Espetáculo mostra como canções e concertos ajudam a falar de diversidade, aceitação e amor
Por Redação Canal MF
Quando uma caixinha especial, que esconde um poder mágico, se quebra no Colégio Beethoven, o mundo simplesmente fica sem música. Como restaurar esse bem cultural tão precioso é o tema do espetáculo A Fabulosa Fábrica de Música, o Musical, que chega em São Paulo, no Teatro das Artes, no shopping Eldorado.
Com a quebra da caixinha, qualquer música só pode ser executada e ouvida em um único lugar encantado e secreto, habitado por Melodia, Ritmo e Harmonia, os três elementos da música, que ganham vida humana e precisam se unir para que o objeto seja restaurado. Eles recebem a ajuda dos responsáveis pelo incidente, as crianças Flora, Mike e Luna, e principalmente de um personagem essencial, o grande compositor Ludwig van Beethoven (1770-1827), que volta ao mundo atual para comandar a aventura. Usando a si mesmo como exemplo, pois enfrentou uma surdez ainda jovem, ele mostra a cada um a importância de reconhecer sua potência única e ir em busca dos seus sonhos.
“É um espetáculo para toda a família. Dentro de uma história lúdica, falo sobre os sonhos que não envelhecem, mostro que não existe criança incapaz. E que um lar em desarmonia reflete diretamente no desenvolvimento da criança. Então, além de lúdico, acaba sendo educativo para as crianças”, conta o autor Adalberto Neto, em entrevista ao material de divulgação da peça.
Idealizado por Gustavo Nunes e Rose Dalney, A Fabulosa Fábrica de Música é um projeto que engloba uma série de espetáculos musicais que oferecem ao público uma experiência teatral sobre o poder da música, seus diferentes ritmos e sua importância para a formação da identidade cultural ao longo da história.
O elenco de 11 atores é formado por 5 crianças com carreira no teatro. “Trabalhar com jovens é diferente, requer cuidados diferentes dos de um elenco 100% adulto”, observa o diretor Roberto Bomtempo. “Estamos lidando com crianças que estão chegando no mundo, isso traz uma responsabilidade maior para quem está na condução. Ao mesmo tempo em que é preciso colocá-los dentro do espetáculo, também precisa ensinar. Busco ficar atento porque o processo pode gerar uma ilusão muito grande.”
O cenário de Glauco Bernardi é formado por plataformas e passarelas de alturas diferentes, explorando os vários planos e a circulação do elenco por eles. Os variados ambientes serão criados através de grandes painéis ilustrados com instrumentos musicais que remetem ora à Escola Beethoven, ora ao universo mágico da Fabulosa Fábrica de Música.
O musical é composto por canções originais e outras de diferentes épocas, desde composições do ‘anfitrião’ Beethoven até músicas contemporâneas de Gilberto Gil, Melim e Gloria Groove, entre outras. Ao todo a trilha reúne 37 composições, da quais 19 compostas foram compostas pelo diretor musical Roger Henri.
Serviço
A Fabulosa Fábrica de Música, o Musical
Teatro das Artes. Shopping Eldorado. Avenida Rebouças, 3970 Lj 409.
Sábado, 14h e 16h. Domingo, 15h. R$ 39 / R$ 100
Até 4 de fevereiro