4059 / www.teatroevaherz.com.br

Terça a sábado, das 14h às 21h. Domingos das 12h às 19h. Formas de Pagamento: Dinheiro / Cartões de débito – Visa Electron e Redeshop / Cartões de crédito – Amex, Visa, Mastercard, Dinners e Hipecard. Não aceita cheque.

Vendas: www.ingresso.com e 4003-2330

 

Sexta e Sábado às 21h e Domingo às 19 h

 Ingressos: R$ 60

Duração: 70 minutos

Recomendação: 14 anos

Estreou dia 15 de Agosto

 Temporada: até 27 de Setembro