Secretaria Municipal de Cultura
Apresenta
CIRCUITO SÃO PAULO DE CULTURA
Um novo modelo de programação que integra todas as regiões de São Paulo por meio da Música, Dança, Teatro, Circo e Infantil.
Serão mais de 1.000 atrações ao longo de 2014, que incluem apresentações e atividades de formação e apoio à produção local. O programa busca incentivar o diálogo entre as culturas centrais e periféricas, estimular as manifestações locais e impulsionar a circulação de espetáculos para criar novas plateias.
Lembrando, que todas as atrações têm entrada franca, um convite por pessoa, retirado com 1h de antecedência.
Programação de DANÇA no mês de AGOSTO
Divinéia
J.Gar.Cia Dança Contemporânea
Divinéia é o nome dado pelos presidiários da Casa de Detenção de São Paulo ao pátio amplo, em forma de funil, onde fica a sala de revista corporal. Antes do acesso aos pavilhões, é preciso levantar os braços diante dos revistadores. A partir dessa descrição, procura-se mostrar no palco a convivência entre homens encarcerados, utilizando para isso uma fusão entre técnicas de dança contemporânea, artes marciais e as várias culturas coexistentes no universo prisional. Mais do que a constrangedora realidade presidiária, o que se manifesta é um pulsar de um mundo menino, as várzeas alagadas, transformadas em campos de futebol, do grande Recife onde Jorge viveu sua infância.
Ficha Técnica:
Música: Colagem musical sobre temas de Suba, Cordel do Fogo Encantado, Finley Quaye e DJ Dolores
Elenco: Jorge Garcia, Willy Helm, Henrique Lima, Fernando Martins, Edson Fernandes, Jerônimo Bitttencourt e Alexandre Magno
CFCCidade Tiradentes
22 a 24 de agosto
Sexta-feira a Sábado às 20h e Domingo às 19h
Duração – 50 minutos
Classificação – 12 anos
Anti e Beco
TF Style Cia de Dança
Anti
“Luta… Oposição… Cura… Rebeldia… Destruir… Livrar-se. O rótulo de sermos humanos está troca constante entre bem e mal. Por toda a nossa história, atravessando diversas culturas, muitas das nossas crenças apenas são trocadas, enquanto outras vem e vão para um lugar em que é impossível viver para lembrar dos costumes de antigamente. O que antes era ruim, milhares de anos depois pode ser banal. Como nós humanos, então, podemos distinguir o que é, sem dúvida, correto?
Essa dança que você está prestes a assistir não responde a essa pergunta. Mas apresenta a você uma dança potente, cheia de personagens humanos, fisicalidade, drama e honestidade. Será criado um contexto em que todos precisarão jogar juntos, criando uma representação do sonho a partir do dia a dia da vida humana. Você verá muitas coisas; ou poderá não encontrar absolutamente nada. Minha esperança, entretanto, é que encontre pelo menos um caminho para se conectar. “Se assim o fizer, eu espero igualmente que aquela personagem sentirá essa conexão com outro ser humano, com você, mesmo que apenas seja uma conexão um pouco maior do que antes de entrar neste teatro.” – Daniel “the grouch” Holt, director of Dirt and choreographer.
Ficha Técnica:
Direção Geral: Igor Gasparini
Direção Artística: Frank Tavantti
Coreografia: Daniel Holt (EUA)
Elenco: Bianca Emy, Bruna Sant’Anna, Frank Tavantti, Helon Hori, Igor Gasparini, Luiz Paulo Cordeiro, Marcia Marcos, Marcos Werneck, Mayara Rosa, Natália Moura e Verônica Lopes.
Iluminação: Gustavo Guerra.
Beco
Oquanto nos conhecemos? Até onde vão os nossos desejos? O que quer nosso inconsciente?
O espetáculo busca refletir sobre o beco de cada um; sobre os anseios individuais e coletivos. O que move esse corpo sonhando ou acordado, aprofundando internamente em múltiplas vontades e refletindo metáforas de uma vida de aparências. Um universo onírico transformado em inconsciente coletivo, situado em uma noite qualquer; em uma rua qualquer; desta cidade. Repetição e reconfiguração de uma interpretação individual dos desejos coletivos. Desejos provocados; desejos obscuros. “A reforma da consciência consiste apenas em despertar o mundo… do sonho de si mesmo” (Karl Marx).
Noite; rua; cidade; muro; grafite. Elementos que inspiraram a criação desse espetáculo e servem como ambiente para que os desejos emanem. Cada um nos seus becos, com seus fones de ouvido, desenhando e colorindo sua história. Narrativas que carregamos; com marcas de um passado tatuado em nossas memórias. Recheado de cicatrizes que tentamos apagar suavemente.
Ficha Técnica
Direção Geral: Igor Gasparini
Elenco: Bianca Emy, Bruna Sant’Anna, Frank Tavantti, Helon Hori, Igor Gasparini, Luiz Paulo Cordeiro, Marcia Marcos, Marcos Werneck, Mayara Rosa, Natália Moura e Verônica Lopes.
Direção Artística: Frank Tavantti
Coreografias: Igor Gasparini e Frank Tavantti
Iluminação: Gustavo Guerra.
