Ministério da Cultura e Vivo
Apresentam
Regina Duarte,
Kiko Bertholini e Mariana Loureiro
em
BEM-VINDO, ESTRANHO
De Angela Clerkin
Direção Murilo Pasta
Com patrocínio da Vivo, por meio do projeto Vivo EnCena, Bem-vindo, Estranho estreou dia 18 de outubro de 2013. Primeira montagem teatral mundial, baseada na peça originalmente intitulada Be Mine, de autoria da dramaturga britânica Angela Clerkin, conta com a direção de Murilo Pasta, diretor de cinema e TV, em sua primeira incursão no teatro.
O espetáculo, situado em Londres, retrata a conturbada relação de Jaki e Elaine, mãe e filha de classe trabalhadora, interpretadas por Regina Duarte e Mariana Loureiro.
A dinâmica do espetáculo é ditada pela alternância de afeto e calor humano genuínos com a maquiavélica e implacável manipulação à qual Jaki submete a filha, uma jovem advogada.
O cotidiano das duas se complica à medida que Elaine obtém a absolvição de Joseph (Kiko Bertholini), acusado de ter assassinado a namorada e, apaixonada por ele, o traz para viver no claustrofóbico apartamento que divide com a mãe.
Momentos de drama intenso e absorvente se alternam com pitadas de leveza, humor e sensualidade.
Em paralelo, ficam claros os jogos intrínsecos às relações humanas. Até que ponto receber um estranho em casa pode abalar uma relação de confiança?
Com cenário de J.C. Serroni e inspirado na estética noir que sugere o texto, o diretor Murilo Pasta cria uma atmosfera densa de suspense e lirismo que deságua num coquetel explosivo de desejos incontroláveis cujas conseqüências são devastadoras.
Espetáculo integrante do projeto Vivo EnCena, iniciativa da Vivo para as Artes Cênicas, além da estreia em São Paulo no Teatro Vivo, seguirá circulação com oficinas e bate papos focados na aproximação do público com os artistas, em ações que vão além do espetáculo.
O Teatro Vivo está comemorando 10 anos de atividades, e Regina Duarte também foi a protagonista da primeira peça encenada no local, Coração Bazar. Os espetáculos lá encenados levaram ao espaço cerca de 220 mil espectadores.
Sugestão de Sinopse para Roteiro
Jaki (Regina Duarte) e sua filha Elaine (Mariana Loureiro), vivem às turras num claustrofóbico apartamento em Londres. Com a chegada de Joseph (Kiko Bertholini), o misterioso namorado de Elaine, a atmosfera de suspense entra em erupção num conflito de desejos incontroláveis cujas conseqüências são devastadoras.
Sobre o Projeto Cultural Vivo EnCena
O Vivo EnCena é uma iniciativa da Vivo que estimula o intercâmbio de projetos de artes cênicas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do país e da sociedade como um todo. O teatro é pensado além do espetáculo, sendo estabelecida uma rede de ações de formação de plateia, inclusão cultural e desenvolvimento profissional, compartilhando histórias inspiradoras, conceitos inovadores e ideias transformadoras no âmbito da cultura. O Vivo EnCena é realizado há dez anos e está presente em 20 estados de todo o país, além de realizar ações próprias e a curadoria do Teatro Vivo, situado na capital paulista.
Ficha Técnica:
Texto: Angela Clerkin
Tradução: Kiko Bertholini
Adaptação: Regina Duarte, Murilo Pasta, Mariana Loureiro e Kiko Bertholini
Direção: Murilo Pasta
Elenco: Regina Duarte, Kiko Bertholini, Mariana Loureiro
Iluminação: Aline Santini
Figurinista: Iraci de Jesus
Cenografia: JC Serroni
Música Original: Marcelo Pellegrini
Assessoria de Imprensa: Morente Forte Comunicações
Design Gráfico: Patrícia Cividanes
Foto e vídeo Maker: Rabi Haidar e Rudá Cabral
Criação de Beleza: Mauro Freire
Preparação Corporal: Renata Melo
Realização: Brucutu Filmes e Filet Produções Artísticas
Patrocínio: Vivo