canal teatro mf logo

O melhor do teatro está aqui

Search

Bruno Mazzeo e Lúcio Mauro Filho celebram a memória e o legado dos pais

Sinopse

Filhos de Chico Anysio e Lúcio Mauro estão no espetáculo comemorativo “Gostava Mais dos Pais”, que também propõe uma reflexão sobre como adequar o humor na era digital

Por Ubiratan Brasil

Fazia tempo que Bruno Mazzeo e Lúcio Mauro Filho, amigos de longa data, combinavam de estrelar um espetáculo em que estivessem juntos em cena – a ideia surgiu durante a temporada (2017-19) de 5x Comédia, em que não dividiam o palco porque se tratava de uma série de monólogos. “Nossos pais tiveram uma longa amizade, diante e fora das câmeras, portanto, precisávamos homenageá-los”, conta Mazzeo, filho de Chico Anysio (1931 – 2012), que finalmente encontra o filho de Lúcio Mauro (1927 – 2019) no espetáculo Gostava Mais dos Pais, que chega no Teatro Porto.

O título é uma bem humorada resposta que os dois atores costumam ouvir de fãs e admiradores: depois de elogiar o trabalho deles, as pessoas não resistem e encerram com “Gostava mais do seu pai”. “Eles eram realmente melhores que a gente e hoje nos servem como farol”, comenta Mazzeo.

Bruno Mazzeo e Lucio Mauro Filho em Gostava Mais dos Pais. Foto Francio de Holanda

Ele e Lucinho (como é conhecido) interpretam cerca de dez personagens e várias versões de si mesmos em numa série de esquetes que entrecruzam suas histórias pessoais com temas contemporâneos, como as barreiras impostas ao humor e a dificuldade de encontrar os seus lugares na era digital, a cultura do cancelamento, a instantaneidade das viralizações e as fake news.

O passado comum, especialmente a forte amizade que unia os pais, em contraponto com os dilemas atuais provocados pelo avanço da tecnologia norteou o espetáculo, criado ao longo daquele período e finalmente escrito por Aloísio de Abreu e Rosana Ferrão a partir de questionamentos levantados pelos protagonistas. A direção é de Debora Lamm.

Uma das duplas mais emblemáticas da comédia brasileira, Anysio e Lucio Mauro se conheceram na década de 1950, quando ambos trabalharam em rádio no Recife, então principal centro de comunicação do Nordeste. Voltariam a se encontrar na Globo, nos anos 1970, especialmente depois da criação do humorístico Chico City, quando a parceria começou a se consolidar.

Bruno Mazzeo e Lucio Mauro Filho em Gostava Mais dos Pais. Foto Francio de Holanda

Hoje, eles são mais lembrados pela Escolinha do Professor Raimundo, que começou como um quadro do Zorra Total, em 1999, e, devido ao sucesso, se tornou um programa de TV autônomo. Mazzeo capitaneou uma nova versão da Escolinha em 2015, novamente um êxito de audiência.

Ele interpretou o Professor Raimundo, defendido antes por Anysio, enquanto Lucinho retomou um dos alunos, Aldemar Vigário, criado por seu pai. Mais que divertir, os dois personagens eram instrumentos para que Anysio e Mauro se cutucassem em cena, um duelo verbal quase sem limites, que colocava à prova e também comprovava a resistência da amizade.

“Uma das finalidades do humor é fazer as pessoas olharem para coisas que estão acontecendo na sociedade sob outra perspectiva. E a nossa peça faz uma reflexão sobre a linha tênue que define os limites da comédia e da nossa responsabilidade de estar em sintonia com o nosso tempo. O humor também envelhece”, pondera Lucio. “Rir de si mesmo é humor esperto. Numa mistura de autoficção e variados personagens, os meninos fazem um divertido panorama de suas próprias trajetórias, abraçam a crise da maturidade em meio ao declínio do patriarcado e, simultaneamente, emocionam ao falarem da importância da amizade e parceria que perpassam os anos”, observa Debora Lamm.

“É uma reflexão também sobre o desejo de não remar contra a maré e ao mesmo tempo entender os novos tempos. Ou seja, nós não somos youtubers, nós não sabemos fazer um TikTok. Então, o que a gente faz? Será que ainda vai ter espaço para o que a gente sabe fazer”, questiona Bruno. “Enxergar o novo é a chave. E também buscar um equilíbrio entre a bagagem que acumulamos e podemos oferecer aos projetos, sempre mantendo as portas abertas para as novidades”, complementa Lucio.

Serviço

Gostava Mais dos Pais

Teatro Porto.

Al. Barão de Piracicaba, 740, Campos Elíseos. Telefone (11) 3366.8700

Sextas e sábados, 20h. Domingos, 17h. R$ 120

Até 14 de abril

[acf_release]
[acf_link_para_comprar]

Ficha Técnica

[acf_ficha_tecnica]

Serviço

[acf_servico]