WILSON DE SANTOS
em
De Dario Fo e Franca Rame
Direção Marcelo Médici
Curta temporada em Salvador – Teatro Eva Herz
Wilson de Santos leva humor e reflexão ao palco do Teatro Eva Herz, em Salvador, ao interpretar os textos que são referência no teatro mundial, falando de desejos, sonhos e conflitos presentes no universo feminino
Depois de uma curta temporada de estreia, a obra dos italianos Dario Fo e Franca Rame, encenada no Brasil por grandes atrizes, como Marília Pêra, Denise Stoklos e Débora Bloch, chega ao Teatro Morumbi Shopping para apresentações de sexta a domingo. Brincando em cima daquilo traz ator paulista Wilson de Santos dando vida a três mulheres mergulhadas em humor e poesia para desafiar as pequenas – e também gigantescas – repressões às quais estão sujeitas em suas relações cotidianas. A comédia fica em cartaz até o dia 26 de novembro, às sextas e sábados, às 21h, e aos domingos, às 19h.
Brincando em cima daquilo tem direção do ator e diretor Marcelo Médici e vem rendendo ótimos comentários juntos à imprensa paulistana. “Wilson de Santos é do tipo de ator que não teme grandes desafios. (…) Famoso por sua versatilidade justamente ao incorporar personagens femininas, Wilson dá conta do recado, divertindo e fazendo refletir a plateia do Teatro Renaissance, em São Paulo”, escreveu o crítico Miguel Arcanjo Prado em seu blog do portal UOL, depois da estreia na capital paulista. Já o crítico Dirceu Alves Jr. (Veja SP) escreveu: “Comediante de mão-cheia acostumado aos tipos femininos, o ator paulista Wilson de Santos é o primeiro homem a protagonizar os monólogos de Brincando em Cima Daquilo. (…) O protagonista acentua o caráter tragicômico dessas duas histórias e ganha o público pela identificação com as situações. Mas é na parte final, porém, como a dona de casa Maria, que o talento de Santos salta aos olhos do espectador”.
Três esquetes mesclam momentos de muito humor, retirados de rotinas identificáveis por cada um de nós, com a crítica contida no enfrentamento à violência e à educação repressora que insistem em recair sobre as mulheres, ainda hoje. Uma dona de casa é trancada no apartamento pelo marido, enquanto outra mulher enfrenta um ônibus cheio na volta do escritório. Já a operária acorda atrasada e tenta encontrar as chaves da porta de casa, numa luta contra o relógio e suas “obrigações” cotidianas. Ressignificadas pelo olhar, voz e corpo de Wilson, todas as cenas são capazes de nos fazer rir e se identificar com a força da peça de Fo e Rame, sempre ancorada na união da coloquialidade do texto e o desempenho dos artistas que decidem dar vida àquelas histórias.
A proximidade entre o ator e o público, utilizando a improvisação para manter um contato direto entre eles, é uma das características que não deixa Brincando em cima daquilo perder sua vitalidade. E essa é justamente uma das grandes características do trabalho de Wilson de Santos, que valoriza palavras, olhares e o timing em cena para estabelecer um diálogo íntimo – e sempre hilário – com quem se deixa contaminar pelo humor ácido com o qual constrói suas personagens. A autorização da peça – cujos textos foram encenados em cerca de 50 países e nunca antes haviam sido liberados para um ator – foi dada a Wilson por Jacopo Fo, filho do casal italiano e representante da obra, que se sentiu instigado com a novidade após analisar o currículo do ator. Nos últimos anos Wilson levou ao palco hilárias personagens femininas, como a freira Maria José, da comédia A Noviça Mais Rebelde, e a atriz Bette Davis, na peça Bette Davis e Eu. Essa nova versão de Brincando em cima daquilo, portanto, é uma oportunidade rara de viver através do teatro uma experiência emocionante e, sobretudo, divertidíssima.
COM WILSON DE SANTOS
DE DARIO FO E FRANCA RAME
DIREÇÃO MARCELO MÉDICI
TRADUÇÃO MICHELE PICCOLI E ROBERTO VIGNATI
CENÁRIO E FIGURINOS FÁBIO NAMATAME
MÚSICA ORIGINAL RICARDO SEVERO
ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO BETO METTIG
PROGRAMAÇÃO VISUAL VICENTE QUEIROZ
ILUSTRAÇÕES CAIO BORGES
ASSISTÊNCIA DE FIGURINOS JULIANO LOPES
FOTOS MÁRIO FONTES
PRODUÇÃO DE VÍDEOS DUMMY VÍDEO
ASSESSORIA DE IMPRENSA MORENTE FORTE
PUBLICIDADE DIGITAL AGÊNCIA GUARA
OPERAÇÃO DE SOM E LUZ ANDRÉ CIAMBRONI
PRODUÇÃO LEONARDO LEAL
REALIZAÇÃO TEATRO DO RISO
BRINCANDO EM CIMA DAQUILO
Teatro Eva Herz – Livraria Cultura (200 lugares)
Avenida Tancredo Neves, 2915 – Salvador – Bahia
Bilheteria duas horas antes do espetáculo. Pagamento em dinheiro e cartões.
Vendas: (11) 4003.1212 e ingressorapido.com.br
Sábado às 20h | Domingo às 18h
Ingressos: R$ 60
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Estreou dia 03 de Junho de 2017 em São Paulo
Temporada 2018 Salvador: de 05 de Janeiro até 04 de Fevereiro
Link para fotos: http://midia.morenteforte.com:555/sharing/VN0umGN3I
Link para imagens: https://www.youtube.com/watch?v=HvMgzQYjaFM&feature=youtu.be