Musical clássico chega ao Teatro Santander com elenco de apenas atores pretos para mostrar a era de ouro da música soul e as transformações da indústria fonográfica dos EUA durante os anos 1960 e 70
Por Ubiratan Brasil (publicado em 30 de julho de 2025)
Um grupo de cantoras negras ascende à fama e fortuna nacional durante a década de 1960. Esse é o ponto de partida do musical Dreamgirls – Em Busca de um Sonho, dos maiores sucessos da história da Broadway que estreia no dia 31 de julho no palco do Teatro Santander.
Desde dezembro de 1981, quando estreou em Nova York, o musical conta a história das The Dreams, um trio formado pelas personagens Effie White, Deena Jones e Lorrell Robinson, que começam suas carreiras participando de concursos amadores. Descobertas por Curtis Taylor Jr., um ambicioso empresário, elas se tornam estrelas e enfrentam os desafios do sucesso e suas desilusões.

A trama reflete a era de ouro da música soul e as transformações da indústria fonográfica dos Estados Unidos durante os anos 60 e 70, abordando pautas como racismo, desigualdade de gênero, o preço da fama e a complexidade das relações pessoais e profissionais no showbiz.
“É um espetáculo que fala de apartheid, de como as pessoas brancas roubam as músicas das pessoas pretas que estão fazendo sucesso. Mas mostra também a efervescência musical daquela época, com as pessoas pretas assumindo a narrativa e a começarem a cantar as próprias músicas, a gravar os próprios discos, a terem suas gravadoras”, comenta Letícia Soares, que vive Effie White, um dos maiores papeis de sua carreira. “Como o racismo é estrutural, é preciso estar ligado para romper essas estruturas e quebrar os paradigmas.”
“Esse musical inovou na Broadway nos anos 1980 por ser muito eletrizante, a música não para, é uma grande homenagem à Motown. O maior desafio é não deixar cair o ritmo das cenas, da música, da coreografia. Tudo é muito pulsante. A peça mostra ainda como novos ritmos chegaram ao teatro musical. É a entrada do soul, do black, e é muito interessante isso acontecer aqui, em um teatro como o Santander, contando essa história e dando voz a esse elenco”, completa Gustavo Barchilon, que assina a direção geral.

As músicas compostas para o musical seguem principalmente o estilo de R&B, com forte influência do soul e do pop das décadas de 1960 e 1970. Algumas músicas também incorporam elementos de gospel, funk, e disco, acompanhando a evolução da música afro-americana ao longo do tempo retratado na história.
Sucessos como And I Am Telling You I’m Not Going, One Night Only e I Am Changing não só se destacaram no contexto do musical, mas também encontraram vida própria fora do palco, sendo interpretadas por artistas renomados e celebradas como clássicos do teatro musical.
No elenco de 25 artistas, todos pretos, destaque ainda para a comediante e cantora Samantha Schmütz no papel de Lorell Robinson e Laura Castro vivendo Deena Jones, que completam as três integrantes do trio The Dreams. O cantor e compositor Toni Garrido se revezará como o ator, humorista, diretor e dublador Robson Nunes no papel de Curtis Taylor Jr., personagem inspirado no fundador da gravadora Motown, e Reynaldo Machado interpreta Jimmy Early, inspirado em cantores famosos de R&B, como James Brown e Little Richard.
Serviço
Dreamgirls – Em Busca de um Sonho
Teatro Santander – Complexo JK Iguatemi. Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041
Quinta e Sexta, 20h. Sábado, 16h e 20h. Domingo, 15h e 19h. R$ 42 / R$ 380
Até 30 de novembro (estreia 31 de julho)
