No papel há nove anos, Tacy de Campos, que impressiona pela semelhança, tornou sua atuação ainda mais elaborada
Por Ubiratan Brasil
Foram quase dez anos de uma intensa convivência. Desde a estreia, em 2014, Cássia Eller, o Musical percorreu todas as capitais brasileiras e agora cumpre nova temporada em São Paulo, no Teatro Opus Frei Caneca. Boa parte das histórias acumuladas deverá ser lembrada depois da sessão das 20h desse sábado, dia 26, quando elenco e equipe vão conversar com a plateia sobre o processo de criação do musical.
Histórias carregadas de emoção, como quando Nando Reis se emocionou com o espetáculo que revela a amizade intensa que ele cultivou com Cássia (1962-2001). Ou mesmo da própria surpresa do público de todos os teatros ao se deparar com a interpretação de Tacy de Campos como a cantora, uma atuação visceral e com várias semelhanças.
Um trabalho que começou no CCBB de Belo Horizonte, onde o espetáculo estreou, e com uma apresentação pura e simples do gestual e da potência vocal de Cássia Eller. Então com 24 anos, Tacy foi escolhida entre mil candidatas e não tinha experiência teatral, pois cantava em bares nas noites, primeiro em Curitiba, depois no Rio. Com o tempo, porém, veio o aprendizado seguido da sofisticação. Agora, comparando a atual performance de Tacy com a de nove anos atrás, percebe-se uma imensa evolução.
“Venho me reavaliando bastante porque minha incursão/experiência no teatro profissional tem sido esse espetáculo e é um aprendizado gigantesco“, diz ela, no material de divulgação do espetáculo. Nesse processo, ela enxerga seu distanciamento da personagem que interpreta. “Hoje, meu trabalho no espetáculo envolve muito mais técnica e atuação do que o lado intuitivo como um dia já foi. É mais estudado porque eu me descobri e nesta descoberta me vi diferente em vários aspectos. Eu me valia desse ponto cego para conseguir emprestar vida à personagem de forma orgânica. Isso vai continuar acontecendo mas agora de maneira mais consciente. Esta é a grande diferença.”
Cassia Eller, o Musical acompanha boa parte da trajetória da cantora, desde seu início em Brasília, até a consagração no eixo Rio-São Paulo. Era uma mulher de poucas palavras, preferindo usá-las em canções que se tornaram clássicas graças às suas performances e também à sua voz soberba, superior.
O espetáculo, dirigido por João Fonseca e Viniciús Arneiro a partir do texto de Patrícia Andrade, mostra também o amor de Cássia por várias mulheres e principalmente por Chicão, seu filho.
“Muita coisa mudou e hoje me sinto cada vez menos Cássia Eller”, conta Tacy, se divertindo com a própria fala. “Concordo que tem muitos pontos similares quando as pessoas dizem que tenho muito da Cássia Eller, mas estou cada vez menos Cássia. Até peguei um chiado no sotaque.”
Semelhanças entre Tacy e Cássia
“Tacy é sensacional, muito inteligente e intuitiva, além de ter uma voz incrível”, exalta João, também no material de divulgação. “Ela surpreendeu a todos e, antes mesmo dela cantar, já estávamos magnetizados pela figura tímida e doce que ela é. Ao final da primeira música, ficamos um pouco em silêncio, admirados com o que estava diante de nós. Existem algumas semelhanças entre ela e a Cássia e foi essa pureza de estado que nos arrebatou”, complementa Viniciús.
A montagem, produzida por Gustavo Nunes, já foi vista por mais de 400 mil espectadores e conta ainda com seis atores/cantores e cinco músicos.
Confira a seleção de canções interpretadas no musical:
1. Do Lado Do Avesso (Cássia Eller)
2. Lanterna dos Afogados (Herbert Vianna)
3. Eu Queria Ser Cássia Eller (Péricles Cavalcante)
4. Come Together (Lennon/Mc Cartney)
5. Vinheta: Noturno (Graco/Caio Sílvio)
6. Que País é Este (Renato Russo)
7. Flor do Sol (Cássia Eller/Simone Saback)
8. Noite do Meu Bem (Dolores Duran)
9. Mercedez-Benz (Janis Joplin with the posts Michael McClure and Bob Neuwirt)
10. Pra longe do Paranoá (Oswaldo Montenegro)
11. Ne me Quitte Pas (Jacques Brel)
12. Vinheta: Eu Queria Ser Cássia Eller
13. Eleanor Rigby (Lennon/Mc Cartney)
14. Socorro (Arnaldo Antunes/Alice Ruiz)
15. Vinheta: Stairway to Heaven (Page/Plant)
16. Juventude Transviada (Luis Melodia)
17. Rubens (Mario Manga)
18. De Esquina (Xis)
19. Palavras ao Vento (Moraes Moreira/Marisa Monte)
20. Top Top (Mutantes/Arnolpho Lima)
21. Um Branco, Um Xis e Um Zero (Marisa/Pepeu/Arnaldo)
22. Vinheta: Infernal (Nando Reis)
23. Por Enquanto (Renato Russo)
24. Vinheta: Partido Alto (Chico Buarque)
25. Com Você Meu Mundo Ficaria Completo (Nando Reis)
26. Coroné Antonio Bento (João do Valle/Luiz Wanderley)
27. Cocorocó (Marcio Mello)
28. 1º de Julho (Renato Russo)
29. Todo Amor que Houver nessa Vida (Cazuza/Frejat)
30. Malandragem (Cazuza/Frejat)
31. ECT (Nando Reis/Carlinhos Brown/Marisa Monte)
32. Luz dos Olhos (Nando Reis)
33. Nós (Tião Carvalho)
34. Soy Gitano (J. Monje/José Fernandes Torres/Vicente Amigo)
35. Relicário (Nando Reis)
36. All Star (Nando Reis)
37. Smells Like Teen Spirit (Nirvana)
38. Non, Je Ne Regrette Rien (Michel Vaucaire/Charles Dumont)
39. O Segundo Sol (Nando Reis)
Serviço
Cássia Eller, o Musical
Teatro Opus Frei Caneca. Shopping Frei Caneca. Rua Frei Caneca, 569
Sexta e sábado, 20h. Domingo, 18h. R$ 50 / R$ 150
Até 3 de setembro