Veículo ocupa espaço privilegiado e essencial na divulgação de peças adultas de prosa, musicais e produções para o público infantil e infanto-juvenil
Por Redação Canal Teatro MF
Nesta quinta-feira, dia 8 de agosto, o Canal Teatro MF completa um ano de intensa atividade. Nascido como Canal MF, logo incorporou ao nome a mais efêmera das artes, buscando eternizá-la além da lembrança dos espectadores. Nesse período, foram divulgados mais de 300 textos sobre teatro adulto de prosa, musicais e espetáculos para adolescentes e crianças. Também 48 personalidades travaram divertidas e emocionantes conversas com Celia Forte e Elias Andreato no canal exclusivo de vídeo do espaço, o É o Canal. E ainda duas dezenas de vídeo-matérias exibindo os bastidores de diversas montagens.
O Canal Teatro MF nasceu como consequência natural do trabalho de Selma Morente e Celia Forte. À frente da Morente Forte, produtora e assessoria de empresa que completa 40 anos em 2025, as sócias apostaram na arte teatral no momento em que o Brasil vivia os primeiros momentos da redemocratização. Mesmo com uma inflação galopante e com uma tecnologia pré-histórica se comparada com a de hoje, elas faziam um trabalho de formiguinha na divulgação de espetáculos, fossem de artistas consagrados, como Paulo Autran, ou de nomes então desconhecidos e que começavam a se destacar, como Denise Fraga.
Trabalho de formiguinha significava visitar redações de jornais e revistas (ainda não havia sites), levando releases e fotografias em papel. À medida que a tecnologia avançava e encurtava tempo e espaço, Célia e Selma se adaptaram e aprimoraram o sistema de divulgação. Arrojadas, elas se aventuraram também na sempre misteriosa tarefa de produzir espetáculos, arte imprevisível, em que uma linha muito tênue separa o sucesso do fracasso.
Com tamanha intimidade no fazer teatral, tornou-se natural a criação de um canal que divulgasse notícias não apenas dos grupos que antes assessoravam, mas também de boa parte dos profissionais do palco de São Paulo.
Assim, o Canal Teatro MF se posiciona hoje como um dos principais divulgadores da arte cênica, oferecendo gratuitamente notícias sobre estreias, artigos com pensatas, dicas sobre a programação, recomendações do que está por estrear, um espaço exclusivo para o teatro infantil e infanto-juvenil, além do já agora tradicional É o Canal, com entrevistas em vídeo.
Com o desinteresse cada vez mais crescente da mídia tradicional em divulgar o teatro, o Canal Teatro MF ocupa um espaço estratégico, tanto para o público se manter bem informado como para os artistas encontrarem um espaço de divulgação de sua arte.