Teatro Martins Penna
23 e 24 de Agosto
Sábado às 20h e Domingo às 19h
Duração – 30 minutos cada espetáculo
Classificação – Livre
Eles Dançam Mal
Clarice Lima e Gente Fina, Elegante e Sincera
Eles Dançam Mal é um projeto coreográfico que propõem utilizar o conceito e a estética dos Karaokês para a criação de um espetáculo/performance de dança contemporânea, investigando o “dançar mal” como discurso e expressão cênica, procurando diminuir a distancia entre o artista e o espectador. Nesse projeto há uma busca por manter a espontaneidade em cena, acreditando na imprevisibilidade do que é feito no momento da apresentação, tornando assim o movimento mais ridículo o mais interessante, dançando bem o “dançar mal”. O trabalho propõe uma problematização da maneira como a dança é compartilhada com o público e, de que maneira, o entendimento e a qualidade da dança são necessários para que uma conexão real aconteça. A proposta é ressignificar a função do intérprete-criador, do espectador, da música e da hierarquia desses elementos na constituição de um espetáculo de dança. Karaokê se apresenta como metáfora para uma discussão entre os limites da arte e do entretenimento, estimulando uma troca efetiva entre a plateia e a intérprete. Eles Dançam Mal já aconteceu em sala de espetáculo, web café, galeria de arte, bar e restaurante. A adaptabilidade da obra bem como a sua inserção em diferentes contextos muitas vezes em espaços informais não cênicos problematiza ainda mais o lugar do artista e da plateia, misturando as barreiras entre um e outro. Durante o espetáculo o público é convidado a cantar canções clichês de Karaokê enquanto os artistas dançam. E eles dançam mal!
Ficha Técnica:
Direção, Concepção, Coreografia: Clarice Lima
Intérpretes: Clarice Lima, Patrícia Bergantin e Natália Mendonça
Colaboração: Jackson Araujo, Natasha Vergílio, Renan Costa Lima e Isadora Gallas
Cenografia / Vídeo Projeção: Clarice Lima
Fotos: Patrícia Araujo
Teatro Cacilda Becker
22 a 24 de agosto
Sexta-feira e Sábado às 21h e Domingo às 19h.
Duração – 40 minutos
Classificação – Livre
Sem Passagem
Cia Kahal Experimental
Resultado da primeira parte de uma pesquisa continuada da Cia. intitulada “Sentido do Corpo”, o espetáculo Sem Passagem trabalha com situações humanas que se tecem no decorrer da apresentação. A pureza da descoberta, as vivencias do ser humano, as induções que nos são apresentadas no decorrer da vida, sem que percebamos que alguém, ou alguma situação nos levou a aquele aprendizado, fazendo o corpo absorver determinada informação. Situações da vida transformadas em cenas de dança, a sedução, a traição, o cárcere, a perda, a manipulação, a rebeldia, numa trama conduzida pelos bailarinos de uma forma a levar o publico numa viagem pela arte da dança.
Ficha Técnica:
Intérpretes Criadores: Danilo Nonato, David Castro, Vinicios Silva, Marcus Chorro
Vivian Maria
Trilha Sonora: Evandro Siscati
Operador de som: Evandro Siscati
Designer de luz: Luis Coelho
Técnico de iluminação: Henry Camargo
Produtor Geral: Kelson Barros
Teatro João Caetano
22 a 24 de agosto
Sexta-feira e Sábado às 21h e Domingo às 19h.
Duração – 50 minutos
Classificação – Livre
Endereços:
Biblioteca Alceu Amoroso Lima – Av. Henrique Schauman, 777, Pinheiros. Tel.: 11- 3082-5023
Biblioteca Cassiano Ricardo – Av. Celso Garcia, 4200, Tatuapé. Tel.: 11- 2092-4570
Biblioteca Mario de Andrade – Rua da Consolação, 94. Tel.: 3775.0002
Biblioteca Monteiro Lobato – Rua General Jardim, 485, Vila Buarque. Tel.: 11- 3256-4122
Biblioteca Viriato Corrêa – Rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana. Tel.: 5573-4017
Centro Cultural da Juventude – Av. Dep. Emílio Carlos, 3641, Vila Nova Cachoeirinha. Tel.: 11-3984-2466
Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes – Rua Inácio Monteiro, 6900, Cidade Tiradentes
Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000, Paraíso. Tel.: 11- 3397-4002
Sala Olido – Av. São João, 473, Centro. Tel.: 11-3331-8399 e 3397-0171
Teatro Alfredo Mesquita – Av. Santos Dumont, 1770, Santana. Tel.: 11- 2221-3657
Teatro Cacilda Becker – Rua Tito, 295, Lapa. Tel.: 11.3864.4513
Teatro Décio de Almeida Prado – Rua Cojuba, 45, Itaim. Tel.: 11- 3079-3438
Teatro João Caetano – Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino. Tel.: 11-5573-3774 e 5549-1744
Teatro Leopoldo Fróes – Rua Antonio Bandeira, 114, Santo Amaro. Tel.: 11- 5541-7057
Teatro Martins Penna – Largo do Rosário, 20, Penha. Tel.: 11. 2295.0401
Teatro Zanoni Ferrite – Av. Renata, 163 (dentro da Biblioteca Paulo Setúbal), Vila Formosa. Tel.: 11 2216-1520
Circuito São Paulo de Cultura
Realização: Secretaria Municipal de Cultura