Atriz interpreta as três personagens para relembrar as diversas casas onde viveu seguindo sua mãe diarista
Por Ubiratan Brasil (publicada em 4 de fevereiro de 2026)
Uma babá, uma diarista e uma paquita se encontram a fim de responderem à pergunta: “o que é conforto para você?”. A atriz e performer Ana Flavia Cavalcanti vive os três papeis em Conforto, peça que volta em nova temporada no Itaú Cultural e no Sesc 24 de Maio.
Com direção e dramaturgia assinadas pela própria Ana Flávia, o espetáculo é um caminho para ela reviver memórias da primeira infância ao lado da mãe, Val Cavalcanti, que sempre trabalhou como faxineira. Assim, no prólogo, Val aparece como convidada para compartilhar com o público as histórias que viveu nas diversas casas de família em que trabalhou e sua recente vida de atriz.
No Ato 1, intitulado “O Café da manhã na casa da dona Beth”, Ana Flavia narra como era a casa daquela patroa e as recomendações de sua mãe quando ela a acompanhava nos dias de faxina. Para discutir segurança alimentar, a artista foi buscar inspiração nas imagens do café da manhã que era servido no programa matinal Xou da Xuxa, no qual a apresentadora oferecia um banquete para uma pessoa escolhida da plateia. Por esse motivo Ana Flavia inicia o espetáculo vestida de “paquita”.

No Ato 2, “O abraço do pai”, a atriz busca reencontrar seu pai, Nelson, que não via fazia dez anos. Certo dia, Ana Flávia decidiu procurá-lo com a desculpa de fazer uma foto da única casa em que ela não morou, justamente dele, mas na verdade o que ela queria era um abraço de seu pai.
E, no Ato 3, “Alameda Aurelino Leal, 11”, a atriz relembra a chegada em sua casa própria, na praia de Algodões, na Bahia. Depois de morar em 30 endereços ao longo da vida, Ana finalmente constrói o seu maior conforto até o momento: uma casa com janelas azuis à beira mar.
Em todas as histórias, Ana Flávia discute o conceito de conforto sob diferentes formas, como a busca pelo aconchego e pela boa morada E, ao final, serve um café da manhã majestoso com itens da Le Jazz Boulangerie para o público presente.
Serviço
Conforto
Itaú Cultural. Avenida Paulista, 149. Sábado (7/2), 20h. Domingo (8/2), 18h. Grátis – retirada no site do Itaú Cultural: https://www.itaucultural.org.br/
Sesc 24 de Maio. Rua 24 de Maio, 109. Sexta (13/3) e sábado (14/3), 20h. Ingressos a partir de R$ 15
